Observatório Alviverde

31/08/2016

PALMEIRAS 3 X 0 BOTAFOGO PB. VERDÃO COM UM PÉ NA CLASSIFICAÇÃO!



Confesso-lhes, invadiram-me um certo temor e uma grande preocupação, após eu ter assistido ao decepcionante 1º tempo do Palmeiras contra o Botafogo da Paraíba.

O jogo terminara em 0 x 0 sem que o Verdão fosse apenas uma sombra do time que vem liderando o Brasileiro.

O meu temor não era exatamente aquele de o Palmeiras perder o jogo, hipótese que -honestamente- jamais passou pela minha cabeça...

A minha preocupação era outra, da possibilidade de o time sofrer um ou mais gols que poderiam tornar sua vida extremamente difícil no jogo de volta, em João pessoa, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Meus temores multiplicaram-se em razão da contusão que determinou a perda prematura do onipresente Moisés, o jogador mais criativo e realizador do meio de campo do Verdão, e, sem qualquer dúvida, o mais importante, mas essa não foi ainda a minha maior preocupação.

Preocupou-me, sim, (muitíssimo) a equivocada titularidade de Cleyton Xavier, fator num primeiro momento desencadeante, e, depois, determinante, do mau rendimento da equipe na etapa inicial.

Cuca, o autor da bobagem, reabilitou-se ao retirar CX no intervalo do jogo promovendo a entrada do argentino Allione.

Allione aproveitou bem a oportunidade e deu nova dinâmica ao setor, embora não se possa afirmar que tenha sido o argentino o fator causal da ascensão do time (que ontem jogou de azul) dentro de campo.

Essa ascensão, em meu entendimento, tem de ser atribuída, i-n-q-u-e-s-t-i-o-n-a-v-e-l-m-e-n-t-e, à passagem de Tchê Tchê para o trabalho de criatividade e armação de jogadas.

Com tudo e apesar de tudo, pode-se dizer que o Palmeiras, ontem, não cumpriu uma grande performance, e sem medo de incorrer em erros, afirmar-se que jogou apenas para o gasto.

Graças ao protagonismo, ao individualismo e à categoria de alguns jogadores conseguiu impor um resultado elástico sobre o Bota paraibano estabelecendo uma diferença considerável de três gols, difícil de ser revertida, e, sobretudo, invertida, no chamado "jogo de volta" ainda que seja em João Pessoa.

Sou convicto de que o resultado pavimentou o caminho da classificação alviverde para as quartas-de-final da CDB e só uma improvável catástrofe poderia alijá-lo da próxima fase da competição.

Aproximadamente 25 mil palmeirenses se dispuseram a comparecer ontem ao Allianz e, certamente, só gostaram mesmo do resultado, haja vista que, dentro de campo, o Palmeiras jogou pouco, quase nada, mormente no 1º tempo.

O gol que abriu o caminho para a vitória foi fruto de um pênalti assinalado equivocadamente pela arbitragem, porquanto a perna de Rafael Marques foi puxada fora da área em lance detectável apenas na TV e com o recurso do "replay". 

Aliás, o árbitro paraense Dewson Fernando Freitas da Silva no primeiro momento acertou ao indicar o local da falta (na entrada da área), mas em razão da convicção do bandeirinha Marcio Gleidon Correia Dias que correu para a linha de fundo sinalizando o pênalti, acabou errando.

Eu, particularmente, gostaria que esse pênalti não houvesse sido assinalado, mas, pensando bem, a mim pouco me importa em face de tantos erros dos árbitros e das arbitragens, sempre em detrimento do Verdão.

Os gols de Rafael Marques e Tchê Tchê foram legítimos e, simplesmente, confirmaram a nítida superioridade do time palmeirense mesmo sem jogar tudo o que sabe e pode.

Individualmente toda a defesa alviverde esteve bem e Zé Roberto foi o melhor entre todos. Por mera questão de justiça tem de ser apontado como o melhor defensor. 

No meio de campo os destaques foram aqueles que só entraram no decorrer do jogo, Allione e Gabriel.

No ataque, gostei "demaaaaais" da atuação de Rafael Marques que, paulatinamente, vai voltando à forma apresentada à época em que foi contratado junto ao Botafogo.

A personagem, a figuraça, a personalidade do jogo foi, sem qualquer dúvida, Dudu que, conforme diz meu irmão, sempre cresce e se transforma no melhor do time na hora da dificuldade e, sobretudo, nas decisões.

Mas o craque do jogo, em meu critério de análise, foi Tchê-Tchê, sobretudo por sua versatilidade. 

No primeiro tempo, com Cleyton Xavier no time, Tchê foi obrigado a jogar atrás, apenas defendendo comportando-se individualmente muito bem na missão, como de hábito.

que ressaltar, porém as visíveis perdas decorrentes do recuo desse atleta para a defesa pois limita a força da equipe tornando-a sem força, sem alma e sem a menor criatividade para impor seu ritmo de jogo.

No segundo tempo, já com o volante de contenção Gabriel no time substituindo Moisés, Tchê pôde se soltar e livrar-se da tarefa exclusivamente defensiva que tanto o limita dentro de campo.

A partir daí Tchê Tchê pôde se soltar, ir para o ataque, encostar nos companheiros como opção para a troca de passes e para as tabelas, enfiar (em sua melhor especialidade) as bolas no vazio para os companheiros, arrematar ao gol e, enfim, infernizar a defesa adversária. Até um golaço ele fez.

Por tudo isso e pela personalidade forte outra vez evidenciada, Tchê-Tchê, em meu entendimento, foi, destacadamente,  só isto, apenas isto: "o craque do jogo"!

Precisava mais?

COMENTE COMENTE COMENTE 

PALMEIRAS EM ROTA DE DECISÃO DENTRO E FORA DE CAMPO!


Meus amigos palmeirenses...

É inconcebível que uma  briga rotineira entre torcidas acostumadas ao  à violência e ao confronto, ironicamente denominadas de organizadas obrigue o Palmeiras "a bancar o holandês e pagar pelo que não fez"!

Refiro-me ao julgamento de cartas marcadas do tribunal inquisitório carioca a que o Verdão ficou sujeito, em face da batalha extra campo entre torcidas -repito- impropriamente chamadas de "organizadas" do Palmeiras e do Flamengo.

Embora o evento tenha ocorrido em um já  longínquo domingo 05 de junho, em Brasília, seus desdobramentos apenas agora começam a impor consequências que podem interferir na rotina de um campeonato até agora muito favorável ao Verdão.

Era tudo de que o Palmeiras não precisava a esta altura do certame e na atual conjuntura do Brasileiro, justamente às vésperas de seus jogos mas difíceis contra os seus maiores adversários, muitos deles concorrentes diretos ao título...

O que causa espécie dessa situação é que o Palmeiras não era o mandante do jogo, cuja responsabilidade de organização e realização a CBF e o Tribunal deveriam cobrar  e-x-c-l-u-s-i-v-a-m-e-n-t-e  do Flamengo.

Da mesma forma pode-se dizer que dói na carne de todo o palmeirense consciente outra arbitrariedade imposta por esse (há muitos anos) simulacro de tribunal sediado no Rio.

Por que -isso é tido como líquido e certo- o Tribunal vai apenar o Palmeiras se o clube (leia-se Nobre e a atual diretoria), há muitos anos, está com relações rompidas com os vândalos da organizadas?

E o está, é verdade, é público, é líquido e certo, desde os primórdios da atual administração, sem quaisquer chances de retratação.

Eu, particularmente,  não tenho nenhuma dúvida em relação à punição draconiana que será imposta ao Verdão!

Sou capaz de apostar que o Palmeiras, ainda que na condição exclusiva de vítima, irá amargar o dissabor de uma pena muito mais severa até do que o clube causador dos lamentáveis incidentes no dia 05 de junho na capital federal.

Paralelamente ao evento supra citado corre o processo (estadual) de um possível doping de Alecsandro, cuja demora em ser apreciado definitivamente evidencia de maneira categórica a diferença do tratamento dispensado ao Palmeiras em relação aos outros clubes.

O caso de um possível doping do zagueiro curicano Yago foi conduzido de maneira diferente, de uma forma e ritos que me pareceram-me muito mais ágeis e objetivos.

Em um espaço de tempo muito menor o zagueiro foi julgado, inocentado e voltou a atuar em tempo recorde. Ou estaria, eu, me enganando ou enganado?

Ontem verificou-se uma nova acusação de doping a jogadores do Palmeiras, desta feita à Arouca, que, felizmente, atuou apenas duas vezes neste Brasileiro.

A primeira ocorreu contra o Santos, dia 12 de julho, quando ele entrou no lugar de Moisés que se contundiu aos 12 minutos do primeiro tempo.

A segunda e última, domingo passado contra o Flu em Brasília quando Arouca substituiu o volante Gabriel aos 30 do segundo tempo.

No entanto eu li que Arouca teria sido flagrado em doping no jogo contra o Inter em Porto Alegre no jogo do dia 17 de julho, domingo, que valeu pela 15ª rodada do Brasileirão.

Indo aos arquivos verifiquei que ele não participou desse jogo senão na qualidade de "bancário"!

Por que teria a turma do exame realizado a coleta urinária mesmo sabendo que Arouca estava no banco e não houvera participado do jogo? 

Eu disse que Arouca "felizmente" só esteve presente (de forma parcial) em dois jogos ou 85 minutos, isto é, menos do que o tempo correspondente a um jogo, decorridas vinte e duas das 29 rodadas previstas para o final do Brasileirão-16.

Isso, se não impede, ao menos diminui a força das ilações repugnantes de alguns setores da mídia, evitando que estabeleçam maldosas relações entre possíveis e desimportantes eventos de doping (discutíveis sempre) e a liderança absoluta que o time ostenta na tabela de classificação do Brasileiro.

=====================================
COPA DO BRASIL: PALMEIRAS X BOTAFOGO DA PARAÍBA!

O QUE VOCÊ ESPERA DO VERDÃO HOJE ÀS 19,30 H CONTRA O BOTAFOGO DA PARAÍBA NO ALLIANZ PARQUE?

Considerando-se a ausência de Gabriel Jesus, que time você extrairia da relação de concentrados?

Goleiros: Jailson e Vagner
Zagueiros: Edu Dracena, Mina, Thiago Martins e Vitor Hugo
Laterais: Egídio, Fabiano, Jean, João Pedro e Zé Roberto
Volantes: Gabriel, Tchê Tchê e Thiago Santos
Meias: Allione, Cleiton Xavier, Moisés e Vitinho
Atacantes: Dudu, Erik, Leandro Pereira, Róger Guedes e Rafael Marques

A minha sugestão é (sem Gabriel Jesus) manter o time o mais próximo possível daquele que venceu o Flu e que convenceu dentro de campo e procurar fazer o resultado dentro de casa.

Jailson, Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto. Gabriel, Tchê, Dudu e Moisés. Eric e Róger Guedes.

Jogando a primeira partida no Allianz, o Verdão precisa de um time forte defensivamente mas que se imponha no meio de campo e que seja muito ágil, rápido e objetivo no ataque pois é preciso estabelecer uma boa vantagem visando ao jogo de volta em João Pessoa!

COMENTE COMENTE COMENTE