Observatório Alviverde

09/05/2016

PALMEIRAS VAI COM O QUE TEM PARA O BRASILEIRÃO!


Resultado de imagem para vai com o que tiver


Não sei de quem partiu a iniciativa, mas gostei muito da publicação neste OAV da entrevista concedida por Cuca ao Lance, via de regra um jornal que, muito mais, combate do que promove o Palmeiras.

O que ficou de mais importante das declarações do técnico palmeirense (ao menos sob o meu ângulo de percepção e visão) é que:

1) Cuca, acima de tudo, até do seu imensurável profissionalismo, nasceu palmeirense e é palmeirense.

2) Em razão de seu exacebado palmeirismo está, muito mais que obstinado, obcecado pela conquista do Brasileirão, motivadíssimo.

3) Leva o elenco para concentrar-se em Atibaia a fim de que os jogadores convivam e se conheçam cada vez mais, focando na importância do Brasileiro prestes a se iniciar, tanto e quanto, principalmente, fiquem blindados contra o assédio negativo da parte da mídia interessada no fracasso da equipe.

4) Ao mesmo tempo em que dá sinais evidentes de otimismo, afirma que o progresso da equipe será gradativo, o que, convenhamos é real e natural.

5) Alegou estar satisfeito com o empenho dos atletas até agora no período de preparação, falando em "oxigenação do elenco", Destacou, também, a necessidade de empenho nos treinos e preparativos com o fito de evitar contusões futuras no transcorrer do Campeonato. Eu só tenho dúvidas acerca da expressão utilizada que fala em "oxigenação", considerando-se as dispensas e os muitos jogadores que estão disponíveis para vendas, trocas, permutas e demais negociações. É algo a ser pensado e, sobretudo, pesado e considerado!

6) Elogiou o teste físico de Cleiton Xavier a quem chama de armador diferenciado. Cuca parece ter aderido à tese de Nobre e sepulta a perspectiva de o Palmeiras contratar outro armador. Isto fica bem claro quando ele afirma que pode  armar N esquemas ofensivos prescindindo da presença do armador clássico que a torcida tanto quer. De fato, pode! Ele destaca que para o aproveitamento de Vitinho e de outros garotos da base é melhor que o Palmeiras não contrate ninguém para a posição, tanto e quanto destaca que Dudu e Allione podem exercer a função tanto e quanto Fabrício e Tchê-Tchê, este enaltecido por sua polivalência, haja vista que pode atuar com eficiência na lateral, na ponta direita, nas volâncias de contenção e de armação, e, se preciso, até de atacante. 

7) Elogiou Roger Guedes tanto e quanto proclama que está promovendo o recém promovido da base Augusto, jogadores nos quais deposita enormes esperanças, dando a entender que qualquer complementação de elenco deverá ser feita através das categorias de base.

8) Fez questão de declarar que o grande diferencial de sua equipe ocorrerá no plano tático. Ele garante que vai cobrar deslocamentos e flutuações dos jogadores, com total mobilidade e sem guardar posição.  É em função disso que está formando um time jovem que aguente o repuxo decorrente da correria, absolutamente necessária nestes tempos de marcação alta, de marcação individual muito forte e de outros "quetais"!

9) Deixou claro que não tem nenhuma preconcepção a respeito da formação do ataque que, com as peças atuais, pode ser formado de muitas maneiras, até com a perspectiva da dupla Gabriel Jesus e Roger Guedes, sem um centro-avante de ofício. O tempo e os testes, segundo Cuca, dar-lhe-ão as melhores perspectivas de encaixe e escalação.

QUAIS AS SUAS CONCLUSÕES A RESPEITO DA EXTENSA ENTREVISTA DE CUCA AO LANCE?

COMENTE COMENTE COMENTE