Observatório Alviverde

03/06/2015

MAIS UM PARTO DA MONTANHA!


 Resultado de imagem para alecsandro flamengo
Alecsandro 11 gols, este ano, pelo Flamengo, contratado pelo Palmeiras!
Mas Mattos não havia acenado com Fred, Barrios e até com Luis Fabiano?
 
Quem estudou latim por certo se lembra da fábula "o parto da montanha" que já divulguei, aqui, mas que vale a pena repetir porque é muito pertinente.

Conta a história de uma montanha que, prestes a dar à luz, fazia um barulho descomunal, emitindo uivos e gritos de desespero pelas dores do parto. 

À distância, o povo imaginava o tamanho do monstro que iria sair das entranhas da montanha, e isso gerava uma enorme expectativa. 

Mas a montanha deu à luz um rato. 

Assim procedeu o Palmeiras na contratação do novo centro-avante, que chega com seis meses de atraso.

O Verdão acenou com Fred, Barrios e, até, com Luis Fabiano, mas terminou, mesmo, contratando Alecsandro, reeditando "o parto da montanha". 

No Palmeiras, não é, apenas, a história que se repete, as próprias fábulas se repetem. Há quantos anos é assim?

Atacante mediano, irregularíssimo, o filho de Lela, aquele do Norusca, da Inter de Limeira e do Coritiba, Alec nunca esquentou o lugar em qualquer dos clubes que defendeu e, apesar dos gols que marcava, jamais conseguiu, em qualquer deles, o status de ídolo.

Vejam que, apesar dos onze gols assinaldos, ele sai do Flamengo sem que ecoe uma única voz de protesto em sua despedida carioca. 

Detalhe: será a primeira vez que Alecsandro, natural de Bauru, vai atuar à vista de seus coestaduanos -ele nunca defendeu qualquer time paulista- e isso pode ser altamente motivador para  o atleta.

De boas envergadura e estatura,1,84m, e, já quase um veterano, 34 anos, Alec está chegando ao Palmeiras mediante salários mensais *dizem* de 350 mil, mais a produtividade.

Nada tenho *ninguém deve ter* contra o salário pago a qualquer jogador, mas, convenhamos, é um despropósito o Palmeiras pagar tanto a um mediano e não valorizar o único craque de que dispõe no elenco, o mago Valdívia.

Apesar de tudo, quero dizer a vocês que não sou cético em relação a Alecsandro e creio que é um jogador que pode dar certo se explorado, taticamente, em suas melhores características.

Em primeiro lugar quero dizer que enganam-se aqueles que imaginam ser Alecgol, como o chamam, um centro-avante que atue enfiado, dentro da área adversária.

Ele gosta, mesmo, é de atuar fora dessa circunscrição, vindo de trás e  tendo como pontos fortes o bom posicionamento, o arranque forte e incontível, um bom "cabeceio" (royalties para o saudoso locutor da Band, o palmeirense Marco Antonio Mattos), a determinação, oportunismo, o chute forte e, aos 34 anos, acrescentando a tudo isso uma boa dose de experiência.

Não esperem, porém, de Alecsandro a condição técnica de um craque porquanto ele se situa muito longe dessa esfera, ostentando, apenas, a condição de jogador, tecnicamente, de mediano a bom.

Mas esperem, sim, muito empenho, esforço, espírito de luta, aplicação, muita força e gols. Ele sabe fazer gols. 

Estive, várias vezes, nos estádios, imaginando que Alecsandro não iria fazer, absolutamente, n-a-d-a! Todas as vezes ele me contrariou e surpreendeu com a feitura de vários gols. 


Mas, por dever de consciência, obrigo-me a dizer, sinceramente, que  Alecsandro não é *nunca foi* o centroavante dos meus sonhos!

No entanto, a bem da justiça e das muitas vezes em que ele me contrariou, mostrando não ser, como eu supunha, um tosco, um grosso ou um inofensivo tanque, devo, também, dizer que, ele, "não é o centroavante dos meus pesadelos".

Numa boa, ele está alguns degraus acima de Cristaldo e de Leandro Pereira, em que pese o enorme potencial de Leandro, que carece de experiência, de um bom preparo psicológico e, principalmente, de um esquema tático favorável, para jogar o que jogou ano passado pela Chapecoense e se consagrar com a camisa do Verdão.

VOCÊ GOSTOU DA CONTRATAÇÃO DE LEANDRO?

OU O PALMEIRAS MERECIA COISA MELHOR?

COMENTE COMENTE COMENTE

NA TV 
Recebi, via e-mail, a manifestação da leitora do OAV, Mara Lúcia, de Sorocaba, SP, indignada com tudo o que leu, viu e ouviu esta semana na TV após a absoluta e incontestável vitória do Palmeiras sobre o curica por 2 x 0.

Tomo a liberdade de publicar o pensamento de Mara Lúcia, pois retrata muitas coisas que este blog vem criticando e divulgando amiúde.

Assim disse Mara Lúcia:
 
(SIC)
"A IMPRENSA ESTÁ DE LUTO!


Nesses dois últimos jogos  PALMEIRAS X CORINTHIANS, percebo o favorecimento da imprensa ao time do “Itaquerão”. Os comentaristas  esportistas mostraram de forma extravagante a tristeza pela derrota do seu time.


Fiquei perplexa com a posição dos comentaristas do SPORT TV nesses dois últimos  jogos Palmeiras x Corinthians, principalmente o do Campeonato Paulista, onde o querido time deles foi desclassificado do Paulistão. 

Eles mal conseguiam finalizar os comentários após o jogo, foi uma tristeza sem fim. 

Eles não acreditavam no que havia acontecido com o “timão”, perdendo para o um time, que na visão deles, não tinha capacidade para vencer, pois o maior objetivo da imprensa de São Paulo é sempre colocar o Palmeiras na posição de inferioridade, onde os problemas só acontecem com ele.  

Essa renovação do Valdívia no Palmeiras está deixando os comentaristas à flor da pele, sem dormir, pois o objetivo da imprensa é tumultuar e passar uma imagem de que o jogador é um “estorvo” ao time, de que só dará prejuízos e suas lesões não o deixarão jogar. 

Neste ultimo jogo Valdívia mostrou o porquê de toda essa preocupação da imprensa em relação a sua renovação. Ele fez toda a diferença e os homens da mídia perceberam o quanto o Valdívia é importante para o time e sua presença  primordial para as conquistas futuras.


Muitos "profissionais" do jornalismo esportivo não disfarçaram a raiva que têm do Palmeiras, principalmente porque o Palmeiras não faz parte dessa corja nojenta que é a imprensa esportiva paulistana, cujo profissionalismo deixou de existir há muito tempo. Exemplo mais claro é o programa esportivo da BAND , aquilo é uma verdadeira piada.
Vendo tudo isso, os comentaristas do jornalismo esportivo brasileiro principalmente do SPORT TV e ESPN , nos ensinam como não ser um anti profissional. 

Se a TV brasileira tivesse um pouco mais de profissionalismo e agisse com mais decência esses profissionais jamais ali estariam."(ML)

FAZENDO JUSTIÇA: 
Ao entrevistar Prass, Rafael Marques e Oswaldo de Oliveira, a Fox Sports, em uma semana, dedicou mais tempo e fez muito mais pelo Palmeiras do que a Globo, Sportv, Premier  e todos os seus canais satélites em um ano de programação! (AD)