Observatório Alviverde

06/06/2015

OSWALDO DE OLIVEIRA E FELIPÃO TÊM COISAS EM COMUM, PARA O BEM OU PARA O MAL!!


 Image result for filosofar
Convido-os à filosofar. Talvez ajude a melhorar a imagem de Oswaldo junto à torcida palmeirense!

Não, não me chamem de louco por proferir essa afirmativa, pois o que estou afirmando, em certos aspectos, é líquido e certo.

Não pretendo elaborar nenhum tratado ou emitir qualquer tese, deixando, de imediato, a ressalva que, do ponto de vista do temperamento, ambos não se parecem, sequer, no branco do olho.

Da mesma forma, pode-se dizer, em relação à forma de tratamento aos jogadores, embora, através de atitudes diferentes, colimam o mesmo objetivo, que é aquele de sentirem-se pais dos jogadores.

Felipão é um paizão à antiga, daqueles que exigem muito e cobram tudo com pouca flexibilidade, e sem jogo de cintura ou concessões. 

Oswaldo é um pai diferente, condescendente, que, ao seu modo cobra dos filhos, sem, no entanto, castigá-los exageradamente ou execrá-los, publicamente.

Para simplificar vou deixar registrado as maiores virtudes que, coincidentemente os caracteriza, que começa pela exigência na preparação física. Felipão, por vocação e Oswaldo por sua formação acadêmica, têm, sempre, times muito fortes fisicamente.

Na seara técnica: tanto um quanto o outro consegue, além da união do grupo (é óbvio que uma ou outra dissidência sempre haverá) montar times competitivos com capacidade para brigar pelos títulos.

Oswaldo e Felipão também sabem, como poucos, montar estratégias táticas, não importa se em cima de um mesmo esquema, cada qual no seu estilo. 

Coincidentemente os maiores exemplos de ambos ocorreram contra o Curintia.

Quem não se lembra quando Felipão escalou o centroavante Pena para marcar a saída de bola de Rincon e o Palmeiras arrebentou a gambazada, cujo time, à época, era muito melhor que o do Verdão?

Quem vai esquecer o banho tático de Oswaldo sobre Tite, domingo passado em pleno campo do adversário? 

O maior defeito de ambos, excelentes na elaboração de estratégias de jogo e de motivação ao elenco, é aquele de não saber mexer adequadamente no time, nas horas em que o jogo exige alterações. 

Técnicos assim, precisam de bons olheiros e, principalmente, de conselheiros!

COMENTE  COMENTE COMENTE