Observatório Alviverde

17/08/2015

SPORTV UMA VERGONHA DE PROPORÇÕES NACIONAIS!


 Image result for sportv
 Sportv e Globo precisam se reciclar!

Ontem, assisti a um trecho do "Troca de Passes" do Sportv, canal que palmeirense algum que tenha amor próprio e vergonha na cara não deveria, jamais, acompanhar.

Entretanto, lamentavelmente, o fiz, premido pela circunstância da injusta exclusividade global no futebol, como tantos palmeirenses obrigaram-se a fazê-lo.

Após muito tempo, assisti, ontem, a  essa m... de programa e o fiz por duas razões:

Primeiro pela curiosidade de saber o que estariam dizendo os inconformados inimigos do Palmeiras em face da goleada sobre um dos times da casa, num momento em que o verdão caminha, incontível, resoluta e implacavelmente, para o G4.

A segunda, (sou réu confesso) para fruir (sadicamente) dos deliciosos momentos de tortura e sofrimento desses caras, em face de o time número dois da Globo, o Fla, ter caído de quatro ontem de manhã para o Verdão.

Foi impagável sentir a ira contida e represada -claramente manifesta e detectável a simples olhar- porém reprimida por aparentes sorrisos e pela chamada "cara de faz de conta-para-as-câmeras" do capitão Carlos Alberto, aquele que a mídia afirma ter sido melhor e mais importante do que seu antecessor e  mestre Djalma Santos. (HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA).

Foi divino assistir à indisfarçável cara de impotência e de decepção do cu-rintianíssimo Vagner Vilaron, aquele que só a maquiagem não o deixa enrubescer, quando, com toda a força de seu limitadíssimo estro televisivo vai a público condenar, enfaticamente, qualquer lance que diga respeito ao Palmeiras, para o bem ou para o mal.

Dos três comentaristas destacados para ontem no "Troca", poupo Lédio Carmona por suas habituais discrição, menor agressividade e, admito, um certo grau de imparcialidade revelado em outras ocasiões. 

Ele nunca me inspirou e nem inspira rejeições, ainda que tenha, especificamente, ontem,  referendado os lances dos penais para o Fla, direito líquido e certo, dele, tanto e quanto de todos, por sinal. 

O problema, porém, não está contido e nem se resume, exclusivamente, nos lances em sí, mas no histórico das  manifestações do Capeta, digo, do Capita e de Vagner Vilaron.

Como define o linguajar das ruas, "ambos os dois, conjuntamente",  opinam sistematicamente contra o Palmeiras, clube que parecem odiar. 

Concomitantemente, -estranha coincidência- estão sempre alinhados com os times para os quais a Rede Globo destina, injustamente, as duas maiores quotas de direito de arena, Curintia e Flamengo.

O apresentador do programa, o tal Marcelo, filho de Didi, há anos é useiro e vezeiro, um autêntico PHD em depreciação e menosprezo ao Palmeiras e aos palmeirenses.

Irônico, passa, pelo ar, uma imagem de deboche e desconsideração a um clube que parece não conhecer, visto que não o considera e, por suas atitudes, muito menos, respeita.

Está sempre apressado em mudar de assunto e de bloco, quando se trata do noticiário do Verdão!

Quem não percebe que ele quer desvencilhar-se o mais rapidamente, do noticiário palmeirense, a não ser que seja aquele referente às crises e aos maus resultados.

Ele age exatamente da mesma forma que a crônica carioca quando, atualmente, fala do Botafogo, como a crônica mineira quando aborda o América MG, à Baiana quando se refere ao Galícia, à Cearense quando o assunto é o Ferroviário, à Goiana, se fala do Goiânia, à  Paranaense quando enfoca o Paraná Clube, à Paraense quanto se trata da Tuna, à gaúcha quanto noticia o Cruzeiro portoalegrense, à Potiguar quando o noticiário é do Alecrim e assim sucessivamente. 

Eu só não vou dizer como a crônica paulistana trata a Portuguesa porquanto, de há muito, isso já se alterou. 

Faz tempo que o Palmeiras está colocado nessa condição em que o noticiário do Verdão é sempre rápido e sem direito a ser comentado, a não ser que haja situações de crises ou de conflitos. 

Um exemplo:

Quem assiste ao programa da TV Gazeta entre 18 e 19 H, sabe, perfeitamente, que na maior parte das vezes os comentaristas do Canal, após comentar exaustivamente os noticiários dos bambis, dos gambás e das sereias, abrem mão, na cara dura, de abordar os temas do noticiário do Palmeiras e se o fazem é apenas para meter o pau e desmerecer o time e o clube. 

Voltando ao Sportv, esse desprezo ao Palmeiras, além de ser antigo,  fica bem claro, notório e explícito a julgarmos por noventa e nove por cento de qualquer trabalho de moderação de seus apresentadores (do todo poderoso Galvão, ao mais insignificante foca ou principiante) em que o Verdão é, desprezivelmente, "subcitado" e subvalorizado. 

O noticiário do Palmeiras, curto, inodoro, insípido e superficial é sempre desprovido de importância, com pouco ou nenhum conteúdos informativo ou, principalmente, opinativo. 

Notem, também, que, todas as vezes em que o clube é protagonista, é tratado no Sportv como um mero coadjuvante de qualquer competição. Ontem, para não variar, aconteceu de novo!

Quem goleou o Flamengo foi o Palmeiras mais a mesa de "luminares" do Sportv  pouco falou na vitória do Palmeiras e em tempo algum destacou que houve a goleada.

Preferiu, apenas e tão somente, abordar uma "desmerecida" derrota do Flamengo, colocando-a, inteiramente, na conta da arbitragem. 

Em resumo:

para Didizinho, convivas e convidados, não foi o Palmeiras que venceu, mas, simplesmente, o Flamengo que perdeu!

COMENTE COMENTE COMENTE

PS: 

Pela simples menção de todos esses eventos,  já me preparo para ler comentários (é incrível) de "masoquistas" palmeirenses que vão me censurar... 

Começarão alegando que tenho visão anacrônica do futebol, mania de perseguição e que é preciso acabar com isto. 

Em seguida vão verberar, enfaticamente, que implico, gratuitamente, com a mídia!

Muitos insinuarão, como já ocorreu, que o faço por inveja, pelo fato de já estar de pijama e de não estar na ativa...

Alegarão, também, que sou fanático e extremado em minhas avaliações, que as coisas não são bem assim e coisa e tal!

A verdade, porém,  é que o tempo passa e a conduta da maior parte dos jornalistas e dos jornaleiros, mormente os globais, (tanto os diplomados quanto os incompetentes ex jogadores e invasores da profissão) continua lastimável, sem o menor princípio isonômico, comportando-se -quase todos- de forma omissa em relação a alguns clubes e condenatória em relação a outros.

Eu só senti que, ontem, não estivesse sentado à mesa do "Troca",  o pior de todos, o facciosíssimo Edinho, ex jogador e invasor da profissão, radicalíssimo defensor do futebol carioca e tricolor de muitas faces e costados, que aparenta nutrir despeitos e ressentimentos pelo futebol paulista e, em especial, pelo Palmeiras. 

Lamentavelmente, fiquei privado de poder rir à custa de quem tanto ri das derrotas dos times paulistas, sobretudo do Palmeiras!

Que a raiva, o desapontamento, a frustração e a decepção de Edinho em face da goleada do Palmeiras sobre o Flamengo, NÃO lhe sejam leves! (AD)*

* (Fique claro, não é o que lhe desejo, porém, na vida pessoal)