Observatório Alviverde

17/03/2018

SÓ UM MILAGRE OU UM DESASTRE TIRAM O PALMEIRAS DAS SEMIFINAIS DO PAULISTÃO!



Só se o Palmeiras perder por 4 gols de diferença para o Novorizontino na segunda partida das quartas de final é que o alviverde ficará fora das semifinais do Paulistão.

Se perder por 3 x 0 o jogo irá para a decisão em cobranças de penalidades máximas

Se isso, por desventura, acontecer será um milagre para o time interiorano e um desastre para o Verdão.

Como as duas hipóteses são extremamente difíceis de se materializar arrisco-me a dizer que o Palmeiras já espera o seu adversário das semifinais.

Em  relação ao jogo de hoje não vou elogiar o futebol do Palmeiras, pois o time não se preocupou em se impor ao adversário e manter sempre a posse de bola.

Elogio, sim, a atitude dos jogadores e a percepção de Róger Machado que jogou de olho no regulamento, preocupado em fazer um resultado favorável e decidir, depois, no Allians, em São Paulo.

O soneto não precisou nem de emenda porque, encastelado na defesa, valorizando a posse de bola quando a tinha sob domínio, mas, principalmente, usando os contra-ataques o Palmeiras iniciou a vitória em um pênalti, muito pênalti por sinal, cometido infantilmente por um zagueiro aurinegro que empurrou Borja por trás.

En Passant: quero deixar claro o meu nojo em relação a vários componentes da mídia, entre os quais o notório antipalmeirense da Fox, Paulo Lima, velho persecutor palmeirense que disse que "aquele era um pênalti que ele não marcaria".

Interessante: o sujeito é carioca, já tem uma certa idade e ainda assim consegue estar sempre e invariavelmente contra o Palmeiras sob quaisquer circunstâncias, se esquecendo que as característica principais que têm de nortear a atividade de um cronista esportivo são a imparcialidade e a insenção. 

Vou além para não ter de voltar a falar a respeito do trabalho da mídia registrando a boa transmissão de Milton Leite ainda que ele interfira na opinião do comentarista por seu vício, talvez egresso do rádio, de querer pauta-lo. Outra vez não engoliu a voz e transmitiu "para fora". Vilaron esteve bem.

No Sportv Róger tentava convencer os telespectadores que o gol de William foi "sem querer", fruto de um erro duplo, do goleiro e do atacante palmeirense que "teria perdido o tempo de bola". Tudo isso certamente para não admitir que o gol de William foi um dos mais bonitos de todo o Paulistão."

O Palmeiras, no primeiro tempo, não jogou tudo o que sabe e, reconheça-se, sofreu muita pressão da parte do time da casa,  mas, em minha avaliação o time entrou em campo com foco específico de atrair o Novorizontino e ter espaço para contra-atacar.  

Importante, ao menos para mim: Lembram-se de quando eu disse isto na temporada passada? Essa é a fórmula ideal para jogar contra o Curica, isto é, imitando o sistema tático que eles, desde o tempo de Tite, utilizam.

Em resumo, porque me encontro em viagem, longe de BH, já no estado de São Paulo e com dificuldades de Internet, o Palmeiras não jogou tecnicamente o que pode porque taticamente jogou o que Roger queria.

Que Róger, que já veio nas entrevistas com essa absurda lenda de time cansado, tenha juízo e mantenha a estrutura do time principal para o jogo de volta.

Que ele troque, apenas, aqueles que possam estar à beira da estafa ou exaustão, embora a esta altura eu não acredite nisso em face dos poucos jogos disputados até agora. Reconheço, entretanto, que um ou outro jogador possa estar apresentando sintomas de início de cansaço ou  de problemas musculares. Que só estes sejam poupados!

FICHA TÉCNICA
NOVORIZONTINO 0 x 3 PALMEIRAS

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP) - (Um ou outro erro ou inversão. muito bom NOTA 8.
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)  NOTA 8
OBS - Não disse que quando a arbitragem é neutra o Palmeiras vence?
 
Cartões amarelos: 
Dois (2) para jogadores do Novorizontino: Tony e Cléo Silva (NOV); 
Quatro (4) para palmeirenses: Victor Luís, Thiago Martins, Borja, Antônio Carlos e Bruno Henrique (PAL)

Gols:
PALMEIRAS: 
Dudu, 18 minutos do 1º Tempo.
Willian, 31 minutos e Keno, aos 43 minutos do 2º Tempo

NOVORIZONTINO: Oliveira; Tony, Anderson Salles, Éder e Thallyson; Adilson, Lucas Siqueira (Everton) e Jean Carlos (Magno Alves); Cléo Silva, Safira e Juninho (Francis)
Técnico: Doriva

PALMEIRAS: 

Antônio Carlos - Não bisou atuações anteriores, mas no todo não foi mal. NOTA 7.

Thiago Martins - Sem inventar nem enfeitar, bem. Um ou outro erro, NOTA 7.

Victor Luis - Sem o brilho e a ofensvidade de jogos anteriores, mas, bem. NOTA 7

Felipe Mello - Primeiro tempo excelente, segundo discreto. NOTA 7,0.

Bruno Henrique - Melhorando a cada jogo defendendo, tocando e apoiando. NOTA 7.

Lucas Lima - Muito mais marcou do que apoiou e ajudou demais o time. NOTA 7.

(Guerra) - Entrou já no fim do jogo realizando boas jogadas. NOTA 7.

Dudu - Esplêndido no 1º tempo. voltou pra ajudar na marcação, no 2º.  NOTA 7.

Borja - O mais fraco do time. Estaria se poupando pela Seleção colombiana? NOTA 5.

(Keno) - Seria melhor se houvesse entrado antes no lugar de Borja. NOTA 7.

PERSONAGEM DO JOGO:
Jailson 
Seguro, ótimo na saída de bola, uma defesa maravilhosa que lembrou Prass, magnífica, sensacional. 
Orientou para efeito de posicionamento a defesa nas bolas aéreas e foi a grande personagem da importante vitória que praticamente selou a habilitação palmeirense para as semifinais deste Paulistão/18.

O CRAQUE DO JOGO:
Marcos Rocha - Obediente tático, simplesmente o melhor em campo, o craque do jogo. NOTA 8.

Técnico: Róger Machado
O time não jogou bonito mas foi sempre fiel ao seu planejamento de see defender e contra-atacar, isto é, de jogar como time pequeno, mas com o objetivo de vencer.  
Minha crítica a Róger diz respeito à manutenção demasiada e desnecessária de Borja.
Ao menos em relação ao jogo de ontem, com um centroavante mais categorizado e o Palmeiras não sofreria tanto quanto sofreu para derrotar o novorizontino.

COMENTE COMENTE COMENTE

NOVORIZONTINO X PALMEIRAS


Comente antes, durante e após o jogo, até que fique pronta a matéria final.

COMENTE COMENTE COMENTE