Observatório Alviverde

15/07/2022

LEANDRO VUADEN CONFIRMA OUTRA VEZ O QUE ELE É CAPAZ DE FAZER CONTRA O PALMEIRAS !

Apesar da derrota e da frustração da perda da Copa do Brasil para os Bambis, há de se dizer que o time do Palmeiras e o técnico Abel Ferreira ainda têm credibilidade. Muita, por sinal!

Farei criticas pontuais ao técnico, ao time e à diretoria, mas, quero deixar bem claro que, por mais forte que essas observações possam soar, estejam convictos de que não estou querendo derrubar ninguém.

Primeiro porque o time teve, ontem, seus momentos de um grande futebol. Poucos, mas teve.

Nesses momentos jogou muitíssimo bem e mostrou que tem mais time e é mais bem treinado do que o adversário, embora Abel ainda demonstre que não aprendeu tudo sobre o futebol brasileiro.

Segundo porque o Palmeiras foi (outra vez) vergonhosamente prejudicado pela arbitragem e, como eu antecipei anteontem neste OAV, a única coisa que poderia segurar e derrotar o Verdão, muitíssimo mais time, seria o árbitro gaúcho Pedro Vuaden. 

Minha previsão, sem tirar ou acrescentar, ocorreu em plenitude, como se fosse uma profecia, sem que a incipiente diretoria palmeirense, quase amadora, esboçasse um mínimo protesto antes do jogo, ou alertasse tudo o que já se imaginava, iria ocorrer no gramado.

Estão vendo por quê não é de bom alvitre um time de futebol da têmpera e prestígio do perseguido Palmeiras ter  seus jogos exibidos em canais televisivos tipo o de ontem, sem tradição esportiva, que improvisam equipes esportivas de última hora para esses eventos avulsos, sempre com jornalistas e, principalmente, ex-atletas defendendo o adversário do Verdão?

Muito mais, até, do que os próprios globais, eles defenderão e protegerão o  adversário palmeirense, até porque são sempre maioria, escolhidos à dedo por esses canais antes dos jogos. O Palmeiras, ontem, num universo de quase dez profissionais só tinha Prass a defendê-lo. Do narrador aos repórteres do Amazon , todos agiam como bambis, daqueles mais fanáticos...

A presidente palmeirense deve ter vibrado por ter negociado os direitos de um jogaço que deveria ser em canal aberto para o povo, por dois tostões a mais, mas certamente não mediu consequências. 

Além de ter tido a maior parte da torcida afastada do jogo, (a imensa maioria da nação verde não viu o clássico), fez um "marketing às avessas" e subtraiu a aura de importância de que se reveste o Verdão, transformando-o em um time agiota e ávido por faturar,  à sua imagem e semelhança.

A repercussão dos erros de arbitragem através de canais de pouca audiência é mínima, e,  pode-se dizer que todos os equívocos cometidos contra o Palmeiras pelo  foram abafados ou minimizados no sentido de que não viessem a ser discutidos.

Tentarei sintetizar os próximos aspectos do jogo e do Palmeiras para não alongar ainda mais:

1) Abel escalou o que tinha de melhor no elenco para iniciar o jogo, mas demorou demais para substituir algumas peças quando o seu time já não rendia mais como no início do jogo.

2) Ao sentir que era dono do jogo (com 13 minutos já vencia por 2 x 0), Abel deveria, como se diz na gíria, "tratorar" o adversário e não atraí-lo  contra si no campo defensivo para jogar em contra-ataques. Ouso afirmar que, taticamente, Abel, ontem, suicidou-se! 

3) Para jogar assim, só se fosse com Rôny, cuja ausência custou caro ao time do Verdão. Com Rôny e aquela vantagem, o Palmeiras não teria perdido. Faltou um centro-avante e não foram raros os cruzamentos à área sãopaulina sem que o Palmeiras tivesse vivalma no setor nem Rôny, que marcao tempo todo e ainda arruma tempo para brincar de camisa nove.

4) Pela quinta vez consecutiva o Palmeiras perde um jogo decisivo nos pênaltis. Além de ter batedores de pouca habilidade, o Verdão não possui um goleiro daqueles a que chamamos de "pegador de pênaltis". Especificamente ontem, que não se culpe Weverton que até defendeu uma cobrança, mas foi pouco, porque os atacantes palmeirenses não foram felizes e bateram sempre mal.

5) Há que se ressaltar que ontem, até a torcida fraquejou, pois a partir do momento em que Vuaden presenteou o adversário prenteando-o com um pênalti inexistente houve, a partir daí, como que um silêncio quase sepulcral no Allianz e até o final do jogo a galera não foi a mesma de outros jogos.

São tantas coisas pra se falar e abordar mas hoje vou ficar por aqui. 

Gostaria de saber apenas se o Palmeiras fará uma campanha pública contra o árbitro gaúcho, ou, como vem ocorrendo há anos, colocará a galha dentro?

Já passaram da hora e dos limites a necessidade de o Palmeiras atacar a imagem positiva que a mídia já começa a fazer de um árbitro faccioso e que teve participação ativa na construção do resultado de outro choque-rei.

COMENTE COMENTE COMENTE