Observatório Alviverde

09/01/2014

A MÍDIA MENTE PARA O POVO AO DIZER QUE O PALMEIRAS NUNCA VENCEU A COPA SÃO PAULO DE JUNIORES!!


 
 Palmeiras, o único campeão dos campeões da Copa São Paulo de juniores!

A mídia, mormente a televisiva, continua, inexplicavelmente, irresponsavelmente, descaradamente,  ignorando e omitindo a grande conquista obtida pelo Pàlmeiras, da mais importante de todas as Copas São Paulo até hoje realizadas: a Supercopa dos Campeões da Copa São Paulo de juniores.

Não houve, ainda, nenhum cronista suficientemente corajoso e independente, disposto a peitar e a romper com o sistema e denunciar o "status quo" imposto pelos atuais caciques da crônica esportiva paulistana (Juca, Prado, Neves Trajano e Cia) que não consideram o Palmeiras um legítimo campeão da Copa São Paulo.

Interessante é que esses mesmos indivíduos colocam o CU-rintia como campeão mundial e alguns chegam a afirmar que os gambás são os "primeiros" campeões da competição.

O primeiro mundial de clubes organizado pela Fifa  no ano 2000 redundou em um fracasso técnico e financeiro de tal monta que a Fifa cancelou a competição no ano seguinte e nominou a competição realizada no Brasil como "Torneio de Verão"!

Destaque-se que a alvinegrada só pôde participar do mundial porque o então presidente do Verdão, cujo nome prefiro não mencionar, de forma surpreendente e inexplicavel (teria sido mesmo assim?), cedeu-lhes, generosamente, a vaga que, de fato e de direito, era nossa, traindo a nação verde e proporcionando ao inimigo a condição de se agigantar no cenário esportivo nacional e internacional .

Nada mais justo, porém -falando muito seriamente- do que reconhecer o título de nosso maior adversário, conquistado dentro de campo, ainda que, como sempre ocorre, com o auxílio luxuoso de árbitros e arbitragens, expressão imortalizada por Luís Melodia.

O que se tem de levar em consideração, é o fato de ter sido aquele torneio, uma competição de cunho oficial, organizado e patrocinado pela Fifa, anunciado, à época, como o "start" de uma nova modalidade de competição que seria sequenciada pela entidade a partir do ano subsequente.

Eu nem quero entrar no mérito da atitude submissa e vassala de nosso  abominável ex-presidente que, -imagina-se porquê-, transferiu a vaga que, por direito, era do Palmeiras, concedendo-a ao nosso maior e pior adversário.

Na verdade, o que desejo salientar, sublinhar e grifar é que, partindo-se da premissa de que a Fifa patrocinou e o Palmeiras, inocentemente -será que foi inocentemente mesmo?-, a entregou (a vaga) subservientemente  ao CU-rintia que roubou a festa, ganhou a competição e ficou com o título...

Do mesmo modo, no longínquo ano de 1950, exatamente na metade do século passado, o Palmeiras participou de uma competição de abrangência mundial sob a tutela da Fifa, tornando-se o primeiro Campeão Mundial de Clubes.

Foi um torneio seriíssimo, pautado pela qualidade técnica, pela disputa e pela competitividade, que teve a participação, além dos brasileiros  Palmeiras e Vasco da Gama,  do Juventus de Turim, Áustria de Viena, Estrela Vermelha da Iugoslávia, Sporting de Portugal, Nacional do Uruguai e Nice da França, clubes campeões em seus países que representavam a elite do futebol em seus respectivos países.

A mídia brasileira, sobretudo a carioca, àquela época muito mais importante do que a paulista pois o Rio era a capital federal, reconheceu a extraordinária façanha do alviverde do Parque Antárctica -com C de campeão no meio da palavra- e proclamou a equipe como Campeã do Mundo.

O fato foi, também, reverberado pelos principais jornais do mundo, principalmente naqueles especializados em esportes. 

Aliás eu nem sei se o Palmeiras, antes de elaborar o dossiê remetido à Fifa, os pesquisou, também fora do país e nem se incluiu as cópias xerográficas pertinentes do que foi publicado no exterior, ao apresentar o arrazoado reivindicante ao título à entidade mor do futebol mundial.

Mas o que importou foi que o justo e perfeito titulo de campeão mundial pelo Palmeiras foi reconhecido pela FIFA, em 30 de março de 2007. 

Segundo a entidade, o Palmeiras, a partir daquela data, passava a ostentar o título de campeão do primeiro Campeonato Mundial de Clubes com o aval e reconhecimento dela própria.

Mas a crônica esportiva paulistana, como soi, sempre, acontecer com as reivindicações do Palmeiras, refutou, não aceitou, pouco divulgou e, principalmente. trabalhou para que o laurel nos fosse arrebatado. Foi!

A Fifa, leia-se Blatter, voltou atrás de sua decisão tendo retirado o "reconhecimento do título mundial palmeirense" no dia 15 de dezembro de 2007.

Anotem, agora, uma coincidência histórica, principalmente aqueles torcedores que costumam culpar um palmeirense paspalhão da mídia, o parlapatão que trabalha na ESPN que, graciosamente, teria escrito à FIFA, a fim de contestar a conquista de seu próprio clube. 

Esse indivíduo, o decoreba-mór do futebol brasileiro, pode até ter tido esse espasmo de burrice, mas, convenhamos, jamais seria dotado de um poder suficientemente capaz de alterar uma decisão que a Fifa já promulgara e houvera anunciado ao Mundo, ao Brasil e a São Paulo, nessa ordem, com certeza.

Digo isso, pois, em qualquer situação de dúvida ou de demandas que envolvam o Palmeiras em que o time tenha razão, ocorre sempre, invariavelmente, e cronologicamente, assim:

o mundo se convence, o Brasil se convence, mas São Paulo sempre nega, estrila e contesta pela a imprensinha "sereiabambigambática", incorrigível! (com mínimas exceções)!

Já está consagrado como verdade absoluta que nada neste mundo que favoreça o Palmeiras é aceito ou adotado por 95% da mídia paulistana, a pior do Brasil!

"Isso é uma vergonha", parafraseando o palmeirense Bóris Casóy que repete e repercurte uma expressão alheia, a mesma usada por nossos trisavós nos tempos em que se dizia que era possível amarrar cachorro com linguiça.

A respeito do assunto, quero chamar a atenção de todos para um aspecto interessante que, até hoje,  não foi abordado por ninguém, referente à inexplicável suspensão do reconhecimento do título mundial do Palmeiras.

Anotem aí porque não está nos livros, nos vídeos e nem nos jornais.

A cassação do reconhecimento do título em dezembro de 2007, decorridos 10 meses após a outorga, coincide com o ano em que Blatter chegou ao Brasil para as negociações de viabilização da Copa a ser realizada este ano em nosso país.

Blatter esteve, várias vezes, com Lula, então presidente da república, e com Ricardo Teixeira, contra quem já assacavam denúncias de irregularidade de gestão junto à CBF.

Se o cancelamento do reconhecimento da conquista do Palmeiras ocorreu depois da vinda de Joseph Blatter ao Brasil e de várias reuniões dele com o então presidente, o curitianus Lula e com o próprio Teixeira, fica fácil saber porque, intempestivamente, o Palmeiras perdeu o título.

Por simples dedução eu acredito que a retirada do Palmeiras dos anais da Fifa como primeiro campeão mundial de clubes, decorreu de algum pedido ou trâmite oficial, em troca de de facilitações para a viabilização da Copa do Mundo no Brasil! Tá mais na cara do que cavanhaque, barba e bigode!

De fato, o Brasil abriu as pernas para a Fifa e as concessões governamentais ultrapassaram a abrangência do caderno de encargos da entidade. Quem tem olhos para ver, veja!

Reparem que a farra da construção dos estádios em um país que vive convulsões sociais por falta de moradia, começou aí:

LEIAM: 

 "No dia 13 de abril de 2007, após visitar o Maracanã, no Rio de Janeiro, o Morumbi, em São Paulo, o Mineirão, em Belo Horizonte, e o Beira-Rio, em Porto Alegre, Blatter disse que o país não tinha nenhum estádio em condições de sediar a Copa. Lula, porém, disse a jornalistas no dia 15 de setembro de 2006 que o Brasil deveria construir doze novos estádios para ser capaz de sediar a Copa. Lula ainda disse que nem mesmo a Kyocera Arena, o moderno estádio do Atlético Paranaense em Curitiba, tinha os pré-requisitos, pois havia questões de acesso e estacionamento.

LEIAM MAIS:

Em 31 de maio de 2007, encerrou-se o prazo dado pela FIFA e pela CBF para que as cidades interessadas em sediar partidas do Mundial fizessem suas respectivas candidaturas. Vinte e uma cidades de dezenove estados, mais o Distrito Federal entregaram à comissão organizadora os protocolos preenchidos de acordo com o Caderno de Encargos da FIFA.

Em 31 de julho de 2007 a CBF entregou na séde da FIFA em Zurique, na Suiça entregou entregou na sede da FIFA em Zurique, na Suíça, os documentos da proposta, na qual apareciam as dezoito cidades selecionadas (incluída a candidatura conjunta de Recife e Olinda).2

No final no mês de agosto de 2007 uma comissão formada por inspetores da FIFA esteve nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, para vistoriar pessoalmente os estádios e a infra-estrutura destas cidades candidatas a sede. Além das visitas, os inspetores da FIFA assistiram às apresentações dos projetos das demais cidades candidatas.

No dia 30 de outubro de 2007 a FIFA ratificou o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014.3 A escolha das cidades-sede ficou para o fim de 2008.4

Alguém já disse isto, que Lula, possivelmente, provavelmente, pode ter tirado o título mundial do Palmeiras?  

Não disseram?

Pois Alcides Drummond está dizendo! 

Por suposição, desconfio que sim e os fatos corroboram com as minhas suspeitas:

Pesquisem, todos, as datas as negociações que envolveram a Copa e vejam se não temos razões, de sobejo, para desconfiar de uma maracutaia de enormes proporções que vitimou o nosso clube!

Não, este não é um pronunciamento político, haja vista que não voto em ninguém há quase 30 anos e considero Lula, FHC et caterva política, todos, farinha de um mesmo saco.

Se Lula, fanaticíssimo torcedor curintiano e, certamente, um antipalmeirense convicto, doou, com o nosso dinheiro um estádio para seu time, imaginem o que ele não seria capaz de fazer para afundar o Palmeiras!

Voltemos, agora, ao assunto Copa São Paulo e a ausência de reconhecimento da mídia

Da mesma forma que a Fifa patrocinou a Copa Rio-50, que a imprensa brasileira da época chamou de Mundial de Clubes...

Da mesma forma que o governo federal do Marechal Eurico Gaspar Dutra financiou a competição...

Da mesma forma que a antiga CBD implementou e organizou a competição, a Prefeitura paulistana patrocinou a Supercopa de júniores de 1995 e a FPF organizou a competição...

O Palmeiras, convidado, -assim como o Curintia no Mundial 2000-, também ganhou a Copinha...

Então, verificadas as mesmas circunstâncias, por que a mídia insiste em dizer que o Palmeiras nunca ganhou a competição?

Por que age com dois pesos e duas medidas para analisar situações análogas?

Na verdade, os homens da pena, das câmeras e dos microfones, sem uma isolada exceção que seja, sequer registram o feito palmeirense e nem lhe atribuem toda a ênfase que merece.

É irritante se ouvir a toda hora em uma transmissão televisiva comentários dirigidos, incompatíveis com a verdade, segundo os quais o Palmeiras nunca, jamais e em tempo algum conseguiu ganhar a Copinha.

Se mencionassem que o Palmeiras ainda não venceu nenhuma das edições normais da competição, seria errado mas compreender-se-ia. 

Principalmente se  citassem nessa hora que o clube venceu a maior e melhor de todas, a síntese de todas as Copas São Paulo, a Supercopa dos Campeões das Copas São Paulo, ainda se aceitaria...

Porém, como um legítimo campeão da competição em sua edição mais importante e destacada, o Palmeiras jamais é citado e, parece que a Copa dos Campeões da Copa São Paulo, simplesmente, jamais existiu.

Na qualidade de convidado, o Palmeiras, em 95, roubou a festa e levantou com brilho e justiça a maior, melhor e mais importante entre todas as Copas São Paulo até hoje realizadas, a Supercopa São Paulo de Futebol Júnior, a competição que reunia todos os campeões da Copinha até então.

Fosse o CU-rintia, os bambis ou as sereinhas da Vila, a mídia paulistana faria um grande estardalhaço e não se omitiria na divulgação do feito, como vem ocorrendo através dos tempos.

O Palmeiras não é, apenas, campeão de uma das edições da CSP, mas, acima disso, é o único "Campeão dos Campeões".

Os curintianus da mídia que não reconhecem o título palmeirense de 95, por mera questão de coerência e honestidade, que parem, então, de alegar que o Cu-rintia é bicampeão mundial.

Neste endereço a prova do título da supercopa dos campeões pelo Palmeiras;

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Supercopa_S%C3%A3o_Paulo_de_Futebol_J%C3%BAnior_de_1995

A propósito de Copa São Paulo, como joga o lateral esquerdo do time do Palmeiras que decide amanhã o primeiro lugar do grupo com o São Carlos!

Como joga o Cristopher, como joga o Erik!

Pelo que eu vi, os três jogadores, talentosos, ofensivos e de grande habilidade, têm condições de sobra para serem promovidos ao time principal.

E ainda tem gente querendo Alex, Elano e jogadores de renome...

O Palmeiras tem de abdicar da condição de "nono" que ostenta há tantos anos e revigorar-se, em todos os sentidos, com os haustos refrescantes da juventude e da modernidade.

Pelo que tenho visto, Nobre, na contramão do pensamento e do discurso dos dinossauros retrógrados que infestam as nossas alamedas e os bastidores do Allianz Park, está retirando o Palmeiras dos mares revoltos da ostentação, da arrogância e da vaidade conduzindo o Palmeiras a um porto seguro no curso de sua existência.

Chega de prepotência! Futebol se faz com dinheiro -de preferência, pouco- e muita inteligência!

 Qualquer time que não agir assim, dificilmente sobreviverá! (AD)

COMENTE COMENTE COMENTE

NA TV
Dezenas de locutores estão narrando a Copinha, pelo Sportv, ESPN e outros canais, mas só um convence: Jota Júnior.

Quem vê a Copa SP só quer, dos narradores, a identificação dos jogadores, nada mais do que isso.

Dispensamos os comentários desnecessários e a encheção de linguiça, que vêm ocorrendo, principalmente, nas transmissões da ESPN, horríveis! Lá não existe narração, só comentários!

A propósito, Jota, locutor sério, correto e sempre bem informado, decano na profissão, bem que poderia divulgar mais amiúde que o Palmeiras ganhou, sim, uma Copa São Paulo, justamente a Copa dos Campeões, a mais importante realizada até os dias de hoje! (AD)