Observatório Alviverde

13/10/2014

AI SE O PALMEIRAS NÃO VENCESSE O GRÊMIO! AÍ ESTARÍAMOS EM PÉSSIMOS LENÇÓIS"


 

Outro dia escrevi que pouco adiantariam os resultados dos concorrentes próximos da luta contra o rebaixamento, se o Palmeiras não fizesse a lição de casa e parasse de ganhar.

A rodada recém finda, confirmou -ipsis litteris- o que eu disse, na medida em que, ao contrário do que ocorrera em outras, anteriores,  verificaram-se, desta vez, inúmeros resultados desfavoráveis, que colidiram com os interesses do Verdão.

Confiram: 
Bota 1 x 0 Cu-rintia. 
(Ao Palmeiras, seria melhor se os cariocas perdessem. Uma derrota os deixaria em situação difícil de ser revertida, com apenas 26 pontos. Detalhe: assisti ao jogo, e, ainda assim, torci pelo Bota).

Goiás 3 x 0 Coritiba 
(O empate -resultado ideal- seguraria os dois times na tabela. A derrota do Coxa foi boa, na medida em que o coloca em situação quase de isolamento na parte de baixo da tabela. Quanto mais times por lá, melhor para o Verdão).

Fla 3 x 0 Cruzeiro 
(O Palmeiras tem pretensões na parte de cima da tabela. Se o Fla perdesse, o Verdão o alcançaria em pontos, o superaria em vitórias e os cariocas continuariam ameaçados. Foi um mau resultado).

Bahia 0 x 1 Chapecoense
(O placar ideal seria um empate. A vitória dos catarinas os leva a alcançar o Palmeiras em pontos. Por outro lado, mantém o Bahia -time que, ainda, vamos enfrentar- na parte debaixo da tabela).

Sport 1 x 2 Vitória 
(O melhor resultado, um empate. Houvesse um vencedor, que fosse o Sport. Não rolou! O Vitória saiu do Z4 e está, apenas, a três pontos do Palmeiras. Menos mal, porém, que apenas dois pontos passaram a nos separar dos pernambucanos, que, se não se cuidarem, também entram na "turma da marola" em duas ou três rodadas.).

Atlético Pr 3 x 0 Figueira
(O empate seria ideal, mas a vitória do Furacão foi, ainda,  insuficiente para que ultrapassasse o Palmeiras. O Figueira, perdedor, com os mesmo 32 pontos, está e fica, agora, abaixo do Verdão), ao menos até a próxima rodada.

Criciúma 3 x 0 Santos
(Péssimo resultado. Dá alento e moral a um time desesperado, tirando-o do isolamento antecipado entre aqueles que, todo o ano, ocupando essa faixa da tabela, a esta altura do campeonato, não conseguem reagir e acabam caindo).

Pelo exposto, já imaginaram o que ocorreria com o Palmeiras em caso de uma derrota para o Grêmio?

Vou abordar o tema, a fim de que se valorize, na medida e importância exatas a excepcional vitória alviverde sobre os gaúchos.

Se perdêssemos, atentem para as consequências funestas:

O PALMEIRAS
a) Tería estacionado nos 31 pontos...
b) Tería uma vitória a menos, 9, (1º critério de desempate)
c) Teria o saldo negativo aumentado na medida da diferença dos gols decorrentes da derrota.

d) Seria ultrapassado pela Chapecoense em pontos, 34 x 31. 
e) Passaria a existir igualdade em vitórias, 9, (2ºcritério de desempate) 
f) Perderia para a Chapecoense no saldo de gols, amplamente  favorável a eles, (-2) a (-14).

g) Seria superado pelo Atlético Pr., em pontos, 34 x 31. 
h) Igualar-se-ia aos paranaenses, em número de vitórias, 9. 
i) Perderia em saldo de gols. O do Furacão é (-4), também é muito melhor que o do Verdão.

j) Continuaria atrás do Figueirense, que, mesmo perdendo para o Atlético Pr., estaria, à frente, por pontos, 32 x 31.

k) Seria alcançado pelo Vitória, 31 pontos, e só superaria os baianos pelo maior número de vitórias 9 x 8.

l) Veria o Criciúma encostar, perigosamente, com 30 pontos.

m)Sentiria o peso do Botafogo, 29 pontos, encostando novamente.  .

Como se pode inferir e concluir, o Verdão estaria em péssimos lençóis na eventualidade (ainda bem, evitada) de uma derrota para o Grêmio. 

Pode-se dizer -finalmente- que o triunfo, de virada, sobre o time de Felipão foi redentor, na medida em que livrou o Palmeiras de um grande constrangimento decorrente desta rodada em que o único resultado, efetivamente, compatível com os nossos interesses foi a derrota do Coritiba. 

Independentemente dos resultados de adversários que, por enquanto, disputam o mesmo "campeonato" do Palmeiras, isto é, a fuga do rebaixamento à Série B, é preciso, em primeiro lugar, prioritariamente e preferencialmente, vencer.

"NÃO EXISTE SUBSTITUTO PARA A VITÓRIA"!  

COMENTE COMENTE COMENTE