Observatório Alviverde

05/09/2015

NÃO SERÁ UM DESPROPÓSITO SE O PALMEIRAS FOR BENEFICIADO PELA ARBITRAGEM, AMANHÃ, NA ALLIANZ ARENA!

  

Image result for apito amigo

A confirmação, em plena sexta-feira, da venda antecipada de 31 mil ingressos para o Palmeiras x Curintia de domingo, é forte indício de que podem ser quebrados os recordes de público e renda do Allianz Parque.

Se ocorrer, não será nenhuma novidade, haja vista que o "derby", jogo de rivalidade centenária ainda é, como se chamava, antigamente o "clássico das multidões".

Raphael Claus será o árbitro, aquele que apitou dois jogos do Palmeiras, recentemente, contra o Grêmio pelo Brasileiro e contra o Cu-rintia pelo Paulistão e o Palmeiras perdeu os dois.

Em relação ao jogo contra o Grêmio, na estreia de Marcelo Oliveira, não me lembro de Claus ter prejudicado o Verdão. Alguém se lembra de algo desabonador da parte dele? 

Lembro-me, apenas que, até pelo contrário, foi o Grêmio que reclamou do rigor dele na aplicação de alguns cartões a a seus jogadores.

No jogo contra os gambás, pelo Paulistão, aquele da falha de Vitor Hugo e que deu a vitória a eles, lembro-me bem que Claus expulsou o goleiro Cássio ainda no primeiro tempo, o que revela que, ao menos, ele tem coragem suficiente para aplicar a lei.

Torço para que Claus tenha uma arbitragem perfeita, mas se não vier a acontecer, penso que ele, em face das circunstâncias, penderá, muito mais, por paradoxal que possa parecer, para o Palmeiras (até que ponto nos obrigam os bandidos a chegar em nossas análises)!

Por quê?

Simplesmente porque a situação do time do governo e da RGT, neste momento é tranquila. 

O Cu-rintia tem 7 pontos de diferença sobre seu mais direto perseguidor , o Galo Mineiro e 8 sobre o terceiro colocado, o Grêmio.

Se ocorrer uma arbitragem mais favorável ao Palmeiras, (creio que vai) não alterará em nada o preço do dólar, ainda que o Cu-ríntia perca, porque o campeonato, já encaminhado, continuará seguindo em direção ao que almejam a CBF, a mídia e, principalmente, o governo e a RGT.

Entretanto uma arbitragem pró verdão terá um valor moral intrínseco inestimável para o comandante do departamento de árbitros aquele que quando escala os apitadores recomenda: " olha, fulano, não se esqueça que você está apitando o jogo do timão"... 

Servirá, no mínimo, para justificar todos os erros que beneficiaram o time de Itaquera até agora, que o guindaram a um imerecido primeiro lugar mediante pontos decorrentes de erros crassos de arbitragem. 

Sou convicto, porém, de que isso (se ocorrer) só se consuma porque em nada atrapalha ou ameaça a posição cu-rintiana na tabela. Em outra circunstância, jamais aconteceria. 

Sabem porquê, desta feita, pode acontecer?

Em se tratando de o Palmeiras ser (indiscutivelmente) o maior rival Cu-ríntiano, uma arbitragem pró Verdão, fará prevalecer a imagem de que (como sustenta mentirosa, covarde e convenientemente a maior parte da mídia) "as arbitragens erram a favor e contra todos os times". 

Trata-se de meia verdade! As temporadas e os sucessivos campeonatos demonstram, claramente, que os árbitros e os bandeirinhas erram, na maior parte das vezes, de 80 a 90%, para favorecer o Curintia.

Só que a mídia esconde (sempre escondeu) essa verdade! 

Além de não dar divulgação, não repercute e nem cobra qualquer providência ou medida dos órgãos responsáveis pela escalação dos árbitros, porque lhe interessa -muito- essa situação! 

Em razão disso,  tudo continua, constante e eternamente, como sempre e d'antes no quartel de Abrantes.

Todo o ano, de fato, é assim, mas em 2015 tais erros (os mesmos) chegaram a proporções geométricas, abusivas, desrespeitantes. 

Vi, semana passada, o comentarista Oswaldo Pascoal, por quem tinha até, uma certa admiração, considerando-o diferenciado em relação à maior parte da classe, fazendo esse comentário conveniente e "conciliador", na Tv Fox-Rádio. Baita decepção!

Depois que o apito amigo conduziu o Cu-ríntia vergonhosamente ao lugar em que está, em vez de criticar o que vem ocorrendo, ele prefere, então, justificar e conciliar?

Decepcionei-me, por isto, em relação a Pascoal, e perdi, em parte, um pouco do encanto e do crédito profissional que alimentava em relação a esse cronista. 

Além de ser muito fácil afirmar o que afirmou, ficou visível a sua necessidade de se alinhar com o sistema e com o "status quo" vigente, sem, ao menos estabelecer um registro ou reparo de que houvera antecedentes e que havia evidências. 

Foi uma tentativa inútil de minimizar a safadeza, de reduzir tudo a um denominador comum de fazer média com todo mundo e varrer todo esse lixo, verdadeiro monturo, para baixo do tapete.  

Depois do caso Edilson, de Gutemberg de Paula Fonseca e de tantos outros isso, simplesmente, é impossível.

Esperava mais, de Pascoal, por sua postura sempre digna, isenta e combativa, mas a necessidade do cronista esportivo paulistano (doença cada vez mais grave e cronificada ) é a de fazer média com o Curintia, seja por audiência, prestígio, costume, vício ou, mais provavelmente, medo!

Aliás, foi só ele afirmar que os árbitros erravam contra todos e eles o desmentiram já na rodada subsequente.

Operaram o Flu em Itaquera e, a um só tempo, o Galo em BH e o Palmeiras em Goiânia, todos com dor e sem direito a anestesia, ampliando para sete os pontos doados ao Cu-rintia em sua incontível caminhada em direção ao título. 
  
Você, que me lê, acha que a safadeza e a "franganhagem" vão continuar e rolar? 

A arbitragem, amanhã, vai prejudicar o  Palmeiras?

Ou, pelas gigantescas proporções negativas que o caso está tomando, provocando a ira e as manifestações de repulsa fortes, enfáticas e algumas, até desesperadas, dos dirigentes de clube prejudicados, o Palmeiras (amanhã) será beneficiado, como uma forma de mostrar que o Cu-rintia também é prejudicado?

COMENTE COMENTE COMENTE

PS- Espero e torço, sinceramente, para que Raphael Claus realize uma ótima arbitragem e que vença, o melhor!