Observatório Alviverde

09/09/2010

O EMPATE EM SALVADOR NÃO FOI UM BOM RESULTADO. SE NÃO ABRIRMOS O OLHO VAMOS TER DE BRIGAR PARA NÃO CAIR! FELIPÃO JOGOU A TOALHA E DESCARTOU A POSSIBILIDADE DE TÍTULO NACIONAL, MAS ESTAMOS VIVOS NA SUL-AMERICANA!

PALMEIRAS X VITÓRIA

1) Infelizmente não pude assistir ao Palmeiras X Vitória com imagens de qualidade,

2) O sinal da Net, que  funcionou até cinco minutos do 1º tempo, caiu e só voltou aos  35 minutos do 2º tempo.

3) A Globo e a Band , isto é, a tv aberta,  transmitiam Bambis X Flamengo para Belo Horizonte e toda Minas Gerais.

4) Tentei, então, em meu computador, sintonizar, via Internet,  a Globo SP.

5) Eu estava disposto a assisitir ao jogo por lá ainda que o narrador fosse o abominável Sr. Machado.

6) Depois de revirar a Internet sem encontrar vestígios do jogo, eis que encontrei o Palmeiras X Vitória aos 25 minutos do 1º tempo na Band SP matriz,  que eu imaginava também estar transmitindo Bambis X Urubus..

7) Um murcho, desinteressado e desenxabido Luciano do Valle narrava o jogo sem a menor vibração, secundado pelo incoerente Neto, o comentarista-animador de jornadas.

8) Sem alternativa fui obrigado a assistir ao jogo por lá, parecendo-me que o áudio era feito do estúdio, o que explica, talvez, o amofinamento de do Valle.

9) A precariedade das imagens a que assisti, me impede de comentar o jogo com exatidão, correção e com  a profundidade necessárias.

10) Em razão dissso, deixo para vocês que assistiram, ao jogo que façam os comentários aqui no OAV. 

ANALISANDO A RODADA

11) A vitória do Fluminense nos ajudou. Alcançamos a pontuação do Ceará. Ademais, na impossibilidade de chegarmos ao título melhor que chegue o Fluminense de Muricy do que cheguem os gambás...

12) A vitória do Gremio sobre  Atlético Goianiense não foi um resultado interessante,  na medida em que ressuscita os gaúchos que já alcançam os 23 pontos e passam a ser um concorrente de peso para os mesmos objetivos visualisados pelo Palmeiras, com 25.

13) Cruzeiro e Inter estão bem a frente do Palmeiras e a vitória dos mineiros não teve e nem tem nenhuma repercussão ou ingerência sobre a vida do Verdão, ao menos neste momento.

14) Detestei a vitória dos bambis sobre o Flamengo. Eles já abrem uma vantagem de três pontos sobre o Palmeiras e também estão em concorrência direta conosco pelos mesmos objetivos a que almejamos e isso é muito perigoso.

15) O empate dos gambás em Curitiba com a ajuda substancial e decisiva da arbitragem,  mostra que está havendo um grande interesse, se sabe de quem,  em conceder-lhes um título no ano do centenário.

16) O lado positivo do resultado é que os gambás marcaram passo  e, ao mesmo tempo,  seguraram um nosso concorrente direto, o Furacão que, em caso de vitória,  poderia ter chegado aos trinta pontos e, no entanto, tem apenas três a mais do que o Palmeiras.

17) A vitória do Goiás sobre o Guarani foi providencial porque agora dimuimos para apenas um ponto a diferença que os coloca à nossa frente.

18) Na rodada de hoje temos de torcer por uma vitória do Atlético Mineiro sobre o Vasco, o que
manteria a nossa situação inalterada em relação aos cariocas e os abalaria emocionalmente com a perda da invencibilidade sob Gusmão, para o próximo jogo que será em São Paulo, exatamente contra o Verdão.

19) No Gremio Prudente e Avaí que vença o time prudentino ou que no máximo haja um empate, pois se o Avaí vencer, nos ultrapassa na tabela.

20) No Santos e Botafogo, o resultado ideal é um empate que segura as duas equipes. A vitória do Santos também é interessante porque os santistas já garantiram a vaga na Libertadores e caso cheguem nos primeiros postos, deixam que as equipes que estão atrás lutem pela vaga.

NOSSO PRÓXIMO ADVERSÁRIO:
C.R. Vasco da Gama, domingo, às 16 horas, no Pacaembu.
=================================








 
FALANDO  DE PALMEIRAS

21) O empate em Salvador ainda não é um desastre, mas foi um péssimo resultado em face do momento que atravessamos e de nossas necessidades.

22) Felipão, como sempre,  foi sincero e disse após o jogo que as nossas perspectivas de título alcançam agora, no máximno, o percentual de 1%.

23) Eu, particularmente, acho que nem se devia mais tocar no assunto título,  hipótese, apenas, quimérica e um sonho de consumo. muito longe da realidade que vivemos neste brasileirão.

24) Nosso esforço, agora, tem de ser concentrado na Copa Sul-Americana, a única chance de título para este ano e o caminho mais curto para a Libertadores.

25) O Brasileirão tem de ser encarado, agora, como um "plus", isto é, mais um caminho, outra opção pela sonhada vaga na Libertadores.

26)  Felipão, ontem,  mudou, de novo, a forma de jogar da defesa. Desta vez  usou apenas dois zagueiros, Maurício Ramos e Danilo.

27) Se mal perguntamos, por que é que Fabrício foi sacado? Felipão estaria querendo justificar a contratação de seu indicado Rivaldo Genérico?

28) Pelo lado esquerdo do campo o Palmeiras não tem, hoje,  ninguém melhor do que Fabrício, um jogadoraço.

29) A propósito, o que o Vitor foi fazer na ala esquerda ao final do jogo? O que era aquilo?

30) Felipão queria dar ritmo a Vitor?  Mas era a hora adequada?  Besteira feita, por que ele não entrou, então,  na ala direita, simplesmente, no lugar de Márcio Araújo?

31) Tenho defendido Araújo, ótimo jogador, mas ontem ele esteve mais para marujo, mergulhando fundo no defensivismo sem ousar, sem atacar. Teria sido órdem de Felipão? Só defendendo, inibido, contido no apoio, sem passar bem, sem a costumeira e boa saída de bola, sem a menor eficiência no trabalho de ala, cumpriu uma atuação burocrática, muito aquém de suas reais possibilidades.

32) Deola é ótimo, pegou bem, mas tem muito a aprender. O Palmeiras ainda depende e necessita muito de Marcos. Aquele lance em que Deola saiu do gol apavorado e estabanado, atrapalhando-se com Maurício Ramos e quase sofrendo o gol  é emblemático e confirma a nossa tese.

33) Permitam-me  perguntar: Por que venderam Diego Cavalieri sabendo que Marcos é veterano, à beira da aposentadoria? Aposto que foi o Cipullo.

34)  Viram como Valdívia melhorou o seu rendimento entrando no intervalo do jogo, depois que o adversário já havia se desgastado?

35) Creio que o melhor resultado do jogo de ontem foi que Felipão conseguiu descobrir e formar um bom trio atacante com Valdívia, Kléber, e Tadeu. Ou alguém ainda duvida que Tadeu seja compatível?

36) Quando apoiei Felipão por armar o time aproveitando todos os volantes do grupo, não o fiz por desejar o time fechado. ou retrancado. Pela gravidade do momento, imaginei que deveríamos entrar em campo com o que tinhamos de melhor, do ponto de vista individual, até que se buscasse outras soluções.

37) O tripé ofensivo Valdívia, Kléber e Tadeu pode ser a formatação e definição do ataque que ainda não temos,  dando equilíbrio e consistência ao time, que tem bons zagueiros, bons volantes de contenção e de apoio. Depois disso temos de ajustar as laterais para que comecem a sair as jogadas pelos flancos e, consequentemente,  comecem a chover as bolas alçadas sobre as áreas adversárias.

38) Estamos, sim, repito, muito carentes de jogadas pelos flancos. Márcio Araújo, ontem, mais uma vez,  não mostrou em campo o que pode e sabe, e Rivaldo Genérico continua jogando sob forte pressão psicológica e não consegue se firmar. Apesar de sua luta,  empenho doação e correria, Rivaldo, com receio de errar, acaba sempre errando. Nosso ataque pode e vai melhorar na proporção do bom rendimento e da boa chegada de nossos laterais. Creio que chegou a hora de Felipão tentar com Vitor pela direita e com Fabrício pelo lado esquerdo, colocando Márcio Araújo no meio campo e dando um tempo a Rivaldo que não pode se queixar de não ter tido oportunidades..

39) O estado de ânimo de Felipão após o jogo de ontem em Salvador era um pouco diferente daquele mostrado após o jogo com o Cruzeiro. Domingo passado ele estava aborrecido, triste, mas conformado. Ontem ele estava aborrecido, triste, inconformado e revoltado. Vejam o que ele disse na coletiva e que mostra e define todo o seu estado de ânimo.

40) "Tivemos erros infantis. Absurdos. Erros que não existem  nem futebol de várzea. Levamos um gol em um balão de goleiro. Terei de tomar providências. É gritante. Falhas como essas não podem ocorrer em time profissional. Falta muita coisa. Jogador que perde a bola tem que fazer como o Kléber, que não gosta de perder, correr pra cima do adversário e tentar recuperar".

DEIXE O SEU COMENTÁRIO
===============