Observatório Alviverde

13/03/2017

THIAGO SANTOS É GALEANO RESSURRECTO E REDIVIVO!



A vitória folgada sobre os bambis com um estupendo rendimento do time e a lucidez tática evidenciada em campo, dão-nos a convicção de que um trabalho sério está sendo desenvolvido no Verdão visando à esta temporada.

Entretanto, em se tratando de futebol, trabalhar bem, com afinco, com seriedade e como manda o figurino, por si só não basta! 

Não garante, necessariamente, a conquista de títulos, tarefa muito mais complexa e difícil, haja vista  tantos fatores exógenos envolvidos na questão, aos quais denominamos bastidor ou "extra-campo".

Em nossa postagem anterior enfatizamos a necessidade de o Palmeiras trabalhar em todos os segmentos paralelos ao jogo, a fim de não vir a ser tão prejudicado como vem ocorrendo há anos!

É imperioso evitar que ocorram os contumazes processos de sabotagem através das arbitragens facciosas, dos tribunais tendenciosos, das federações e confederações, invariavelmente adversárias, da imprensa inimiga (salvo raríssimas exceções) e tantos outros.

O que tem de ser colocado, analisado, visto, revisto e -se necessário-, alterado por todos NÓS, até que tudo amadureça e se consolide, são os nossos conceitos sobre o técnico, comissão técnica,  o time, os jogadores e, enfim, sobre o atual elenco, a fim de que esses valores não se tornem "pré-conceitos" ou, em última análise, preconceitos.

Se o futebol é dinâmico e se renova a cada jogo, porque somente nós vamos ser estáticos e renitentes em nossos pontos de vista?

Exemplifico!

Eu, num primeiro momento (muito antes da era Cuca) pedi a saída de Zé Roberto do time titular e sou convicto de que estava certo naquela ocasião.

Porém, em campo, ZR mostrou argumentos -técnicos e físicos- irrefutáveis que justificaram a insistência dos técnicos em tê-lo como titular.

Rendi-me a partir do momento em que o veteraníssimo jogador passou (primeiro), a não comprometer pelo esquema de apoio em campo que lhe concederam.

Rendi-me, da mesma forma, depois, quando ele passou a ser útil, extremamente útil ao time, ao ponto de em determinados jogos ter se apresentado como um dos maiores destaques da equipe. 

Por mais que eu considerasse que o Palmeiras deveria ter um lateral mais efetivo, como poderia eu continuar criticando um jogador que, apesar dos pesares, rendia muito para o time?

Não significa, entretanto, que eu o considere um lateral espetacular, imprescindível ao time ou coisa assim. 

Da mesma forma não o considero (nem posso) considerar uma opção definitiva, mas um jogador que se for usado com inteligência e no limite de suas condições pode ser importante e muito útil no esquema!

Atrevo-me a dizer que o Palmeiras merece um jogador mais novo e de melhor condição física! Ou Egídio não provou (mais uma vez) que estou certo, sábado passado contra os Bambis?

Da mesma forma, pedi a todos e eu mesmo dei um tempo a Eduardo Batista!

Todos se lembram que cheguei a perder a paciência e a esperança pedindo até sua dispensa após ELE, sim, ELE, EDUARDO BATISTA, ter perdido um derby praticamente ganho para medíocre time do Curica reduzido a dez homens.

Entretanto, tão logo passou o trauma da derrota em um jogo que EB conseguiu perder resolvi conceder-lhe mais um tempo.

Disse, então, que se ele perdesse para os Bambis eu o dispensaria no outro dia e explico porquê.

Não porque Eduardo não merecesse mais tempo, mas por entender que não haveria mais clima para que ele continuasse como técnico do Palmeiras. 

Nessa hipótese, a torcida o reduziria a "subnitrato de pó de traque" e ele não teria mais clima para continuar!

No entanto, ele mostrou valentia e força de vontade para permanecer no cargo, em grau ainda maior do que sua (reconheçamos) personalidade, sabedoria, conhecimentos e, acima de tudo, jogo-de-cintura para dar a volta por cima! 

Deu! Conseguiu!

Se essa volta é definitiva ou não, não sei! Só o tempo o dirá e confirmará, em consonância com a sua competência e reverberando o seu trabalho!

Em relação ao time quero ressaltar outro aspecto.

Não existe (jamais existiu) um time formado exclusivamente por craques ou, como se diz na gíria uma orquestra formada exclusivamente por solistas. 

Para que os craques joguem com destaque e os solistas se destaquem, faz-se mister a existência dos "carregadores de piano". 

Ou a torcida já se esqueceu de Galeano jogador tecnicamente inferior a Thiago Santos que acabou se tornando um ícone na história do Verdão?

Eu disse neste espaço que Thiago Santos é um jogador importantíssimo no esquema atual do Palmeiras por sua combatividade, por sua dedicação, por seu espírito de luta mas, principalmente por sua condição de um dos maiores "ladrões de bola" do futebol brasileiro. Foi por isto e somente por isto que ele foi contratado! Que time pode prescindir de um jogador assim!

Foi eleito o melhor em campo no "Choque-Rei"por muitos órgãos de imprensa e não há como negar que não foi por nenhum favor! 

Ficou muito claro que com o nosso imprescindível apoio ele poderá ser um novo Galeano e ajudar o Palmeiras na conquista de muitos títulos.

COMENTE COMENTE COMENTE

PS:
Para encerrar quero dizer a quem já está movendo campanhas negativas contra Felipe Melo que ele é um grande jogador, categorizado e de muitos recursos.

Felipe Melo (para mim muito melhor como quarto-zagueiro do que como volante)  não merece a enxurrada de críticas e avaliações negativas que tem sofrido, TODAS intempestivas e injustas, pelos "amendoins", pelos mal-humorados, apressados e assemelhados.

Anotem: pela categoria, liderança e raça que mostra em campo, FM será (salvo algum desastre ou hecatombe) um dos grandes jogadores do Palmeiras em 2017. (AD)