Observatório Alviverde

10/07/2019

PALMEIRAS 1X0 INTER; VERDÃO DÁ O PRIMEIRO PASSO RUMO À CLASSIFICAÇÃO!



Como se previa, o Palmeiras x Inter foi um jogo difícil, pegado, enroscado, e, por incrível que pareça, de pouca catimba.

Exceção feita à algumas reclamações pontuais dos jogadores com o jogo em movimento, pode-se dizer que o único senão nesse aspecto foi a declaração forte de Guerrero, acusando frontalmente o árbitro de ter sido parcial e apitado pró Palmeiras, mas isto não é verdade.
Será que o Tribunal da CBF enquadrará Guerrero?

Conforme previ Wilton Pereira Sampaio não estava disposto a ver desmanchada a sua imagem de árbitro do primeiro time da CBF com direito ao escudo da Fifa. 

Pode-se dizer que ele não foi bem, mas, da mesma forma, não foi mal e atuou dentro das expectativas, isto é, acertando na maioria dos lances mas falhando em muitos. Foi uma arbitragem nota 6.

Em relação aos times o Palmeiras, muito mais técnico, mesmo que ofensivamente ineficiente conseguiu se impor sobre um time alto, forte, razoavelmente técnico e muito bem preparado fisicamente que armou uma forte retranca e, visivelmente, veio a Sampa buscar um empate.

No 1º tempo o Palmeiras só conseguia jogar até a entrada da área do Inter já que não tinha nenhuma profundidade de jogo.

Isso em decorrência de Deyverson ter atuado sempre longe da área, muito mais como um marcador de avanço dos beques do Inter ou na condição de meia armador e preparador de jogadas do que, propriamente, como centroavante, sua real e principal função em campo.

Pode-se dizer que Deyverson, cujas dedicação e eficiência na marcação foram inegáveis, pisou muito pouco no terreno da área adversária.  Em razão disso, além de dar folga à zaga gaúcha, condenou o Palmeiras a jogar sem centroavante.

Na entrevista, ao final do jogo, Felipão confirmou a nossa observação e disse que irá cobrar muito de Deyverson nos próximos treinos porque ele, está entusiasmado e pilhado demais por estar titular.

A rigor, o Palmeiras só chegou com real perigo ao gol do colorado quando Bruno Henrique, solto pelo lado direito, obteve um rebote e cruzou pelo alto na medida para a livre penetração de Zé Rafael em ponto futuro e ele cabeceou forte em lindo giro de pescoço enganando os beques e o goleiro do Internacional. Palmeiras 1 x 0.

A partir daí seguindo o catecismo tático de Felipão o Palmeiras abandonou o jogo de toques e passou a usar a bola comprida.

Deixava o Inter vir tocando até o meio de campo quando iniciava o processo de marcação forte visando a retomada da bola para contra-atacar.

Nesse ínterim, por falta de uma pegada mais forte de Lucas Lima Nico Lopez obteve um espaço e finalizou de longa distância obrigando Weverton  a fazer a única defesa importante do jogo, por volta dos 32 minutos da primeira fase.

Logo em seguida o Palmeiras respondeu com Zé Rafael em chute da entrada da área que passou bem perto do gol de Marcelo Lomba.

Antes do encerramento do 1º tempo o Verdão ainda criou uma boa chance com Dudu aos 40 minutos em lance no qual ele foi "fominha" em face de ter dois companheiros mais bem colocados e livres pelo lado esquerdo, quando arrematou de esquerda no ângulo direito de Lomba e a possa subiu um palmo acima e perdeu-se pela linha de fundo.

Já nos acréscimos da primeira fase, por volta dos 49 minutos Dudu cruzou em direção à área e Luan, livre, cabeceou fraco nas mãos do goleiro do Inter.

No segundo tempo o Palmeiras continuou fechado na defesa e voltou com o mesmo sistema de bolas compridas continuando a jogar em contra-ataques.

Criou chances relativas de gol 
Com Zé Rafael aos 5.
Com Dudu aos 7.
Novamente com Dudu (outra vez fominha pois Zé Rafael esperava livre em melhores condições) Aos 18 em chute longo e forte de Diogo Barbosa por cima, 
Aos 34 em triangulação perfeita entre Deyverson, Zé Rafael e Bruno Henrique que chutou em cima do bloqueio da zaga 
Aos 45 Zé Rafael bateu forte uma falta sobre o travessão, com perigo.

Já o Inter chutou a primeira bola do 2º tempo ao gol do Verdão apenas aos 22, mas Nico Lopez bateu fraco justamente onde estava Weverton que defendeu sem sustos ou dificuldades.

Tentou um ou outro chute de média e longa distância sem, definitivamente, ameaçar o gol palmeirense ou intranquilizar Weverton.

RESUMO DO JOGO:
Vitória apertada do Palmeiras que poderia ter sido mais elástica houvesse o time alternado o sistema táticoe, além da bola comprida, ter feito também com a aproximação ofensiva mediante o toque de bola.

A vitória palmeirense deveu-se à magnífica atuação (mais uma vez) da impecável defesa palmeirense, do trabalho de equipe e do sentido coletivo do time de Scolari.

Pelo que observei em jogos anteriores e confirmei no jogo de hoje, o Palmeiras terá dificuldades para jogar em contra-ataques por vários motivos entre os quais destaco a inexistência de um lançador e, principalmente, de atacantes tipo Keno.

Quem sabe quando William Bigode estiver cem por cento apto o Palmeiras possa tirar proveito desse modo de jogar,  atualmente difícil pela inexistência no elenco de peças capazes de atuar assim.

DADOS TÉCNICOS

Local: Allianz Parque, São Paulo-SP
Data: 4ª feira, 10/07/2019.
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
VAR: 

Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG) Elmo Alves Resende Cunha (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Público: 36.443 pagantes
Renda: R$ 2.414.083,15
Cartão Amarelo: Felipe Melo e Luan (PAL); Víctor Cuesta e Rafael Sóbis (INT)
Gol: Zé Rafael, de cabeça, aos 19 minutos do 1º tempo

ESCALAÇÃO
Internacional: 
Marcelo Lomba; Bruno, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Uendel, Rodrigo Dourado, Edenílson e Nonato (D’Alessandro); Patrick, Nico López (Rafael Sóbis) e Paolo Guerrero (Guilherme Parede)
Técnico: Odair Hellmann

PALMEIRAS, ESCALAÇÃO E NOTAS:
Weverton: Calmo, frio, pouco exigido. NOTA 7

Marcos Rocha: Contrariando seu estilo, defendeu melhor do que atacou. NOTA 7.

Luan: Acabou com Guerrero. Atuação(quase) perfeita. NOTA 8

Gustavo Gómez: Atuação (quase) perfeita. NOTA 8

Diogo Barbosa: Cada dia melhor. Firme, decidido, bom no apoio. NOTA 8.

(Thiago Santos): Jogou pouco tempo. Muito esforçado, apenas isso. NOTA 6.

Bruno Henrique: Deu o passe do gol e quase marcou o dele. Ótimo. NOTA 8.

Lucas Lima: Pouco criativo. Cumpriu ordens e tentou marcar. NOTA 6.

(Raphael Veiga): Correu muito e rendeu pouco. NOTA 6.

Dudu: Esforçado mas sem o brilho de outros jogos. NOTA 7.

(Willian): Voltando de cirurgia jogou 5 minutos para se adaptar. SEM NOTA.

Deyverson: Lutador, marcador, mas ficou o jogo todo longe da área. NOTA 7.

PERSONAGEM DO JOGO: 
Felipe Melo: jogou um bolão e comandou o time como sempre. NOTA 8.

O CRAQUE DO JOGO
Zé Rafael: Fez um golaço de cabeça e foi o jogador mais agudo NOTA 8,5.

Técnico: 
Felipão: NOTA 8,5
Como criticar um técnico campeão brasileiro, que está há tanto tempo invicto e batendo todos os recordes? 
Na entrevista após o jogo ele revelou que Scarpa está contundido há mais de um mês e que só por isto não o tem escalado. Ele pode voltar contra os Bambis.
Com Lucas Lima eu entendo que ele está "tirando leite de pedra", haja vista que esse atleta não tem sido tão nulo quanto há algum tempo.
Ontem Felipão Prometeu, conforme previmos, cinco ou seis alterações para o "choque-rei". É assim que tem de ser, mantendo a base do time.
Pelas características dos jogadores eu preferia o Palmeiras ontem contra o Inter mais tocando do que lançando. Ainda assim creio que, por justiça o Palmeiras deveria ter batido o Inter no mínimo por 2 x 0. . 

Que venham agora os bambis! 

COMENTE COMENTE COMENTE

PALMEIRAS X INTER; UM DUELO PARA QUEM EM NERVOS DE AÇO!


Disse em seu estro Lupicínio Rodrigues, gaúcho, compositor romântico, talvez o maior e melhor do segmento, na história da música popular brasileira ele que era gremista e foi o autor do hino do Grêmio :

"Há pessoas com nervos de aço sem sangue nas veias e sem coração, mas não sei se passando o que eu passo talvez não lhes venha qualquer reação".

Só mesmo as pessoas com nervos de aço para aguentar, inertes, o desfecho do duelo de hoje, seguramente um dos mais pegados e renhidos de todo o futebol brasileiro.

Como se dizia em meu tempo, vai ser preciso muita coramina ou outro estimulante cardíaco mais moderno para que o palmeirense possa atender ao conselho do inolvidável Fiori Gigliotti quando ele dizia na rádio Bandeirantes: "aguenta coração esmeraldino"!

Hoje, confesso-lhes a minha fraqueza, a partir do momento em que me levantar e iniciar a minha caminhada ao sol, por volta de sete horas da manhã, já estarei iniciando a minha concentração à espera de Palmeiras x Inter, um dos maiores clássicos do futebol brasileiro.

Não sairei de casa, acompanharei os programas esportivos televisivos, uns poucos radiofônicos, lerei jornais, e entrarei na Internet praticamente o dia todo.

Quando a bola rolar no Allianz, nem vou acreditar que estamos deixando para trás um hiato desperdiçado de calendário ocupado pela Copa América, na qual não havia sequer uma equipe que se possa afirmar ser melhor que o Palmeiras, nem mesmo a campeã.

Muito melhor teria sido se o Brasileirão houvesse tido prosseguimento, assim como prosseguiram os campeonatos do Peru, do Equador (assisti a alguns jogos deles ao vivo) e de outros países.

Nesse caso não teria havido solução de continuidade na competição e o Palmeiras teria, certamente, dado sequência à sua senda de vitórias no Brasileirão. 

Creiam, o time mais prejudicado entre todos foi justamente o Palmeiras porquanto é muito mais difícil a manutenção de uma regularidade do que a obtenção da regularidade. 

Estou (creio que todos nós) curiosíssimo para ver qual o time que Scolari colocará em campo e como a rapaziada reagirá após essa larga e sentida ausência dos gramados e das competições importantes.

Eu acredito que o time para esta noite será o titular, justamente aquele que vinha jogando. 

Os cinco pontos de diferença permitem que o Palmeiras, mesmo que perca no Brasileiro nas duas próximas rodadas, ainda esteja entre os primeiros com condições, depois, de se recuperar. 

É óbvio que estou falando na pior hipótese, porém sempre mantendo o otimismo porque acho pouco provável que o Palmeiras perca duas partidas seguidas no Brasileirão.

Não acredito, por exemplo, que no jogo de sábado contra os Bambis que Scolari  retire um time completo para escalar um outro completamente diferente.

Sou convicto de que ele (a depender do resultado desta noite) possa promover descanso a três ou quatro jogadores mas não abrirá mão de sua estrutura principal sábado que vem, no Morumbi.

Em relação ao time para esta noite creio que será este:

Weverton, Marcos Rocha, Luan, Gomes e Diogo Barbosa. 
Felipe Melo, Bruno Henrique, Lucas Lima e Zé Rafael.
Dudu e Deyverson.
 
A grande novidade do Verdão será a presença de William, provavelmente no banco de reservas!

Como Felipão gosta de surpreender, para mim não será surpresa se ele efetuar uma ou duas alterações no time anunciado, embora, desta vez, creio ser pouco provável que ele o faça.

Não creio que o árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio, que várias vezes prejudicou o Palmeiras em múltiplos jogos, o faça novamente, ao menos da forma acintosa como procedeu em tantas oportunidades e em tantos jogos. 

Ele está saindo de uma Copa América, de olho em promoções que possam catapultá-lo a melhores postos na hierarquia da arbitragem brasileira. Lembrem-se também que vivemos em tempos de VAR.

E VOCÊ COMO ESTÁ VIVENDO A PERSPECTIVA DE UM DUELO ENTRE O PALMEIRAS E UM DOS POUCOS TIMES QUE LEVA VANTAGEM NOS CONFRONTOS REALIZAD0S ATÉ HOJE.  

Em 87 jogos o Inter ganhou 37, o Palmeiras 28, tendo ocorrido 22 empates. São 9 vitórias a mais para o time gaúcho.

O Inter marcou 115 gols e o Palmeiras 92. A vantagem do Inter é de 23 gols. (fonte, PTD)

EI, VOCÊ AÍ, QUE COMO EU NÃO TEM NERVOS DE AÇO:  

COMO ESTÁ SEU CORAÇÃO?