Observatório Alviverde

12/03/2011

PALMEIRENSE, O ETERNO INSATISFEITO! HOJE TEM PALMEIRAS X SÃO BERNARDO! OTIMISMO, MINHA GENTE!

 

O palmeirense discute, reclama, esbraveja, xinga, fala mal da diretoria, do novo presidente e pede, até, a saída de Felipão.

Entretanto, digam o que disserem, não podem omitir a verdade nua e crua de que o Palmeiras é co-líder da competição.

Também não podem negar que o Verdão não fica devendo nada a nenhum outro componente do trio de ferro, nem ao Santos.

Entendo as reclamações da torcida que vive em estado contínuo de perplexidade em face de tantas e seguidas crises vividas pelo clube.

São crises de diferentes formatos e matizes, provocadas, internamente, por um combustível altamente explosivo, a vaidade humana.

Mas a própria torcida, altamente exigente e incompreensiva, mormente a torcida paulistana do Palmeiras, também tem de assumir as suas culpas.

Se os dirigentes erram, a maioria das vezes por incompetência e deconhecimento do futebol, algumas vezes por ingenuidade, outras vezes por sede de mais poder e interesses pessoais, a torcida também erra e erra, até, muito mais.

Erra pela contumaz exigência da contratação de craques só acessíveis ao atingirem o ocaso de suas carreiras, quando têm muito pouco a oferecer.

Erra pela perseguição implacável que devota aos poucos jogadores sem nome e sem marketing que a diretoria se arrisca a contratar de vez em quando.

Erra na medida em que move campanhas de esvaziamento e aversão aos garotos da base e ao bom e barato, as únicas formas, hoje em dia, para que um clube possa ter craques em seu elenco.

Erra, ao perseguir jogadores e tentar agredí-los, isto é, de fazer uso da violência como fizeram, estupidamente, certa vez, destruindo a nossa  sala de troféus, sacratíssimo templo mantenedor de nossas maiores conquistas, glórias e tradições.

Erra, finalmente, ao cultivar um comportamento pessimista, talvez influenciada pela própria atitude da mídia, que há anos age dessa forma em relação ao Palmeiras.

Tudo isso foi dito porque o Verdão entra em campo, hoje, às 18,30, no Canindé contra o São Bernardo, embalado, não pela vitória espetacular em Bauru, mas, pelas críticas da torcida.

O episódio Kléber/Felipão assumiu proporções tsunâmicas apesar de Scolari, inteligentemente, tentar minimizar o fato e apagar o incêndio.

A não contratação de um camisa nove continua na crista da onda, embora todos saibam que, para o Paulistão, a contratação desse jogador de nada adianta em decorrência do encerramento das inscrições;

Então, por que continuar falando no assunto? Citar, de passagem, tudo bem, até porque a contratação desse jogador é imperiosa necessidade para o Brasileirão.

Mas continuar malhando a diretoria continuamente em razão de algo já superado, denota total falta de visão das coisas do futebol.

O Palmeiras, hoje, é líder e só não está sendo chamado assim, em razão dos critérios de desempate da competição.

Mas o time é bom, a começar de uma defesa muito sólida que é a melhor do campeonato, de um meio de campo que passa a ganhar criatividade e de um ataque que encorpa, a partir do simples retorno do craque Valdívia.

Na verdade, não estamos devendo nada aos bambis, aos gambás e ao próprio Santos que com a volta de Ganso se robustece e volta a ser grande candidato ao título.

Recordem-se que com Ganso, marrecos, cisnes, patos, Neymar e todos os peixes de seu aquário, o Santos perdeu para um Palmeiras, então muito mais fraco, de goleada, em plena Vila Belmiro.

Vejam o que disse Scolari ao site PTD, top de linha da mídia alviverde:

(SIC)
"Nosso elenco não é ruim. Estamos com 25 pontos e empatados com os chamados grandes de São Paulo. Muitos não acreditavam. Quando peço um centroavante mais experiente, é para termos uma situação de brigar nas mesmas condições com os outros times. Com todo o nosso elenco completo e em condições, também poderemos brigar com mais força" disse o treinador.
Para Felipão, o elenco apenas carece de mais experência: "As pessoas sabem que nosso elenco é muito jovem e de atletas que vieram de times de menor expressão. Não posso exigir a mesma coisa. Se conseguirmos conciliar esse pessoal com atletas mais experientes, vamos ter mais condições" concluiu.

Meus amigos, vamos acreditar e torcer, torcer e acreditar. Temos tudo para vencer e consolidar a nossa classificação e a nossa qualificação.

Vejam os números do São Bernardo

14º lugar, com 12 pontos em 12 jogos, com 3 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Marcou 15 gols, sofreu 21. Saldo negativo de  6 gols. Aproveitamento de 33%.

Comparem com os números do Palmeiras.

Em 4º lugar, 25 pontos em 12 jogos, com 7 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Marcou  15 gols, sofreu 5. Saldo positivo de 10 gols. Aproveitamento de 69%.

Com todo o respeito ao entusiasmado time do São Bernaredo, à luz dos números, temos grandes possibilidades de vencer. Então, se é assim, por que não acreditar?

O Palmeiras, hoje, contra o inédito São Bernardo, não terá Kléber, mas tem Valdívia em franca a ascenção,

Especula-se que poderá ter Vinícius, que desencantou e fez o seu primeiro gol como profissional diante do Norusca, no comando do ataque.

Fala-se na volta de Leandro Amaro na zaga e da entrada de Chico no meio de campo. Eu previa, mas errei na previsão, que Chico assumiria definitivamente a titularidade já em Bauru.

A escalação do Verdão, como de hábito, só vai sair no vestiário.

Pelo treino de ontem, Felipão poderá usar o sistema de três zagueiros, sacando Tinga e Márcio Araújo.

Time mais provável: Deola, Leandro Amaro, Danilo e Thiago Heleno; Cicinho, Marcos Assunção, Chico, Valdivia e Gabriel Silva; Adriano e Vinícius.

É um bom desenho tático, ao menos no papel. Lamento a saída de Araújo, nosso jogador mais regular, e como disse em post da anterior, um pequeno período de castigo no banco, pode ter o poder de despertar Tinga para a realidade do futebol.

Menos mal que ambos reforçam o banco, dando mais opções a Felkipão caso sejam necessárias alterações de estrutura e do modo de jogar do time do Palmeiras.

Dizem por aí os pessimistas que o Palmeiras ainda não ganhou nenhum clássico este ano, mas os clássicos que vão valer mesmo, serão aqueles que vamos sustentar nas partidas que vão compor a reta final do Brasileirão 2011.

FALE SOBRE O JOGO E SOBRE AS SUA EXPECTATIVAS

VOCÊ PODE DEIXAR AQUI O SEU COMENTÁRIO APÓS O JOGO ATÉ QUE A NOVA POSTAGEM ESTEJA PRONTA.

COMENTE COMENTE COMENTE COMENTE COMENTE