Observatório Alviverde

27/02/2016

OS REIS DAS ABOBRINHAS (RECADO IMPORTANTE AOS COMPANHEIROS DE CRÔNICA DO INTERIOR PAULISTA)


Image result for falar abobrinha
Assim falavam o criador e o maior propagandista da Lei Pelé!

Não tenho por hábito acompanhar a ESPN antipaticíssima rede televisiva que tem o pior time de jornalistas da televisão brasileira, ressalvadas exceções. Poucas!

Basta que se diga que tem como expoentes dois dinossauros da comunicação do Brasil, José Trajano e Juca Kfoury, fracos, pra lá de superados e campeões em rejeição. Trajano só sabe criticar e Juca denunciar.

Oriundos da mídia escrita, um pelo outro, em mídia eletrônica, não fico com nenhum.

E não fico em face da incompetência, tanto e quanto da arrogância e a antipatia que irradiam, seja ao microfone ou pelo vídeo, não obstante a costumeira pobreza do conteúdo que apresentam, reflexo, afinal, da indigência das ideias dessa dupla que parece mesmo remanescer da era mesozoica.

Como se não bastassem essas virtudes às avessas, também são portadores de um clubismo "marketemente", digo, marcantemente voltado à celebração e promoção exclusiva de alguns poucos clubes como Curintia, Bambis, Fla e Flu em detrimento dos demais, mormente o Palmeiras.

O fanático curicano Juca todo mundo já conhece bem, tanto e quanto as suas ilimitadas ambições para além do jornalismo. Ele conseguiu o feito de participar quase na condição de ministro do governo FHC e foi só o PT chegar ao poder para que ele aderir aos então novos donatários do Brasil. Preciso mais dizer o quê?

Alguém já viu, leu ou ouviu Trajano, uma única vez que fosse, falar bem do Palmeiras ou elogiar algum jogador do Verdão?

Ele gosta tanto de criticar o Palmeiras que até a única unanimidade palmeirense, o goleiro Marcos ele não poupou, chamando-o, grosseiramente e sem nenhum motivo plausível de podre, em pleno ar se esquecendo, porém de, antes, mirar-se no espelho, olhar para o umbigo ou de apalpar seu próprio rabo.

Trajano e Kfoury, estão entre os maiores responsáveis pela decadência e pelo estado atual do futebol brasileiro, tanto e quanto pelo estado semi-falimentar que o envolve, nas qualidades respectivas de  "arauto-propagandista" e "redator-criador" da famigerada Lei Pelé. Juca, ainda melhor, e em linguagem bem vulgar, "o puto que pariu".

Quem não se lembra de "ambos os dois" bostejando conjuntamente, isto é, apresentando o programa "Cartão Verde" da TV Cultura, coadjuvados por Flávio Prado e assemelhados?

Quem não se recorda dos discursos vaziíssimos deles e de outros pseudo jornalistas escolhidos a dedo e eventualmente alguns convidados especialíssimos que participavam alternativamente da farra, na condição de apoiadores da excrescência jurídica?

Alguém se lembra de algum "Cartão Verde" levado ao ar com a presença de um único ser humano que contestasse ou ao menos divergisse das ideias dos dois tiranossauros midiáticos? Claro que o fizeram propositadamente para dar a entender que a Lei Pelé era uma unanimidade no Brasil. Jamais foi! 

Com muita lábia e argumentação inconsistente, em outra palavra, por embromação, conseguiram impor ao país a falsa imagem da eficácia da autêntica ideia de jerico emanada de seus cérebros inconsequentes, que decretou o enfraquecimento dos grandes clubes e a pena de morte dos clubes do interior, estes na qualidade de as nascentes do futebol brasileiro.

Esquecendo-se de tudo que fizeram em termos de pensamentos, palavras e obras, agora que a vaca foi pro brejo e o futebol brasileiro não consegue mais se impor sequer aos seus outrora fregueses da América do Sul, esses mesmos "profissionais", na maior cara-de-pau, vão a público para criticar a estrutura dos clubes, a incompetência dos dirigentes e a indigência técnica do futebol nacional que eles próprios destruíram. É muita desfaçatez!

Pregando, paralelamente, o desmonte dos campeonatos estaduais outro entre os produtos da inconsequente, irresponsável e devastadora passagem desses cronistas pela TV (ironicamente a TV Cultura) essa é a razão precípua da queda do índice técnico e do esvaziamento do futebol brasileiro. O resto, é mera consequência...

Com o apequenamento e o fechamento de centenas de clubes pelo país por falta absoluta de perspectivas, já não existe mais a quantidade de jogadores de outras épocas para que se se apure a qualidade.

É por isso que o mercado está inundado de argentinos, uruguaios, chilenos, colombianos, paraguaios, bolivianos e, ultimamente, até de equatorianos, não bastassem os africanos que não conseguem um clube na Europa.

O Brasil, de dimensões continentais, não pode e não deve jamais copiar o modelo dos minúsculos países europeus de população muito menor e de extensões territoriais mínimas. E no entanto, é uma cópia ou, quem sabe, o próprio papel carbono.

Em um único ponto admiro esses "oportunistas", digo,"cronistas": pelo poder de proselitismo convencimento, conversão e persuasão das massas, de fazer inveja a Goebbels.

Acredite quem quiser, mas eles influenciaram e conseguiram convencer até muita gente lúcida e inteligente de que a estúpida legislação que tanto defendiam, propunham e acabaram por impor ao futebol brasileiro era uma panaceia.

Foi tão forte e de tal magnitude a influência deles que conseguiram convencer quase que unanimemente as novas gerações. Os desavisados jovens de hoje em dia (com mínimas exceções) a  assimilaram as heresias, colocando-as na cabeça, como se fossem dogmas.

Assim em índice superior a 95% os jovens foram convencidos e hoje acreditam piamente que os campeonatos estaduais brasileiro são um lixo, em entulho e que não deveriam ser realizados.

Imaginam que só existe futebol na Europa e que o futebol europeu está anos luz à frente do sul-americano, quando se sabe que os melhores jogadores que por lá se exibem são importados a peso de ouro, egressos de outros continentes, mormente das Américas, principalmente do Brasil.

Da mesma forma, aproveitaram-se da escolha (equivocada) do despreparado Edson Arantes do Nascimento para ministro (alguém teve coragem de dizer isto em qualquer tempo?) e impuseram ao futebol brasileiro uma pena de morte lenta e branda, principalmente dos clubes do interior e daqueles de menor expressão. É por isso que o futebol brasileiro, agonizante, grita e clama inutilmente por socorro.

Para que todos tenham uma ideia da gravidade de meu relato, a "Lei Pelé" foi tão daninha ao futebol brasileiro que o próprio Pelé, há dois anos, a criticou aberta e veementemente ao declarar à imprensa que "Antes, o jogador ficava cinco, dez anos jogando no mesmo clube. Hoje não é mais assim. Muito empresário leva o jogador para a Ásia, Rússia e esquece ele lá, faz o que quiser. Então tem essa parte ruim, que o clube não é mais dono do jogador, o empresário é que manda".

Será que o "Negão" (era como se chamava respeitosamente Pelé ao seu tempo) se deu conta de que foi enganado e, sobretudo, usado? 

Aliás, se mal pergunto, vocês, respeitáveis colegas da mídia interiorana, principalmente àqueles do interior paulista: até quando vocês vão continuar a tietagem a esses cronistas (ir) responsáveis pela destruição do futebol e da própria crônica esportiva hinterlandense?

Ou vão continuar estendendo o tapete vermelho para recepcioná-los quando eles passarem ou estiverem em suas cidades para cobrir qualquer evento?

Vão convidá-los para almoçar ou jantar no melhor restaurante da cidade? Vão levá-los aos estúdios das emissoras de rádio e tv de suas cidades e entrevistá-los como celebridades? Irão homenageá-los nas festas de melhores do esporte ao final de cada ano?

Para encerrar vou repetir uma imagem por mim usada várias vezes a qual repito novamente neste instante por não achar outra mais apropriada à situação:

Ou vão, os meus amigos do interior, fazer como os habitantes de Lima, Peru, que construíram uma estátua para homenagear Pizarro, que a conquistou à custa de sangue, morte e destruição?  

Juca, Trajano, Prado e outros jornalista menos votados foram autênticos Pizarros na vida  de todos times do interior!

==============================

A CRÔNICA ACIMA É UM DESABAFO DO AUTOR, ORIUNDO DO INTERIOR E QUE ASSISTE À MORTE LENTA DO FUTEBOL BRASILEIRO, VÍTIMA DE PESSOAS SEM A MENOR VISÃO DO ESPORTE, SEM TER  NINGUÉM QUE O DEFENDA.

A SALVAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO TANTO E QUANTO A VOLTA DOS GRANDES ESPETÁCULOS E A MULTIPLICAÇÃO DOS GRANDES CRAQUES NOS GRAMADOS DEPENDE DA RECUPERAÇÃO DOS GRANDES TIMES INTERIORANOS TANTO E QUANTO PRINCIPALMENTE DA RESTAURAÇÃO DOS CAMPEONATOS ESTADUAIS.

SE OS TIMES INTERIORANOS FOREM SALVOS, TAMBÉM A MÍDIA INTERIORANA VAI SE RECUPERAR E VOLTARÁ A SER VALORIZADA COMO ERA ANTES.

A SALVAÇÃO DEPENDE DE UMA REAÇÃO EM CONTRAFLUXO, ISTO É, DO INTERIOR PARA A CAPITAL E UM CONSTANTE COMBATE AOS CRONISTAS COM IDEIAS DE JERICO TIPO AQUELES APONTADOS NESTA CRÔNICA!

===============================

PALMEIRAS  

O tema, hoje, é livre! Afinal o time ainda vai treinar antes da definição de quem vai ser escalado para enfrentar a Ferroviária.

Independentemente da postagem, destaque o assunto de sua preferência e o coloque em debate! (AD)