Observatório Alviverde

07/12/2014

TÁTICA SEXUAL PODE SER A ALIADA DO VITÓRIA NA LUTA CONTRA O PALMEIRAS PELA PERMANÊNCIA NA ELITE!

 


O Palmeiras não pode tratar o jogo decisivo de hoje contra o Atlético Pr. como, simplesmente, tudo ou nada, em que pese o evento possa descambar, em última análise, a essa via de consequência.

A pior notícia é a ausência de uma informação definitiva do aproveitamento de Valdivia, ainda sob o signo da dúvida, do medo e do receio.

Não fosse assim, eu, de sobejo, teria coragem de arriscar e cravar, sem muita "filustria, uma vitória simples, do Verdão sobre o Furacão, sem choro, sem vela, sem fita amarela.

É triste, e, mais que isso,  preocupante, constatar que, justo quando chega o jogo final, revestido, finalmente, do poder de decidir tudo na vida palmeirense, em termos de divisão, data, classificação, permanência, dispensa e tudo, enfim, que o craque do time, seja dúvida de escalação! Espero, sinceramente, que tudo não passe de um vetusto e embromatório "agamenon!"

Mas a sensação é péssima, em face da completa incerteza do aproveitamento do Mago e seu amplo potencial de decisão,  em outra partida decisiva, desta vez, não, apenas, na vida do chileno propriamente dito, mas na própria história de vida do clube mais vezes vencedor do futebol brasileiro.

Se Valdívia não puder atuar, o Palmeiras estará em palpos de aranha. Nessa hipótese, tudo leva a crer, até a se dar mal, como de hábito, em relação à armação de jogo, apresentando as habituais dificuldades para criar as jogadas ofensivas, fazer gols e vencer!

A não ser, é possível, que algum de seus limitados bancários de meio de campo tenha um estalo de superação e inspire o time, como fez, desde que foi contratado, por uma única vez, Felipe Menezes, e, na qualidade de herói de batalha e ocasião, leve o Palmeiras a obter uma vitória redentora, reabilitadora que o livre do grande mal,  amém"!

Esse perceptível defeito que "Dorival, o genial" não conseguiu enxergar, desde que, ainda no primeiro turno, assumiu o clube, pode ser o fator desencadeante de uma situação de travo e amargura, logo mais, para a toda a coletividade palmeirense!  Permita, Deus, que não! Tomara que não!

Como pôde, Dorival, tido e havido como um técnico rodado e experiente, proceder tão primariamente no Palmeiras, como se fosse,  ele, um neófito em futebol?

Como pôde ter cometido semelhante disparate, ao optar por contratar mais um desnecessário goleiro reserva, Jailton, 33 anos, o terceiro do Ceará Sporting Clube que, pelo visto, sequer vai estrear?

Para que outro camisa um, em um time que já tinha um goleiro, Prass, extremamente, melhor que ele e outros três, Deola, Fábio e Bruno, minimamente, do mesmo nível técnico do indicado, mas com muito maior experiência em times de ponta? 

Dizer o que, de um volante de contenção que Dorival mandou buscar inutilmente junto ao Joinvile, quando as necessidades do Palmeiras eram outras, muito outras,  todas de meio de campo para a frente e muito mais abrangentes? 

Faltou o que, então? Bom senso? Entendimento? "Feeling"? Lógica? Visão? Razoabilidade? Conhecimento? Na verdade, de tudo, um pouco de tudo faltou! 

Que não se diga, entretanto, que estamos sendo oportunistas nesta hora, pois antecipamos tudo! Vivemos, hoje, apenas e tão somente,  as consequências da incúria e da incompetência de nossos "dirigentes"!

Essa é a única e concreta explicação do onde estamos e do porquê temos de ir às últimas consequências pela sobrevivência na elite do futebol brasileiro, justamente no ano de nosso centenário. 

Por isso, apenas e tão somente por isso, estamos, ainda, onde estamos! Mas quem não sabia que seria aqui, que, no máximo, iríamos chegar?

Entretanto, se ocorrer o pior, (Deus nos livre), por respeito a nossa dor, que Nobre não insinue, nem por brincadeira,  que a torcida palmeirense teve ou tenha algo a ver com a  situação.

De imediato, que ele encampe as consequências cabíveis e já passe, per si, a assumir a bronca que, implicitamente,  indevidamente, estupidamente, assumiu, na qualidade de um presidente limitado, desprovido, como antecipamos, de um "know-how" suficiente para sacar o Palmeiras desse embrulho!

Para encerrar, quero conclamar a torcida palmeirense a acreditar que as possibilidades de sua continuidade na primeira divisão, são maiores, melhores, mais precisas e muito mais consistentes do que todas aquelas de Bahia e Vitória.

Do ponto de vista de um palpite, eu acredito, muito pouco, no Vitória e quase nada, no Bahia, cuja tarefa é, ainda, muito mais problemática e difícil do que a de seu maior adversário.

Na despedida do craque Alex, o Coritiba vai jogar tudo o que sabe e pode contra o tricolor bahiano, até para atender um pleito muito simpático do ex-meia palmeirense que declarou, em todos os tons, que quer o Palmeiras na elite do futebol em 2015. 

Porém, o mesmo não posso dizer em relação ao jogo do Santos FC, em Salvador, contra o Vitória.

Militei vários anos na imprensa baiana e tive conhecimento, dezenas de vezes, de táticas sexuais utilizadas em jogos decisivos, que, certamente, podem ter sido novamente adotadas esta madrugada em relação ao jovem time do Santos. É possível!

Lembro-me, à época,  que o hotel em que se hospedavam os adversários dos baianos, era, coincidentemente, tomado por lindas garotas, dispostas a uma romântica, longa e interminável noite de amor com qualquer cidadão hospedado, desde que ele fosse, simplesmente, um jogador de futebol! 

MAS...

A DECISÃO DA VIDA DO PALMEIRAS PASSARÁ PELA BAHIA, NÃO SERÁ NA BAHIA!

SERÁ EM SÃO PAULO ONDE SOMOS, ENFIM, OS DONOS DA CASA E, CONSEQUENTEMENTE,  OS FAVORITOS!

COMENTE COMENTE COMENTE