Observatório Alviverde

23/03/2017

O PALMEIRAS NO PAULISTÃO!


Participei há algum tempo do blog do Alberto Helena, cronista que muito respeito, alertando-o para o perigo da extinção dos estaduais no Brasil.

Sem responder-me diretamente em relação ao tema,, ele postou no dia seguinte uma matéria na qual qualificou como um retrocesso os estaduais, com o que, definitivamente, não concordo.

O desprezo pelos regionais é a causa de todas as causas da crise técnica que assola o futebol brasileiro.

As consequências estão aí aos olhos de todos e começaram pelo fechamento de dezenas de clubes de tradição do futebol brasileiro, passam pela consequente ausência da renovação de valores, e atingem o estrangulamento do mercado para os profissionais da bola e, até, para radialistas e jornalistas.

O futebol do interior, com raríssimas exceções, está, inquestionavelmente, liquidado!

No entanto fora, cronistas como Helena e outros, (bem intencionados mas equivocados) que, em nome de uma pretensa atualização e suposta modernização, atiraram o futebol brasileiro num atoleiro do qual será difícil que ele saia.

A necessidade premente de importação de jogadores no mercado sul-americano, sempre a peso de dólar, é a prova cabal de que o futebol brasileiro, outrora um dos melhores do planeta, mergulhou numa crise sem precedentes e, ano a ano, paulatinamente, vai sendo superado no cenário sul-americano por chilenos e colombianos.

Muitos hão de rebater os meus argumentos mediante a vitória e a garantia da classificação da Seleção Brasileira, ontem, em Montevidéu, mas a minha preocupação reside na renovação de valores nos anos que estão por chegar.

Por tudo o que disse quero dizer-lhe que, menos por saudosismo, muito mais por necessidade de reconstrução e renovação, sou um aficionado incorrigível dos campeonatos regionais porque creio que apenas mediante a valorização dos estaduais o futebol brasileiro poderá voltar a ser novamente o que um dia já foi.

Paralelamente o Palmeiras segue sua trilha no Paulistão e já nos estertores da fase classificatória da competição, sinaliza que será o time que vai somar o maior número de pontos da competição, ganhando, assim, a possibilidade de fazer todos os jogos decisivos no Allianz Parque.

Ao constatar essa indesmentível verdade fico pensando como que pode continuar e recrudescer a ilógica campanha contra Eduardo Batista, cujo início de trabalho está superando o do próprio Cuca.

Agora, mais do que nunca, é a hora de estendermos o nosso apoio a ele, independentemente de nossas posições antecipadas a respeito do jovem treinador.

Falo por mim, apenas por mim, já que não posso falar por ninguém que não seja eu: "se eu estiver errado em relação a EB, terei a humildade suficiente para dizer, neste espaço, que EU estava errado em minha avaliação.

Quero dizer também que não estou esperando o jovem técnico ganhar ou não o Paulistão, mas que ele consiga montar no Verdão um time forte, competitivo e que seja bem treinado!

Mas que estou torcendo para que o Palmeiras vença o Paulistão, tenham certeza que sim! Não apenas pela conquista em si com mais um caneco em nossas prateleiras, mas, principalmente para que ED tenha a tranquilidade suficiente para trabalhar mo Brasileiro e na Libertadores!

Sé é que ele vai chegar tão longe, no Palmeiras!

COMENTE COMENTE COMENTE