Observatório Alviverde

28/03/2009

O PALMEIRAS ESTÁ SE ACOSTUMANDO PERDER DOS BAMBIS. DESTA VEZ, QUE NÃO SE CULPE A ARBITRAGEM

Wilson Seneme deu um show de arbitragem no choque-rei. Qualquer reparo a arbitragem é puro fanatismo. Temos de ser justos. Nós é que, mais uma vez, entregamos o jogo para os bambis.
Não tinha nenhum sentido o Palmeiras se acoelhar, se apequenar e recuar, logo no início do jogo, sob a alegação de que iria atuar nos contrataques. Em clássico, contrataque tem de ser circunstância de jogo, não uma postura de jogo. Explico:
Em vez de valorizar a posse de bola nos primeiros minutos e tocá-la de pé em pé, para esfriar o adversário, nosso time recuou, esperando poder contratacar. Foi um tiro no pé!
Querer pegar a defesa deles desprevenida é tolice. Eles atuam sempre com uma sobra de tres homens, em qualquer circunstância. De mais a mais, o goleiro deles atua como um líbero. É muito difícil pegá-los desprevenidos.
Só Luxa parecia não saber que a melhor estratégia deles é o ataque em bloco para o jogo aéreo, exatamente o encontro de nossa maior deficiência com a virtude maior deles. A tática de Luxa foi o elemento facilitador do primeiro gol. Simplesmente, atraiu o adversário sucessivas "blitzes" em nossa área.
O gol-relâmpago deles, marcado logo aos 2 minutos em jogada aérea, foi consequencia da tática equivocada de Luxemburgo.
A partir daí o jogo mudou e a necessidade de gol, mudou de lado. Nosso time, sem laterais, sem
homens de criatividade, sem cruzadores, sem chutadores, sem atacantes de físico avantajado, que tão pouco arrisca o chute a gol, começou a enfrentar a melhor retranca do Brasil e deu no que deu.
Fui contestado por vários bloguistas há alguns dias quando frisei que precisamos, para complementação do elenco, dos seguintes jogadores, no mínimo:
a) de um ala que jogue pelo lado direito e que seja à altura de Armero,
b) de um meia esquerda habilidoso, preferentemente CANHOTO;
b) de um centro-avante alto, forte e rompedor, de estilo diametralmente oposto ao de K9, para a variação tática e para que possamos ter, também, a opção do jogo aéreo.
A cada jogo, ainda que sejamos vitoriosos, eu me convenço de que estou muito certo!
Determinados jogos, o de hoje foi um desses, exigem que se tenha outras armas no arsenal. As mostradas até agora, têm sido insuficientes.
Falta-nos bons cruzadores. Confesso-lhes que me sinto irritado quando constato que não temos nenhum bom cruzador no time. NENHUM. Isso é incrível. Temos, apenas, dois medianos cruzadores, Cleiton Xavier e Armero, mais ninguém.
Falta-nos um batedor de falta para pequenas distâncias e um homem com potência e direção no chute para faltas de maior distância.
Tudo o que foi dito é exigência do futebol que se hoje se pratica. Um time, para ser vencedor, tem de estar enquadrado nos princípios supra citados.
Quem quer conquistar títulos, tem de ter banco. Quando eu constato que o franziníssimo Leny é a nossa melhor opção de substituição, entro em pânico mental.
Infelizmente o Palmeiras, comandado pela Trafic, não está pensando em reforçar-se na medida de suas necessidades, mas dos interesses financeiros da parceira. Os jogadores são contratados não para reforçar o time do Palmeiras, mas os cofres da Trafic. Monta-se um elenco em que não se tem, sequer, um bom batedor de escanteios ou um razoável batedor de faltas. Isso é inadmissível!
Podemos até ganhar este título paulista, sobretudo com as voltas de Diego, Edmilson e, principalmente, de nosso melhor jogador, Armero. Mas para a Libertadores e para o Brasileirão, será difícil que consigamos chegar com o atual elenco. Quando o Dr. Osmar de Oliveira ressaltou na transmissão da Band que o time deles era melhor do que o nosso e que somente Marcos, Pierre, Diego e Cleiton Xavier brigariam para ser titulares no time deles, eu xinguei o comentarista. Mas, pensando bem, além dos quatro, mais Armero, nós, realmente, teríamos mais alguém que brigaria por posição no time deles ?
COMENTE
-------------------------------------------------------------------------------------------------
A TRANSMISSÃO DA BAND: ISTO É INCRÍVEL!
MEDALHA DE OURO PARA GODOY

Téo José, que faz rádio em tv, tem voz feia e ardida. É mais um gritador esportivo com que nos "brinda" a Band. Por que Nivaldo Prieto, um milhão de vezes (ou mais) melhor do que ele foi preterido ?
Téo José, facciosíssimo, parcialíssimo, irritante, bem que tentou esconder a preferência pelos bambis, mas não conseguiu. Só que toda a vez em que ensaiava uma "patriotada" pró bambis era contestado enfaticamente pelo Godoy. Exemplifico, aos 22 Téo disse que uma falta de Sandro Silva era para cartão e foi contrariado pelo Godoy. Aos 24 Téo pedia desesperamente cartão para Jumar e foi rebatido por Godoy que frisou ter sido o lance absloutamente normal. Aos 32 do segundo tempo queria que o juiz apitasse uma falta na entrada da área contra o Palmeiras, Godoy desmoralizou a insinuação. Aos 34 o fanático locutor pedia uma falta sobre Hugo e, outra vez, foi contrariado por Godoy.
Além disso, Téo confundiu Marquinhos com Willians o tempo todo em que estiveram em campo e chegou a confundir o gigante Danilo com o baixote Pierre. Nota 4 para Téo. Osmar Oliveira acertou, errou mas esteve em tarde de mais erros do que acertos. Afônico e com nenhuma inspiração, parece estar completamente por fora do que acontece no Palmeiras, chegando a afirmar que Marquinhos era canhoto (Ai que dor). Nota 4. Ceará enquadra-se entre os animadores de jornada. Nenhuma notícia, nehuma entrevista interessante, nada, nada, completamente vazio do ponto de vista jornalístico. Nota 4. Nota 7 para Petrin sempre sério e profissional.
Godoy não errou em NENHUMA de suas análises: Esteve perfeito!
Nota 10 para o Godoy, apesar de sua incoerência ao dizer que a arbitragem de Seneme houvera sido quase perfeita premiando-o por isso, com a medalha de prata. O que um árbitro tem de fazer para ganhar a de ouro, Godoy?
"FRASE LAPIDAR DE GODOY PARA ENTRAR NOS ANAIS (COM TROCADILHO) DA CRÔNICA ESPORTIVA BRASILEIRA, PROFERIDA ANTES DO JOGO:
" O Seneme é um juiz tão bom que um erro dele tem mais credibilidade do que o acerto dos árbitros mais jovens"
Hahahahahahahahahahahahahah. Ninguém consegue ser perfeito, mesmo!

COMENTE