Observatório Alviverde

17/04/2015

DÁ PRA VENCER DOMINGO EM ITAQUERA. "O MELHOR TIME DO BRASIL" NÃO PASSA DE UMA RETRANCA QUE TEM DADO CERTO!


Resultado de imagem para retranca

De tanto ouvir a mídia afirmar -e garantir- que o Cu-rintia  tem o melhor time do Brasil, resolvi assistir ao jogo deles contra o San Lorenzo D'Almagro. 

Além da curiosidade natural decorrente do discurso midiático, eu queria me inteirar da real condição técnica do time de Tite, cantado, decantado e o preferido por dez em cada dez jornalistas paulistanos. Um disparate, um exagero!

O jogo foi transmitido de forma prosáica, caseira e provinciana, pela Fox Sports, por Gustavo Vilani, mediano narrador, daqueles que insistem em radiofonizar as transmissões televisivas.
Isso tudo seria perdoável, não torcesse, o Sr, Vilano,  d-e-s-b-r-a-g-a-d-a-m-e-n-t-e, pelo Curica, como se fosse a Fox, não, um canal de TV de alcance e repercussão mundial, mas uma reles emissora do bairro de Itaquera ou de uma cidadezinha qualquer do interior do Brasil. 

Mas, fosse o João Guilherme, o melhor narrador do Canal, também seria a mesma coisa!

Quem sabe, até, fosse pior,  porque quando o Curica joga os narradores ficam alvoroçados e mais excitados do que gata no cio, capazes de tudo para agradar esse time e sua torcida, como se só eles existissem no cenário esportivo brasileiro.

Os narradores de futebol da TV, mormente os novos, ressaltadas seletas exceções, perderam a compostura, liberaram geral, vestiram as camisas de seus clubes de coração ou daqueles com os quais se interessam em fazer média e já  nem ligam mais qualquer importância aos parâmetros éticos que deveriam nortear as suas atuações, enquanto jornalistas. 

Mas,  estariam os senhores Vilani, Guilherme e assemelhados, preocupados em fazer jornalismo? Eles querem, sim, é ser artistas. Porém, a  julgar pelo público que querem cativar, não passam de "bregas" da narração televisiva. 

A Fox iniciou, ontem, a sua transmissão bem cedo, com direito a flashes desde as  primeiras horas da manhã, (um exagero), tietando os curicas a cada participação dos repórteres. 

Ao falar sobre o novo telão inaugurado ontem em Itaquera o repórter da Fox agia  como se fosse ele o proprietário ou o locador do artefato, tamanho foi o destaque que deu à  nova tecnologia, chegando ao desplante de compará-la ao Telão do Allianz Parque, certamente com o objetivo de tripudiar sobre o Palmeiras e sua torcida! Repetiu,  N vezes em poucos segundos, que, aquele, era "o maior telão do mundo". 

Eu dia dizer que é muito provincianismo, mas, pela forma como o repórter se expressou, é mesmo cabotinismo! Vai ser curicano assim lá... Lá  na "casa do Carvalho"!

Os caras não se dão conta e esquecem que estão transmitindo,-muito mais-,  para não os não
cu-rintianus do que, propriamente, para eles!

Será que ainda não descobriram que os secadores do Brasil inteiro -que odeiam o Curintia em face, principalmente desse procedimento da mídia- faziam parte, sem qualquer dúvida, do contingente maior de telespectadores que assistiam ao jogo pela TV? 

A transmissão, fanaticamente clubística, facciosa e irritante, perfeita ação de palhaço, se arrastou até que a emissora saísse do ar, por volta de 30 minutos do segundo tempo. 

Eu imaginava que pudesse ocorrer!

Cantei essa pedra, antecipadamente, em conversa informal com o meu filho, durante a edição do Fox Rádio, não por pressuposição ou advinhação, mas, por vivência e constatação.  

Quem não sabia que a emissora da Raposa, ao exercer a  prerrogativa de transmitir o jogo com exclusividade,  frustrava a concorrência e demolia montanhas de interesses paralelos, certamente escusos.

Ainda que o problema ocorrido tenha sido decorrente de falha de equipamento, a direção da Fox tem de promover uma caça às bruxas, que, dissimuladamente, sorrateiramente e sem que a gente perceba, podem estar, muitas vezes, dentro de nossa própria casa.

Aliás, como diz um velho ditado galego "non credo em brujas, pero que las hay, las hay "!

A Fox tem de caçar as bruxas e, se a procura for competente, certamente há de encontrá-las!

 -------------------------------

Como já gastei muito tempo falando em TV, quero resumir o que penso a respeito dos Curicas.

1) O time deles é comum, trivial e não tem nada de excepcional. Essencialmente, tático e de pouquíssimos destaques individuais tem pouquíssima  inspiração e muita transpiração, nada mais que isto.

2) A ausência de Guerrero liquidou o ataque curicano. Entre seus dois eventuais substitutos, Wagner Love é fraco, e Danilo é lento. Qualquer, em campo, frustra, ofensivamente, os planos e os objetivos de Tite. Renato Augusto, Elias e Jadson, os três, vindo de trás para o arremate, são, exclusivamente, as opções do time deles. É pouco e insuficiente!
3) A defesa curicana, ponto alto do time, é forte, porque o time é solidário, se recompõe continuamente e se compacta muito bem, na porta da cozinha, sem conseguir contratacar com rapidez e eficiência.

4) O forte deles continua sendo o extra-campo, através do exercício da pressão psicológica sobre os árbitros e bandeirinhas e da intimidação ao adversário! 

Ontem, contra o San Lorenzo, não necessitaram recorrer a tais recursos,  em face do empate ter sido suficiente para que eles se classificassem.

Além disso, eles sabiam e sabem, perfeitamente, que, pelo fato de ser um jogo patrocinado pela Confederação Sul-Americana, eles não gozam de privilégios e correm o risco de sansões.

Mas, domingo, contra o maior adversário, em um contexto (FPF)  no qual tudo podem e podem tudo, os curicanos vão lançar mão e fazer uso de todos os recursos e fatores extracampo que costumam usar a fim de derrotar o Palmeiras.

Ainda mais que se vencerem o "derby" igualarão o número de vitórias que o Palmeiras lhes impôs em toda a história.

 CONCLUINDO

Dudu não exagerou quando afirmou que o Palmeiras tem, neste momento, um time melhor que o deles.

Se vai vencer, é outra conversa, mas, pelo que pude ver e concluir do futebolzinho mequetrefe e medíocre que eles mostraram ontem contra o San Lorenzo, as chances do Palmeiras são reais e palpáveis.

Seria, sem qualquer dúvida, delicioso se o Palmeiras, ao mesmo tempo em que se classificasse para a final do Paulistão, quebrasse a invencibilidade deles e, a um só tempo, destruísse o mito indevido criado pela mídia de que o Cu-rintia é o melhor time do Brasil.

Por tudo o que vi, sou mais Palmeiras e a minha expectativa de vitória aumentou "demaaaaaaaaais" ao constatar que o futebol maravilhoso do "extraordinário" time de Tite, não passa de uma retranca que está dando certo! 

Lembrem-se, sempre, que o diabo não é tão feio como pintam e que assombração sabe para quem aparece!

SOU, MUITO MAIS, PALMEIRAS. E VOCÊ?

 COMENTE COMENTE