Observatório Alviverde

18/01/2021

PALMEIRAS 4 X 0 CURICA, RESULTADO MARAVILHOSO NOVES FORA O "SHOWCOLATE" DE BOLA DO ALVIVERDE!

Findo o primeiro tempo e o Palmeiras já metia 2 x 0 no Curica, com Willian e Luiz Adriano jogando muito e "esmerilhando" em campo (royalties para meu saudoso amigo Loureiro Júnior), exibindo um verdadeiro show de bola.

A rigor, o adversário só mostrou alguma coisa de produtivo nos dez ou quinze primeiros minutos, quando deu testa ao Palmeiras e por duas vezes esteve a pique de abrir o marcador. 

Num desses lances uma bola de Jô que explodiu no pé esquerdo da trave de Weverton chegou a assustar o time palmeirense, mas, a partir daí só deu Palmeiras. 

O Curica ficou nisso e depois disso nada mais realizou do ponto de vista ofensivo, jogando em contra-ataques feito time pequeno, sem conseguir, porém, nenhuma jogada de velocidade que viesse a ao menos incomodar a muito bem postada defesa palmeirense. Nas poucas vezes em que chegou, foi através de lances de bola parada e nada mais!

Jogando em casa em seu gramado artificial, ostentando um time muito mais técnico e com jogadores de categoria infinitamente maior, o Palmeiras a partir daí, se impôs, totalmente, em cima do maior rival, tomou conta do meio de campo, dominou amplamente as ações e começou a fustigar insistentemente o gol de Cássio.

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, o Verdão diante do domínio avassalador que exercia, só conseguiu abrir a contagem aos 33 minutos, levando o adversário à desconcentração e ao paroxismo do desespero.

Willian desarmou Gabriel (se o chamassem este indivíduo de Desleal ficaria até melhor) e serviu Rafael Veiga que com um arremate seco mandou rasteiro para o fundo do gol curicano.

Aos 42 Willian fez jogada de ponta passando por Fábio Santos e cruzou, mas na hora do chute com o gol livre Fagner salvou o gol, conseguindo antecipar a Luiz Adriano e pôs a córner. 

Sabem o que marcou o juizeco sem personalidade que tantas vezes em tantas arbitragens  prejudicou o Palmeiras cujo trabalho, ontem, não fosse o VAR teria liquidado o Palmeiras? Marcou tiro de meta"! Pode?

Aos 45 do 1º tempo o Verdão fez seu segundo gol com Luís Adriano, em jogada cuja gênese proveio novamente dos pés de Willian jogador diferenciado, inteligentíssimo e categorizado.  

Recebendo em profundidade, Bigode visualizou Adriano penetrando, lançou-lhe a bola em espetacular assistência ele a  empurrou para o gol vazio. 

O bandeirinha (alguém sabe o nome dele? A Tv não disse!) levantou seu instrumento registrando (como de costume) impedimento e anulando mais um gol para favorecer o Curica, mas o Var, em tempo recorde confirmou a legitimidade do gol palmeirense. Verdão 2 x 0 e fim do 1º tempo!

Na volta do intervalo havia uma expectativa  geral de que o Curica viria com tudo e partiria pra cima do Palmeiras a fim de reagir.  Ficou na suposição, não rolou! 

E não rolou porque o Palmeiras manteve a mesma marcação forte, a mesma postura de jogo e a mesma agressividade ofensiva da primeira fase, asfixiando tática e tecnicamente o time de Vágner Mancini.

As entradas de Ramiro e Léo, nos lugares de Cantillo e Matheus Vital não produziram o efeito desejado por Mancini e pode-se dizer que o Curica até caiu de produção.

Já o Palmeiras deu sequência ao massacre perdendo um gol logo de cara numa bola enfiada no miolo que Willian tentou alcançar e Cássio, na tentativa de salvar, chutou contra o corpo de Jemerson quase fazendo um auto-gol. 

Depois de algumas defesas espetaculares de Cássio que livrou a Curicada de um placar muito maior o Palmeiras chegou ao terceiro gol numa deixada de Luis Adriano para o arremate da canhotinha certeira de Raphael Veiga para o fundo da rede "gambática"! Palmeiras 3 x 0.

Com três gols de vantagem, o Palmeiras continuava "patrão da bola" e embora cuidadoso na defesa para evitar contra-ataques, ia pra cima do rival criando várias situações perigosas e outras de relativo perigo.

Aos 21minutos Gabriel, o desleal, recuou pessimamente a bola para o seu campo defensivo, sem perceber que Luiz Adriano estava livre, ainda que em posição de impedimento.

Essa situação, porém, passou a não existir porque Gabriel, decerto pensando que ainda jogava no Palmeiras, acionou o Luiz Adriano que, na dividida com o desesperado Cássio, levou a melhor fez o quarto gol mostrando porquê é um grande artilheiro. Não foi preciso o VAR para confirmar.

Mas tudo, enfim e ao final de tudo, ficou só nisso em face da agressividade dos jogadores que fazem o time mais indigno, mais sujo e mais violento do Brasil que deveria disputar não o campeonato brasileiro, mas o campeonato argentino!

Quem desconhece que o time corintiano há tantos anos tem (dos árbitros, da mídia e dos dirigentes licença para bater...

O placar, ontem, só não foi mais dilatado pelo fato de o Palmeiras ter tido consciência e, ao menos me pareceu, planejamento de jogo. 

Ficou claro, a partir do momento em que os jogadores palmeirenses não aceitaram provocações e até abdicaram de um resultado mais elástico, a fim de se preservarem em relação às contusões, cartões e expulsões visando aos próximos jogos, todos eles, decisivos.

Foi por isto que o Palmeiras preferiu  cozinhar  gambá em banho-maria, efetuando todas as alterações possíveis e tocando a bola de pé em pé, esperando o tempo passar para se consagrar e mostrar à mídia falastrona e inútil que continua candidatíssimo ao título brasileiro de 2020.

NOTAS DOS JOGADORES DO VERDÃO

(As notas são minhas e você que nos lê deve ter as suas).

Levam 7: Maike,  Viña, Scarpa,  Breno Lopes e Rony.

PS - Emerson Santos e Pedro Acácio levam 7 apenas pela participação.

Levam 7,5: Menino, Kuscevic e Zé Rafael.

Levam 8: Weverton e Danilo.

Leva 8,5: Luan.

Levam 9: Willian (a personalidade do jogo) e Raphael Veiga, pelos dois gols!

Leva 9,5 Luiz Adriano (o craque do jogo)

Os dois gols fizeram a diferença pró Adriano!

Leva 9 (também) Abel Ferreira e sua comissão técnica.

COMENTE COMENTE COMENTE

HOJE TEM PALMEIRAS X CORINTIANS O MAIOR CLÁSSICO DO FUTEBOL MUNDIAL!

Não, não pensem que exagero no destaque, pois não existe no planeta (jamais existiu) nenhum clássico comparável ao "derby" paulistano!

Sou convicto de que o nosso derby supera em muito Real Madrid x Barcelona, Juventus de Turim x Milan, Roma ou Inter de Milão, tanto e quanto qualquer confronto inglês seja Manchester United x Liverpool ou Arsenal, Chelsea, ou o Manchester City!

Da mesma forma, também supera qualquer clássico alemão seja Bayer de Munique x Borussia Dortmund ou qualquer outro, tanto e quanto o maior clássico argentino Boca x River,

Seria então o nosso "derby" comparável ao Benfica x Porto ou Sporting em Portugal, ou ao Panathinaikos x Olympiacos na Grécia?

Fique claro que não, não dá para comparar, e, registre-se que, com o declínio do Vasco em relação ao maior rival, o Flamengo, o derby fica em primeiro lugar, embora reconhecendo e pagando placê ao Grenal e a nenhum outro, menos ainda ao Fla X Curica, tradicionalmente um jogo de compadres.

Discussões à parte, o fato é que, esta noite, reedita-se o maior jogo do planeta, cuja característica principal, além da rivalidade em si (a maior do futebol mundial) é aquela do equilíbrio na soma dos resultados. 

Sem entrar no mérito das discussões retiro da Internet alguns números atuais e os transfiro para a análise de vocês meus amigos e companheiros bloguistas:

O DERBY EM CAMPEONATOS BRASILEIROS:

18 vitórias do Palmeiras, 17 do Corinthians, e 19 empates. 
O Verdão foi mais vezes às redes e tem 12 gols a mais do que o adversário: 66 a 54.
PS - a mídia dos Jucas, PVCs, Mauros et caterva, criminosa e "safadamente" omite da estatística os jogos dos primeiros Campeonatos Brasileiros nominados, então, como Taça de Prata, Robertão e Taça de Ouro, competições essas em que o Palmeiras brilhou e levantou vários títulos.                   Como Curica, Bambis e Fla não tiveram boas performances nesses campeonatos, eles, hoje, (des) classificam mentirosamente, essas competições de ensaios para um suposto "primeiro campeonato brasileiro" vencido pelo Atlético em 1971, quando as competições que apuravam, sim, o campeão brasileiro apenas tinham nomes diferentes. É mesma safadeza que tenta desmerecer e impedir que Palmeiras e Fluminense sejam reconhecidos como os dois primeiros Campeões Mundiais "inter clubes" que, efetivamente o foram em duas epopeias extraordinárias de uma época que eu vivi!
 
JOGOS DISPUTADOS NA NÉO ARENA:
Nas 13 vezes em que os times se encontraram lá o Curica tem 6 vitórias, o Palmeiras 4 e foram registrados 3 empates. Os alvinegros balançaram as redes 13 vezes, contra 12 dos alviverdes. 
 
JOGOS DISPUTADOS NO ALLIANZ:
Total de 8 derbys , com 4 vitórias do Curica, 2 do Verdão e 2 empates. 
Foram 9 gols corintianos e 6 do Palmeiras.
 
Deixo agora a mais provável escalação do verdão para que você possa fazer  suas análises e projeções:

O Palmeiras além de Gustavo Gomes não terá Gabriel Veron lesionado na perna esquerda, tanto e quanto não terá Marcos Rocha, suspenso, e com substituto já escolhido, Mayke.
 
Scarpa tem volta garantida e ocupará o lugar de Breno Lopes que esteve muito mal contra o Grêmio. 
 
Não se tem notícia confirmada de que Felipe Melo, treinando com bola há mais de uma semana, ficará no banco e se será aproveitado ainda que seja por alguns minutos.
 
O time mais provável do Palmeiras para esta noite deve ser este;
Weverton, Mayke, Luan, Alan Empereur e Matías Viña; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Rony, Gustavo Scarpa e Luiz Adriano. 
 
Palmeiras x Corinthians iniciam o jogo às 19h (horário de Brasília) desta 2ª-feira (18), com transmissão televisiva ao vivo e em cores do Premiere FC. 

O que você espera do clássico de hoje?
 
Em casa fica mais fácil ou mais difícil?
 
Você acha positivo o Palmeiras entrar em campo com força máxima e colocar em risco a condição física de alguns titulares, considerando-se as decisões da Copa do Brasil e da Libertadores?
 
COMENTE COMENTE COMENTE