Observatório Alviverde

16/07/2009

UMA COISA É UM TIME EFICIENTE, OUTRA COISA É UM TIME AGUERRIDO - PALMEIRAS 2 X 1 FLAMENGO, À LUZ DA RAZÃO, NÃO DO CORAÇÃO!

Vencemos e estamos muito bem na fita. Mas que não nos enganemos . Há um largo caminho a ser percorrido até o título e ainda temos muitas carências. Hoje, contra o Flamengo, esbanjamos raça, empenho e atitude. Contudo não tivemos ofensividade e nem profundidade de jogo. Ameaçamos pouquíssimo o gol do Flamengo e duas bolas verdes, felizmente, entraram.
Marcos realizou tres defesas excepcionais em lances que poderiam ter mudado a sorte do jogo.
Quantas defesas difíceis fez Bruno, conquanto o Palmeiras dominasse, territorialmente, boa parte do jogo?
Creiam, não fizemos nenhuma superapresentação, mas colhemos um super-resultado, jogando, apenas, para o gasto. Pensem que atuamos como time pequeno, fechados atrás de linha da bola e só contratacando. Nenhuma crítica quanto à forma tática da equipe. O que quero dizer é que não impusemos o ritmo do jogo, principalmente a partir dos dois a zero, quando outra vez abdicamos de jogar e ficamos, estupidamente, tocando a bola de um lado para outro sem procurar o gol.
A tudo que foi dito acresça-se que Jorginho está longe de ser o técnico de nossos sonhos, o que também não quer dizer que estamos cobrando-lhe a saída imediata. Escalou bem o time, escolheu a melhor tática, mas foi um desastre nas substituições e por pouco não perdeu o jogo.
Que não se discuta ou critique a substituição de Edmilson, decorrente de aspectos físicos . Entrou Sandro Silva, ainda sem ritmo, o que se compreende pela ausências de Souza e de Jumar e pela incompetência de Mozart. Mas temos de cobrar de nosso interino a demora demasiada na saída de Saconi, cansadíssimo, já por volta de 10 minutos do segundo tempo, comprometendo o ritmo do time que só deixou o campo aos 21 minutos. Mas, substituí-lo logo por Capixaba é algo risível e ridículo como o próprio jogador encarregou-se de provar mais uma vez ao "tentar" entrar em campo contra o Flamengo. Se precisávamos fechar o jogo, não seria com essa ridícula alteração que o conseguiríamos. Definitivamente, Capixaba não é jogador para um clube como o Palmeiras.
Muito menos lacraríamos o resultado com a saída de Ortigoza, inexplicavelmente substituido por Marcão. Essa alteração, definitivamente, atraiu o Flamengo para o nosso campo defensivo e por pouco os cariocas não conseguiram a reversão ou, quem sabe, a própria inversão do resultado. Diego Souza, encarregado de ocupar o espaço do paraguaio no comando do ataque, por seu próprio estilo de jogo, voltava para dar combate atraindo os zagueiros flamenguistas em direção à nossa área. Ortigoza conseguia segurar os beques flamenguistas no compartimento de defesa e evitava que subissem para apoiar. Equivocadíssima, também, essa alteração de Jorginho. Uma palavra sobre o penalti cometido por Danilo sobre Adriano: infantilidade!
COMENTE VOCÊ TAMBÉM SOBRE O JOGO:

TRANSMISSÃO DO PFC
Transmissão doméstica (não havia ninguém de São Paulo na equipe) com os mesmos erros de sempre, repetição de gols em detrimento do espetáculo que se quer ver, estatísticas idiotas, reprises fora de hora e etc. João Guilherme, bom locutor, recebe apenas um 6 por excesso de opiniões e por ser narrador caseiro. Quando o Palmeiras fez 2 x 0 ele passou a "narrar pra dentro", quase sussurrando. Carlos Eduardo Lino, 7, Vitorino Chermont e Janaína Xavier, 7. Pelo menos estão respeitando mais o Palmeiras.
COMENTE