Observatório Alviverde

24/01/2018

PORQUÊ DUDU NÃO FOI PRA CHINA!!!


Tenho certeza e consciência absolutas de que no mundo de hoje já não existam jogadores do calibre moral de um Heitor Marcelino, de um Oberdan Catani ou de um Valdemar Fiúme entre tantos que defenderam com pureza d'alma e grandeza unicamente o Palmeiras.

E o fizeram, creiam, num momento em que o futebol deixou a condição de amador-marrom e passou a ser, definitivamente, profissional.

Antes que os detalhistas, mais realistas que o rei, venham me corrigir, deixem-me dizer que Oberdan teve uma passagem rápida, já em final de carreira pelo Clube Atlético Juventus, mas isso não conta.

Naquela época o time grená era considerado o irmão pobre dos dois clubes da colonia italiana em São Paulo, tinha excelentes relações com o Palmeiras e era até impropriamente chamado de filial do Verdão.

Vou além e lhes digo também que mais modernamente já não existem atletas com a grandeza de um Ademir da Guia, de um Dudu, de um Valdemar Carabina, de um Valdir de Morais, de um Julinho Botelho que exerceram sempre e coincidentemente uma liderança positiva nos elencos palmeirenses dos quais participaram.

Estou dizendo tudo isto em função da entrevista coletiva concedida ontem por  Dudu na qual tanto ele quanto Mattos deixaram a mídia, que esperava William em polvorosa. 

O diretor de futebol, após prolongado suspense 'Hitchcoquiano" anunciou de viva voz que Dudu só não foi negociado com o futebol chinês por amar o Palmeiras sobre todos os clubes e, da mesma forma, por estar plenamente realizado no Palmeiras onde quer cumprir o contrato dele até o fim. 

Embora eu só tenha elogios aos Matos pela atitude positiva, quero, de minha parte pedir para que contem outra, porque essa não cola nem com super-bonder.

Sem desacreditar em Mattos ou no jogador, inteligentes, que marcaram um gol de placa no que respeita ao marketing do clube, eu prefiro rasgar o diáfano véu da fantasia para dizer que Dudu só não foi embora porque a proposta que recebeu não foi da Europa, mas da China.

Sim, da China onde poucos brasileiros conseguiram se dar bem. Uma das exceções é o centro-avante Ricardo Goulart que está muito mais perto do Palmeiras do que a torcida imagina!

Voltando a Dudu, houvesse o senhor Eduardo Pereira Rodrigues recebido uma proposta da Europa, mesmo que para receber uma soma muito menor do que os 51 milhões oferecidos pelos chineses, duvido que ele permaneceria no Palmeiras.

Aliás, não permaneceria igualmente, ainda que fosse uma  proposta de países futebolística e financeiramente mais modestos do velho continente como a Bélgica, a Turquia, Portugal e outros.

Imaginem, então, se esse convite viesse da Itália, da Alemanha, da Inglaterra ou da Espanha?

Mais do que certeza, tenho a convicção plena de que Dudu bateria sua plumagem, alçaria um grande voo, atravessaria o Atlântico e iria se criar no futebol da Europa. 

Esse negócio de amor pelo Palmeiras é puro marketing, isto é, "conversa mole pra boi dormir".

Agora que o nervosismo e o estresse da negociação de transferência chegaram ao final e que "Dudu faz juras e garante que só ficou no Palmeiras por seu extremado amor ao clube", a torcida toda tem esperanças que ele se recicle e volte à forma exuberante que apresentou em 2016.

Tem de ser assim, porque, pelo pouco que mostrou no final do ano passado e vem demostrando neste início de temporada, Dudu não está conseguindo render o que sabe e pode dentro de campo, mesmo na condição de craque e de (potencialmente) o melhor jogador palmeirense do meio de campo para a frente até a chegada de Lucas Lima .

O que se espera, a partir de agora é que Dudu dedique mais aos treinamentos, entre logo em forma  e mostre - num momento em que a concorrência por uma vaga no time principal do Palmeiras vai se tornando cada dia mais difícil-,  que ele não é o capitão do time apenas e tão somente por mero acaso!
 
Já emiti a minha opinião e gostaria de saber a sua:

Você acredita que Dudu, de fato, abriu mão dos milhões da China apenas e tão somente porque ele ama, extremamente, o Palmeiras???

COMENTE COMENTE COMENTE