Observatório Alviverde

17/03/2016

COMENTE ANTES, DURANTE E APÓS O NACIONAL X PALMEIRAS!



O palmeirense, de um modo geral, estava tão obsecado pela demissão de Marcelo Oliveira que nem percebeu que foi violentamente prejudicado no jogo contra o Nacional pelo facciosíssimo árbitro chileno Enrique Osses.

Houve quem denotasse os erros de arbitragem mas não os denunciou pela ânsia incontida da demissão de Olveira que já se desenhava. Aconteceu!

De olho na demissão de MO procedimento que vinha ao encontro do pensamento de mais de noventa por cento da torcida,  ninguém (talvez nem eu) abordou com a severidade que exigia o escândalo da validação do lance do segundo gol nacionalino.

O gol, em sua gênese mostrou uma falta escandalosa em Cristaldo, escandalosamente seguro e aterrado, isto é, sofreu falta dupla por cima e por baixo, em sua tentativa de dominar a bola, sem que nada fosse assinalado.

Nem quero frisar a falta de critério do soprador de apitos chileno que parece ter vindo sob encomenda para se constituir no melhor jogador em campo da equipe oriental.

Suas permissividade, cumplicidade e complacência em relação à cera dos chilenos foram irritantes, sobretudo à do goleiro que, sozinho, deve ter mecanizado (sem exagero) quase dez minutos não obstante as suas provocações e tentativas de intimidação feitas o tempo aos jogadores palmeirenses. Ele não levou nem cartão amarelo! Absurdo dos absurdos!

Dizem na mídia que nem com a superioridade de dois homens o Palmeiras conseguiu bater os uruguaios...

Mas quando foi que o Palmeiras esteve em superioridade numérica naquele jogo, considerando-se que o trio arbitral perdeu completamente a vergonha e só faltou vestir a camisa do Nacional?

Aliás, o Palmeiras entrou com alguma representação contra o trio chileno?

Impetrou algum protesto ou medida cautelar em relação à arbitragem de hoje, considerando-se o elevadíssimo e irreversível prejuízo da última rodada e que as arbitragens da Libertadores, via de regra, são caseiras? O Nacional fez isto antes do jogo do Palmeiras!

O time escolhido por Cuca para começa o jogo deve ser este:

Prass; Lucas, Edu Dracena, Vitor Hugo, Egídio; Arouca, Gabriel, Zé Roberto, Allione; Dudu e Alecsandro.

Teoricamente é uma boa formação, dependendo, porém de outras circunstâncias: 1) como estão a condição física e o ritmo de jogo de Gabriel? 2) Lucas vai voltar a ser aquele lateral firme e útil de outros jogos, 3) Zé Roberto aguentará correr e dará profundidade ao jogo ou vai continuar, como sempre, lento e apenas  tocando a bola para os lados e para trás. 4) Haverá cobertura para que Egídio possa fazer o que sabe mais, isto é, apoiar o ataque?

De qualquer forma dou um crédito de confiança ao time, realçando, que na defesa, a presença de Edu Dracena transmite muito mais credibilidade e confiança, tanto e quanto a escalação de Egídio na lateral dá, dependendo da cobertura,  muito mais força ao setor e uma amplitude maior de perspectivas ofensivas para o time.  


Minha escalação, porém seria diferente, assim: 

Prass, Lucas, Dracena, Vitor Hugo e Egídio. Gabriel, Thiago Santos, Alione e Robinho. Dudu e Alecsandro.

================================

PRIMEIRO TEMPO:

O Palmeiras tomou um vareio de bola e tudo dentro do que eu previ.

Lucas, esforçado, porém falho, sem passar do meio de campo. Não deveria ter sido escalado!

Gabriel, lutador, mas receoso em dividir pela fratura recente(normal).

Zé Roberto, lento e tocando para trás.

Nenhum chute a gol em 45 minutos.  

Apenas uma situação de área naquele cruzamento do Egídio (viram do que ele é capaz) que Alecsandro tentou aproveitar sem conseguir.

E na TV ouço o sapientíssimo PVC, com ares professorais, ousando dizer no ar que o Palmeiras detém 60% de posse de bola.

Ele errou o nome do time ou estou vendo outro jogo.

Robinho vai entrar. Ótimo, desde que saia ZR, mas isso não vai acontecer. Cuca não terá peito para tal. Vai sair Egídio. Torço para estar errado!

Viram (deu pra sentir) o que é jogar em ritmo de Zé Roberto?

Pena que Cuca vai sacrificar Egídio, que, outra vez joga com a cobertura deficiente (ainda) de Gabriel porque Arouca não deu conta (falta Thiago Santos e como falta) e Dudu não volta e não compõe.

Se Jean entrar, vai melhorar o time do outro lado.

Cuca coloca equivocadamente Robinho no lugar de Egídio (tinha que sair ZR) e Gabriel Jesus no lugar de Allione (tinha de sair Lucas). Os que saíram só saíram porque Cuca fez substituição por status, não por merecimento.

Só nos resta torcer, porque se o Palmeiras jogar a bolinha miúda que jogou no primeiro tempo vai levar uma biaba.

Comente Comente Comente

COMENTE ANTES, DURANTE E APÓS O JOGO, 
ATÉ QUE FIQUE PRONTA A POSTAGEM FINAL!

O SÃO PAULO MAIS UMA VEZ SE LASCOU, MAS A MÍDIA PAULISTANA AJEITOU E EM VEZ DE BATER FORTE, MINIMIZA, ALIVIA E DIZ APENAS QUE OS BAMBIS SE COMPLICARAM!


Quero, hoje, lhes contar não uma anedota, mas uma história de papagaio. Espero que gostem pois é verídica!


Resultado de imagem para papagaio

Há muitos anos, lá se vão mais de sessenta, quando ainda se pescava e se caçava livremente no interior de São Paulo, fosse por esporte ou pela subsistência, havia no sítio de meu avô em Brotas, um papagaio - inteligentíssimo - que pela cor da plumagem, tenho certeza absoluta de que ele sempre torceu pelo Palmeiras.

Ensinado por meu pai, caçador, emérito atirador de revólver, espingarda e carabina, o papagaio aprendeu um canto que descrevia uma caçada de veado. 

O canto, em poucas palavras, retratava todo o ritual do acontecimento, desde o caçador tocando a corneta para açular os cachorros, o latido dos cães perseguindo o veado e o tiro fatal que abatia o cervídio.

Era assim: Tutututuuu! Auauauau! Péééééé. Matô o veado! 

Mas não foi exatamente assim que mataram outra vez o Bambi, ontem, na Venezuela?

Domingo passado, quem matou o Veado foi o Palmeiras!

JOGO: Trujillano 1 x 1 São Paulo

FATO MAIS IMPORTANTE: A IMPRENSA PAULISTANA NÃO REGISTRA E FAZ QUESTÃO DE NÃO REGISTRAR A GRAVIDADE DO RESULTADO.

Não era o caso de - ao menos - dizerem?

"Foi a primeira vez que um modestíssimo time do interior da Venezuela empatou com um time brasileiro na Libertadores".

Cadê que a imprensa paulistana deu destaque ao fato?

Qual órgão midiático enfatizou esta importantíssima e vexatória informação?

Qual deles carregou nas críticas em relação ao vergonhoso resultado contra um time "dopo labore", isto é aquele que se junta para treinar depois que os jogadores voltam do trabalho de suas principais atividades?

Cadê que, como costumam fazer com o Palmeiras quando sofre derrotas em situações parecidas, falaram da decadência e do apequenamento dos Bambis ?

O fato é que quando o Palmeiras vai enfrentar um time de segunda grandeza do Brasil ou do exterior os editores da grande mídia fazem igualzinho ao PVC. 

Pesquisam a fundo a história e as estatísticas, só que para poder arrebentar o verdão em caso empate ou de derrota.

Na maior parte das vezes já vêm e têm as manchetes prontas e ficam torcendo pela derrota do Verdão!

Lembram-se, para que não se vá tão longe de tudo o que disseram após o empate contra o River, no Uruguai?

Mas quando os Bambis perdem, a palavra mais forte que conseguem aplicar às suas derrotas é o verbo complicar. 

Como são clubístas, como são fanáticos, como são parciais, como são calhordas, como são amadores...

Se acham que estou exagerando, confiram as manchetes de ontem da grande mídia:

UOL: São Paulo empata com Trujillanos e se complica!

GAZETA ESPORTIVA: "Situação ficou complicadíssima, diz Ganso, após empate com Trujillanos"!

O ESTADO DE SÃO PAULO: "São Paulo só empata e se complica na Libertadores"!

DIÁRIO DE SÃO PAULO: "São Paulo empata com Trujillanos e se complica"!

G1(PORTAL GLOBO): Ganso faz um, perde pênalti e São Paulo se complica com empate diante do fraco Trujillanos.

ESPN: "São Paulo perde pênalti, só empata fora e se complica!

MSN: "São Paulo se enrola com fraco Trujillanos-VEN, empata e compromete vaga na Libertadores!

Viram o clichê da palavra "complica" presente em todas as manchetes, exceto a da MSN que ao menos encontrou um sinônimo para evitar o lugar comum? Que mídia! Dá asco, dá nojo!

Não vou perder meu tempo correndo atrás de outras "manchetes água-de-flor" que visam apenas explicar e justificar a situação de um time que (literalmente) só merece pau, pau e muito pau!

Da mesma forma, nem vou fazer qualquer alusão à (quase) unanimidade de matérias em que, ao invés de criticar, tentam justificar (como sempre) as deficiências do time veadeiro. Deem-me um tempo, agora, que porque preciso tomar um estomazil !

Para alguns que me criticam, acham que exagero e que sou extremamente cáustico nas críticas à mídia, esclareço que a cada semana este blog publica matérias que comprovam que as nossas reações são todas de autodefesa, plenamente justificáveis e na proporção exata dos danos que a mídia vem impondo, através dos anos, ao Palmeiras.

Sem generalizar, mas colocando as coisas em seus devidos lugares, a imprensa esportiva paulistana, diga ela o que quer e publique o que quiser, a cada dia que passa ela vai perdendo a credibilidade se tornando um instrumento de defesa e de ataque do Curica, dos Bambis e algumas vezes, até do Santos FC.

O fato, meus amigos, é que a luta do Palmeiras é desigual e solitária, contra tudo e contra todos! 

É o Palmeiras e a Leal torcida contra o resto, até dirigentes e "hinchas" que nos dirigem um cerrado fogo amigo e quase sempre torcem contra!

Especialmente para os bambis, lembranças do papagaio do seu Alcides:

Tutututuuu! Auauauau! Péééééé. Matô o veado! 

Mas o Veado morre e a imprensa ressuscita!
=====================================

NACIONAL X PALMEIRAS
às 21,45 em Montevidéu!


Resultado de imagem para nacional x palmeiras na fox sports
Pode decidir a vida do Verdão na Libertadores!


Sem o peso espiritual descomunal que lhe impõe a RGT (ilação minha)  e com o auxílio para além de luxuoso, suntuoso, do Canal da Fox Sports, acredito que o Palmeiras vença o jogo esta noite em Montevidéu.

Não, eu que tenho sido um crítico feroz e contumaz da atuação da imprensa, não estou sendo incoerente no que digo em relação a essa rede televisiva, relativamente nova  no mercado esportivo brasileiro.

Faço questão de destacar que se há um órgão midiático do qual o Palmeiras não pode se queixar ou reclamar em relação ao tratamento que lhe vem sendo dispensado é a Fox! 

Até narrador palmeirense Nivaldo Prieto, (o melhor do Brasil no momento) a Fox disponibilizou para os jogos do Verdão, tanto e quanto tem proporcionado ao clube generosos espaços na programação, nada exagerado, mas a altura da grandeza do Verdão.

E digo isso apesar dos Sormanis, dos Mários Sérgios, dos Maurícios Prados, dos portuguesinhos inexpressivos, e de outros notórios antipalmeirenses assumidos do Canal.

O fato é que, com os prós e os contras naturais decorrentes da liberdade de opinião, a Fox, ao menos de minha parte, goza (ainda) de um bom conceito, diferentemente da Band, Rede Globo, filiadas e afiliadas, com as raras exceções de alguns profissionais.

Noves fora esses aspectos subjetivos, as minhas esperanças de um grande resultado, hoje, no Uruguai para uma renovação palpável de esperança de classificação, estão fundadas, objetivamente, na motivação decorrente da troca de treinador e da luta pela titularidade. 

A chegada de Cuca é um fato novo e alvissareiro que tem o poder de tirar muita gente do elenco do marasmo e da desesperança, tanto e quanto despertar os jogadores para a chegada de uma nova era, a era Cuca, que traz em seu bojo oportunidades para todos aqueles que, de fato, querem trabalhar!

Que ninguém nunca se esqueça de que o Palmeiras paga 95% do elenco por produtividade!

Vou fornecer o time que, em meu entendimento, seria aquele ideal, considerando aqueles que viajaram a Montevidéu.

Fernando Prass; Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio; Thiago Santos, Arouca, Allione e Robinho; Dudu e Alecsandro. 

Quero dizer que Lucas, se render o que se sabe, pode jogar! Mas será que rende? Pelo que vem jogando, não, mas, quem sabe, com Cuca ele venha a render!

Desconheço a situação atual do volante Gabriel, mas se houvesse certeza de que ele está bem e em forma, o colocaria ao lado de Thiago Santos, apesar da última atuação de Arouca, excelente.

Robinho jogador decisivo, emérito chutador, tanto de bola parada como em movimento, um dos artilheiros do time, não pode nunca ser substituído por Zé Roberto que só toca para os lados ou para trás...

A não ser que Cuca tenha armado alguma tática especial que envolva o veterano jogador, cuja escalação torna o Palmeiras um time muito mais lento, moroso e previsível.

Zé Roberto, no meio de campo, parece-me uma forma engenhosa de Cuca colocar Egídio na lateral sem traumas e sem problemas. 

Existindo cobertura, ninguém, no Palmeiras, apoia melhor que Egídio, conquanto ele seja apenas razoável na marcação.

 Zé Roberto (o que não tem solução, solucionado está) tem de ser -esta é a minha visão-  aproveitado na mesma medida com que Tite aproveita Danilo no Curica. Ele não é um substituto natural de Allione, cuja presença no time principal é justa pelo que tem feito em outros jogos.

Ainda que Gabriel Jesus e Lucas Barrios estejam disponíveis, tanto e quanto o jovem Eric, a vez não é deles, mas daqueles que fizeram por merecer a titularidade, considerando-se que Rafael Marques e Cristado, sequer viajaram.

Considerando-se o grupo que viajou que time você escalaria para começar o jogo decisivo desta noite em Montevidéu contra o Nacional no Estádio Parque Central.

COMENTE COMENTE COMENTE