Observatório Alviverde

27/07/2019

PALMEIRAS 1 X 1 VASCO, EM PLENO ALLIANZ! JÁ SÃO CINCO JOGOS SEM VENCER!


Como querer que um time jogue bem e vença se ele não vai a campo representado pelo que tem de melhor?

Em uma ou outra situação pode até dar certo, mormente quando o ambiente é de calmaria, justamente o contrário dos momentos efervescentes que ora vive o Palmeiras.

Mas quando o time objetivava manter a liderança do Brasileirão, com o Santos nos calcanhares, foi absolutamente equivocada a escalação de um mistão.

Quem não sabia das dificuldades imanentes ao jogo de ontem, a partir do momento em que foi anunciado que o "reservão" palmeirense estaria em campo para enfrentar o Vasco?

Todos sabiam e, se querem saber mesmo, até Felipão sabia, mas, mesmo sabendo, radicalizou e apostou em suas equivocadas opiniões como uma forma de mostrar à torcida, que pedia determinados jogadores, que ela estava completamente errada. 

Embora eu seja (sempre fui) contra o rodízio desnecessário, modismo inventado pela mídia incoerente e insana dos dias de hoje, sempre preocupada em copiar a Europa, prometi não criticar Scolari, em face do êxito que ele obteve ganhando o título nacional do ano passado usando o artifício.


O que ninguém disse ou diz, nem eu mesmo, mas vou dizer agora, é que se o Palmeiras houvesse privilegiado o uso do time principal teria tido melhores chances nas três maiores competições que disputou no ano passado.

Então, prefiro dizer que Felipão está redondamente errado em sua filosofia exclusivamente defensivista e na mesmice tática que transforma os times que escala em previsíveis.

Confesso-lhes, cheguei a me animar quando tive a informação de que ele entraria com a melhor formação possível para enfrentar o Vasco.

Ledo engano posto que ele escalou o segundo time, completamente sem ritmo de jogo e, em vez de ao menos escalar Borja para melhorar o ritmo de jogo, optou pelo quarto reserva, Artur que, como eu imaginei, não corresponderia, absolutamente,  às expectativas nele depositadas pela torcida.

O "reservão" escalado foi um time que (apenas) lutou, mas desprovido da mais mínima condição técnica para vencer até um time tosco e em formação como o Vasco da Gama.

É preciso acabar com a lenda, verdadeira mania de grandeza, de achar que o Palmeiras tem o melhor time e o melhor elenco do Brasil.

Trata-se de colocações equivocadas de toda uma mídia que todos sabem, de A a Z, não tem o menor interesse que o Palmeiras prepondere no cenário esportivo nacional.

Alguém tem de dizer isso a Scolari para ver se ele se emenda e pratique, como técnico, o que ele exige dos seus comandados, a simplicidade de escalar sempre o que tem de melhor e quando poupar (muitas vezes é necessário, sim) que mantenha sempre a estrutura e o entrosamento da equipe titular.


Pós jogo, Palmeiras 1 x 1 Vasco

O misto palmeirense equivocadamente colocado em campo por Scolari, confirmou contra o Vasco a falsidade das apreciações da mídia quando diz que o Palmeiras tem "o melhor elenco "do país.

Como era se esperava o time esteve mal, abaixo da crítica e, em campo, parecia que o líder, Palmeiras era o Vasco e que o quase lanterna, Vasco, era o Palmeiras. 

Entre as raras oportunidades criadas pelo Palmeiras destaque-se aquela desperdiçada por Arthur Cabral, cuja atuação, outra vez, decepcionou completamente a torcida.

Vou mais além e digo que não fosse a penalidade máxima anotada pelo VAR e o Palmeiras não teria sequer empatado com o Vasco, em face da fraqueza e inutilidade de seu ataque.  
O time que entrou em campo foi um fiasco técnico completo. A mono-tática defensivista de Scolari, foi um fiasco tático. Tudo isso facilitou bastante o trabalho de Luxemburgo que, se tivesse um time dotado de melhores individualidades, teria, facilmente, liquidado a fatura e colocado o Palmeiras em situação ainda pior do que esta -preocupante- causada pelo empate.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 x 1 VASCO
Local: Allianz Parque
Data: 27/07/2019, sábado
 
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro - MG (FIFA) Fraco, NOTA 5.
Assistentes: Guilherme Dias Camilo  (FIFA) e Ricardo Junio de Souza – MG
VAR: Emerson de Almeida Ferreira - MG,  NOTA 10
Público: 37.654 pessoas
Renda: R$ 2.553.733,15
Cartões amarelos: Thiago Santos (Palmeiras);
Leandro Castán, Henrique e Bruno César (Vasco)
GOLS
VASCO: Marrony (2' do 1º Tempo)
PALMEIRAS: Gustavo Scarpa (14 do 1º Tempo)

TIMES:

VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Leandro Castán, Henriquez e Henrique; 
Richard e Raul (Andrey); 
Marquinho (Marcos Júnior), Bruno César e Valdívia (Thalles); Marrony
Técnico: Vanderlei Luxemburgo


PALMEIRAS:
Weverton - Teve sua parcela de culpa no gol do Vasco. NOTA 6.
Jean - Usou sua experiência mas faltou ritmo de jogo. NOTA 6.
Edu Dracena - Não comprometeu. Salvou-se do incêndio. NOTA 6,5.
Antônio Carlos - O gol surgiu em sua faixa de atuação. NOTA 6.
Victor Luis - Como podem considerá-lo melhor que Barbosa? NOTA 5.
Thiago Santos - Falhou no gol e tentou compensar lutando. NOTA 5.
Bruno Henrique - Como pôde decair tanto? Será que poupou-se? NOTA 5.
(Matheus Fernandes) - Entrou bem e com vontade. NOTA 6.
Gustavo Scarpa  - Sua substituição foi injusta. NOTA 6,5.
(Raphael Veiga) - Entrou com vontade mas ficou nisso. NOTA 6.
Hyoran - Lutou e se esforçou mas ficou nisso. NOTA 6.
(Carlos Eduardo) - Entrou tarde. Creiam, é muito bom jogador. SEM NOTA
Dudu - Um ou outro lance genial e foi só. É muito pouco para o craque do time. NOTA 5.
Arthur Cabral - Por mim, não me importaria se ele fosse para o Grêmio. NOTA 5

Técnico: Luiz Felipe Scolari.  NOTA 4
Porque foi apenas isto:
Maior responsável pela (quase) debacle e...
Pela escalação equivocada de um misto sem razão lógica para tal...
Pela não escalação de Borja precisando de ritmo de jogo...
Pela manutenção de Arthur Cabral (figura decorativa) o tempo todo...
Pela escalação de Jean sem o menor ritmo de jogo. Ele até não decepcionou...
Por privilegiar sua mono-tática defensiva contra um adversário muito mais fraco.
Por tirar Scarpa de campo sem motivação para tal.
Por não tirar Thiago Santos que falhou no gol e só tocava para os lados.
Por demorar demais em colocar o jovem Matheus Fernandes...

COMENTE COMENTE COMENTE

PALMEIRAS X VASCO OU FELIPÃO X LUXA?


Muito mais do que um clássico tradicionalíssimo em que Palmeiras e Vasco lutam por objetivos distintos, isto é, o Palmeiras pela manutenção da ponta do Brasileiro e o Vasco para fugir da zona da degola, há, paralelamente ao jogo, um duelo especial entre Felipão e Luxa.

Antes de a bola rolar, amigos, os dois transformar-se-ão senão em inimigos mas em grandes rivais a partir do momento em que começar o clássico, amanhã às 17 H no Allianz.

Além de tentar tirar o time vascaíno da má situação em que se encontra na tabela, quem não sabe que Luxa quer também (muitíssimo) vencer amanhã no Allianz,  para mostrar à parte da torcida palmeirense que o rejeita, que ele ainda é um treinador atualizado categorizado e capacitado a dirigir o Verdão, time que o consagrou no cenário esportivo.

Independentemente de quem venha a ser escalado ou se jogará o time titular ou o reserva, o fato é que os números do jogo, francamente favoráveis ao Verdão, apontam para uma vitória palmeirense.

Em situação crítica e com os salários atrasados, o time vascaíno vai ter de correr muito em busca do triunfo porque sabe que é a única maneira de ver as coisas melhorarem para o clube e, consequentemente, para eles, os próprios jogadores.

No que respeita às possíveis escalações, a mídia paulistana garante que o Palmeiras entrará com um time alternativo, mas, de minha parte acredito que Scolari, conquanto possa poupar um ou outro jogador,  deve entrar com o time titular.

Considerando, porém que a imprensa está mais perto de Felipão e do palco dos acontecimentos, vou deixar que flua a escalação proposta e anunciada pela mídia.

Com o time titular ou com o reserva, ainda que se considere a força e a mística da camisa vascaína e o trabalho de Luxa, eu entendo que o Palmeiras, é o favorito natural do clássico.
Basta jogar com empenho e responsabilidade.

FICHA TÉCNICA PROVÁVEL
PALMEIRAS x VASCO
Local: Allianz Parque – Sao Paulo – SP
Data: 27/07/2019 Horário: 17h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro ( Mineiro, da FIFA)
Assistentes: Ambos mineiros, da Fifa - Guilherme Dias Camilo e Ricardo Junio de Souza
VAR: Emerson de Almeida Ferreira – MG
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Edu Dracena, Antônio Carlos e Victor Luis;
Thiago Santos, Matheus Fernandes e Lucas Lima;
Gustavo Scarpa, Dudu e Deyverson
Técnico: Luiz Felipe Scolari

VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Leandro Castán, Henriquez e Henrique; Richard, Raul e Marquinho; Bruno César, Valdívia e Marroni
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

QUEM ESTÁ MAIS PERTO DA VITÓRIA, FELIPÃO OU LUXA? 

COMENTE COMENTE COMENTE