Observatório Alviverde

17/02/2023

GOSTEI DO EMPATE E DA ARBITRAGEM. NÃO GOSTEI DE ABEL E ENTENDO QUE O EMPATE FOI UM RESULTADO JUSTO.

Vou simplificar meu ponto de vista sobre o derby.  Deixe, também, o seu.

Se jogar na casa alheia já é difícil, o Palmeiras teve de enfrentar um verdadeiro dilúvio, ontem na Arena Corinthians. Com o campo encharcado, a tendência do jogo seria a de favorecer ao time de menor categoria.

Aconteceu e as dificuldades se multiplicaram para o Palmeiras na medida em que, além de enfrentar o maior adversário e Verdão deu o azar de sofrer um gol logo no início do jogo, mais precisamente aos 8 minutos.

Apesar da disputa e da rivalidade, o derby de ontem não foi um jogo daqueles a que estamos acostumados a ver, repleto de grandes lances, jogadas ofensivas repetidas... 

O gramado não era propício ao tipo de jogo praticado pelo Palmeiras mas era muito favorável ao modelo de jogo do adversário.

Menos mal que o Verdão tenha empatado ao final do primeiro tempo, pois, a partir desse gol o time ganhou moral se restabeleceu do choque de inferioridade causado pelo gol de abertura do grande rival e passou a se impor em campo. Foi assim que o Palmeiras virou o jogo e estabeleceu 2 x 1.

Quando se esperava que tudo pudesse ter o mesmo desfecho da maioria dos jogos do Verdão, o time se vergou, se entregou, se apequenou, abdicou de atacar para tentar segurar o resultado, e, com isso, perdeu a impetuosidade e a capacidade técnica e a confiança, acabando por sofrer o gol de empate aos 32' da etapa complementar.

Culpa de quem? 

De Abel Ferreira que, no afã de manter o resultado, efetuou alterações desnecessárias, tirou os craques de campo, e, consequentemente,  todo o poder de ataque e contra-ataque do time, atraiu o adversário para o campo de defesa palmeirense e acabou sofrendo o empate aos 32 do segundo tempo.

Fique bem claro: estou criticando pontualmente o treinador e não o faço por querer sua saída ou coisa assim. Se ele acerta nas alterações o elogiamos, mas, se erra, como ontem, temos o dever de criticá-lo. Ontem, muito mais errou do que acertou!

Após as alterações táticas e individuais de Abel, ontem, a queda técnica palmeirense foi de tal monta que o gol corintiano surgiu em decorrência disso e da enorme pressão imposta pelo adversário, já que o Palmeiras, àquela altura do jogo, não conseguia atacar e, menos ainda, contra-atacar. Não há e nem pode haver outra explicação!

Quem -realmente- gosta do time e não é aquele torcedor doente, fanático insensato e inconsequente, sabe, perfeitamente, que o  Palmeiras só não perdeu o jogo em decorrência da extraordinária performance do goleiro Weverton, disparadamente (muito mais do que Renato Augusto ou qualquer outro), o craque do jogo.

Os destaques do Palmeiras para este velho escriba, num jogo em que o time jogou apenas de 50 a 60% do que sabe e pode, além de Weverton foram Piquerez, Rafael Veiga (só no 1º tempo) e Rony. Os demais jogaram apenas, para o gasto.

Esta, a minha opinião, mas a que vale mesmo é a sua...

COMENTE COMENTE COMENTE