Observatório Alviverde

31/08/2013

O PALMEIRAS TEM UM JOGO EMBLEMÁTICO ESTA NOITE EM FORTALEZA!

 

Se existe uma palavra na moda é a tal emblemática, que tantos pronunciam e tão poucos sabem o que, realmente,  significa.

Hoje permito-me urilizá-la, não em seu quilometrico lato sensu, isto é, em sua abudante abrangência de significados, mas em stricto sensu, quero dizer, em sua aplicabilidade, oportuníssima, ao jogo Ceará e Palmeiras às 21H de hoje, no Castelão, em Fortaleza.

Por estranho ou  paradoxal que possa parecer, o duelo de logo mais é um evento que, embora nada decida, pode se transformar em um divisor de águas na vida do Palmeiras, em seu processo penoso e sofrido de retorno à elite.

As duas derrotas subsequentes em Varginha e Curitiba, foram muito sentidas pelo grupo, e, tenho certeza, irão influenciar demais no comportamento da equipe esta noite, para o bem ou para o mal.

Quem não sabe, por exemplo, que a ausência daquele que era um de nossos esteios defensivos, Vilson, vai ser muito sentida?

Quem não sabe, conhecendo a história de tantos fracassos do Palmeiras, do perigo que representa uma derrota para o alvinegro cearense que pode, perfeitamente, desencadear, uma série sucessiva de perigosas derrotas?

É óbvio que estou falando em possibilidades remotíssimas que, do ponto de vista prático, estão longe de acontecer, mas em se tratando de Palmeiras, o impossível acontece. Todo cuidado, é pouco!

Entretanto e apesar de tudo, o meu recado neste OAV, não envolve pessimismos, mas, exclusivamente, os meus medos em face de um improvável, mas duríssimo revés em que o time não fosse promovido , que representaria a nossa repetência na série B, justamente no ano de nosso centenário.

Porém, se há algumas razões para a aguçar a nossa preocupação, muito mais existem, outras, para elevar o nosso otimismo.

As duas últimas derrotas do Verdão tendem a provocar os jogadores, motivando-os a realizar, hoje, um grande jogo.

Pelo que pude denotar nas entrevistas, há um grande desejo em toda a equipe de lutar e conseguir dar a volta por cima! Isso se chama vergonha na cara e é um ótimo sinal!

A desclassificação – merecidíssima- da Copa do Brasil, faz com que a rapaziada caia na real e passe a se concentrar, agora, exclusivamente, no grande e solitário objetivo deste resto de ano, o retorno à primeira divisão.

Tenho esperança, mais do que na vitória, em uma grande apresentação da equipe, justamente porque está de volta o seu melhor técnico, digo, jogador, o chileno Valdívia que, se puder jogar e conseguir ficar em pé, vai fazer a diferença.

As alterações anunciadas por Kleina, que, depois que a porta arrombou coloca o time pra jogar ofensivamente e escala, com certeza, os melhores de cada posição, creio, também vai demarcar a diferença técnica entre as equipes. .

Com Valdívia, Mendieta,Wesley, Leandro e Alan Kardec, temos, no papel, um ataque de primeira divisão, que, na prática, tem capacidade para pontuar várias vezes.

Aliás, o duelo de ataques será s-e-n-s-a-c-i-o-n-a-l, haja vista que os dois grandes atacantes do Vovô, o veterano Magno Alves e o canhoto e experiente Mota, formarão a dupla ofensiva do Ceará.

Tiago Alves, que herdou a camisa de Vilson e assumiu o posto de zagueiro interior pela direita em dupla com Henrique, terá um duro teste, logo na primeira partida em que assume a condição de titular absoluto.

A expectativa do jogo é imensa e segundo a mídia cearense, cerca de 30 mil ingressos haviam sido vendidos até ontem à tarde.

Calculam os cronistas cearenses que o público ultrapassará a casa dos 35 mil expectadores e pode, segundo os mais otimistas, chegar perto dos 40 mil.

Isso não me assusta, porque o Palmeiras tem vivência e experiência para enfrentar esse tipo de situação.

Além disso, o jogo será travado em um estádio grande, amplo, de excelente gramado, em que a torcida cearense será grande, mas estará muito longe do palco dos acontecimentos..

Será exatamente o oposto do que ocorreu quarta-feira passada no Durival de Brito, em Curitiba em que a torcida do Atlético PR parecia estar dentro do gramado..

A enorme procura pelos ingressos e a grande presença de público, só demonstra, de forma definitiva, transparente,  inequívoca, cabal e indesmentível, o alto prestígio do Palmeiras no nordeste e, em especial no estado alencarino.

Os aventureiros doidivanas, parciais e ignorantes que dirigem a Globo sabem disso,  mas continuam irreconciliáveis, visando a desprezar, denegrir e desmoralizar  o Palmeiras.

Eles preferem exibir ao vivo uma pelada de quinta categoria do CU-rintiia, que precisou do apito amigo para derrotar o “extraordinário esquadrão da Luverdense”, do que mostrar um jogo da qualidade e expressão de um Palmeiras e Atlético Pr.

È muita falta de visão e de profissionalismo! Tudo isso é colocado na conta do povo que, em sua maioria absoluta, computada a soma da torcida dos demais times, têm muito mais público do que a gambazada, mesmo no estado de São Paulo.

É, parece que a Rede Globo de Televisão, aderiu, definitivamente aos medíocres que ora (des) governam este país e já assumiu, “in totum”, a tese do jornalista Odyr Cunha, da espanholização das transmissões esportvas da matriz, direcionadas, exclusivamente ao populacho baixo, escrachado e sem dinheiro que torce por Framengo e CU´rintia.

Quando os anunciantes e clientes mais qualificados se derem conta de que estão gastando tanto dinheiro para tentar sensibilizar e motivar quem não pode comprar seus produtos, talvez acabe esse tipo de proteção.

Quem não é o maior, tem de ser o melhor!  Palmeiras, Santos e Bambis são melhores do que o CU-rintia. Muito! Em grupo ou isoladamente!

Fernando Prass; Luis Felipe, Henrique, Tiago Alves e Juninho; Márcio Araújo, Wesley, Mendieta e Valdivia; Leandro e Alan Kardec. Este é  provável time do Palmeiras para esta noite:

Para mim, repito, Kleina escalou o que tem de melhor, isto é, a força máxima.

A única discussão talvez seja a presença de Araújo, mas os demais, creio, não estão envolvivos em discussão desse teor, nem Juninho!

VOCÊ CONSIDERA QUE ESSE É O NOSSO MELHOR TIME POSSÍVEL?

QUEM VOCÊ ESCALARIA OU RETIRARIA DESSA EQUIPE?

O PALMEIRAS É O FAVORITO?

COMENTE COMENTE COMENTE