Observatório Alviverde

16/04/2015

ESTE BLOG CRITICA, MAS ESTÁ FECHADO COM NOBRE!



Resultado de imagem para palmeirinha
Palmeirinha: com o Verdão em todas as trilhas


Muita gente estranha (verbo estranhar, indicativo, terceira pessoa) que este blog ora elogia ora critica Nobre, Mattos, Cícero e toda a diretoria do Palmeiras, sem manter uma linha de conduta definida quanto a apoiar ou não a atual diretoria.  

Já recebi muitos e-mails cobrando-nos coerência e lógica nas análises, alegando que permanecemos sobre o muro ambíguo da alternância, embora, um pouco mais, critiquemos o presidente, do que o elogiemos...

A esses eu respondo que só os que consegue alternar críticas e elogios sem maldade, porém construtivamente e com isenção, está e estará, de fato, fazendo crônica esportiva com lisura, respeito, decência, independência e honestidade. 

O que eu tenho verificado é que boa parte dos sites e blogs da mídia palestrina (sem ofensa)  não têm a nossa postura, em decorrência de interesses políticos ou pessoais de quem os redige ou produz.

Alguns bloguistas têm ligações diretas com a política sórdida e rasteira que grassa e domina a Sociedade Esportiva e que se tornou um flagelo na vida do Palmeiras.

Porém, eu e a maioria dos palmeirenses, sobretudo os que vivem fora do âmbito da "Grande São Paulo", nada temos com isso pois nem nos preocupamos com o que acontece no chamado clube social ou de lazer, que, por questões de ordem legal, infelizmente, representa o nosso amado time, abrigando-lhe a razão social. 

Que bom seria se o Palmeiras pudesse romper os pesados grilhões que o prendem  à  vetusta e anacrônica "Società Sportiva, hoje, uma instituição parasita! Mas, nem sempre foi assim!

Se, em tempos idos, a Sociedade Esportiva, constituída, exclusivamente de palmeirenses, concebeu o time e o sustentou, hoje, diferentemente, a mesma Sociedade, invadida por bárbaros, apreciadores de outras camisas, ela, sim, em contrapardia é que é sustentada pelo time. 

O que se constata é que gente existe, na mídia palestrina, que só criou ou mantem blogs e sites, para influenciar na política interna do clube, colimando o poder. 

É por isso que, absurdamente, se vê na Web alguns "palmeirenses" (?) desancando a inatacável administração de Nobre, condenando-o, injustamente, pelo  revolucionário e maravilhoso trabalho até agora realizado.

Em função de ambições políticas, os signatários desses espaços cibernéticos não demonstram o menor reconhecimento a tudo de bom decorrente da administração de Nobre, embora, é forçoso que se reconheça, sabidamente, o respeitem. 

Nobre, que até recursos particulares investiu no clube, merece, muito mais do que simples respeito protocolar, todos os elogios, cumprimentos, felicitações, parabéns e todas as homenagens por tudo o que fez pelo Palmeiras e pelos palmeirenses. 

Não é à toa ou por simples coincidência que ainda chamam de Palmeirinha, como nos velhos tempos em que se destacava nos 'rallies' pelo Saara.

Orgulhosamente, Nobre fazia questão de exibir seu carro pintado com símbolos do Palmeiras, e, principalmente, a bandeira do Verdão. A Globo, muito a contragosto, era obrigada a mostrar tudo em circuito nacional, em razão da repercussão mundial de suas conquistas!  

Esse homem provou que respeita, venera, ama e idolatra as nossas cores. O mínimo que podemos fazer é aplaudi-lo. 

Vou fazê-lo, agora, através de palmas escritas, ainda que não o conheça pessoalmente e, imagino, jamais terei o prazer de apertar-lhe a mão a fim de cumprimentá-lo da maneira como merece.

CLAP,  CLAP, CLAP, CLAP, CLAP ... MIL VEZES, CLAP, CLAP...

Os detratores gratuitos, ou, melhor, políticos, de Nobre, sabem, perfeitamente do empenho, do trabalho e das ações do jovem presidente visando à recuperação, tanto e quanto à modernização de um clube desgastado, endividado, desmoralizado e carcomido por administradores e diretores -com raras exceções- absolutamente demodês, para que se permaneça, exclusivamente nesta seara.

Paulo Nobre,-é inquestionável, é indesmentível-, resgatou o prestigio, o moral e a dignidade, não apenas do time do Palmeiras, mas da própria Sociedade Esportiva (e corpo associativo), e, por osmose, da própria torcida!

Montou um time respeitável (que pode ou não vir a ser vencedor, mas tem potencial para tal) e proporcionou um "up-grade" no clube social, agora sem (tantas) dívidas, com melhor orçamento funcional, resgatando um status que, de há muito, havíamos perdido, de time e de clube de primeira grandeza do futebol brasileiro e do Brasil.

A esses que me questionam quanto à filosofia deste OAV, se irritando em função das críticas fortes e das advertências que sempre faço ao presidente, quero dizer que estou fechado com Nobre e o apoio incondicionalmente, ainda que sabendo da inocuidade e irrelevância de meu humilde apoiamento.

------------------------------ 

Indo mais além, em direção a um ponto futuro, como se diz no futebol, digo mais: apreciaria muito se Nobre, findos estes anos de experiências como presidente, viesse a continuar no posto.

Isso apenas seria possível mediante uma improvável mudança de estatuto ou em caso de algum oportuno casuísmo eleitoral, embora a melhor solução fosse, mesmo, Nobre candidatar-se a vice-presidente, colocando alguém de sua inteira confiança como candidato a presidente que, após eleito, renunciasse a favor de Nobre. 

Não, não digam que defendo uma fraude, mas, exclusivamente, procuro um caminho, uma alternativa que possibilite a continuidade, de fato e de direito, de uma administração eficiente, através de um estratagema legal, de um presidente que endireitou tortuosos caminhos do Palmeiras. Afinal, ele era um piloto de Rally!

------------------------------

Manifestado, de forma clara, objetiva, cristalina e absolutamente sincera o meu apoiamento a Nobre, (ou é preciso mais?) quero deixar claro um detalhe:

Este blog não vai abrir mão -nunca- de manifestar-se criticamente quando dos erros, enganos, omissões e atitudes equivocadas de Nobre ou de qualquer de seus pares de diretoria, 

E o fará, como tem feito até hoje, objetivando o melhor para o Palmeiras, considerando que, até um palmeirense do quilate aurífero de Nobre erra, de vez em quando, do ponto de vista administrativo.

-----------------------------
CONCLUINDO

Esta matéria, para muitos, intempestiva, desimportante e irrelevante,  numa semana de decisão no futebol, deveria ter dado lugar a outras, referentes ao time.

Fazia tempo que tencionava escreve-la e o fiz hoje, não, apenas, para reconhecer, enaltecer e dar destaque ao magnífico trabalho de Paulo Nobre, mas, sobretudo, para agradecer, publicamente,ao presidente pelo resgate de nosso amor-próprio e dignidade que, de há muito, havíamos perdido.

Ao mesmo tempo também para servir de alento ao Nobre presidente que vai ficar sabendo que, todos nós que fazemos ou escrevemos neste OAV, estamos fechados com ele, com a diretoria, com Mattos, com Cícero, com Osvaldo, com Cleiton Xavier, com Valdívia e, enfim, com o time nesta reta final do Paulistão.

Ganhar ou não será uma consequência do jogo.  

AVANTI, PALMEIRAS!

COMENTE COMENTE COMENTE