Observatório Alviverde

07/03/2015

O LÓGICO, O CORRETO E O MAIS INDICADO, SERIA O PALMEIRAS NÃO POUPAR NINGUÉM, ESTA NOITE CONTRA O BRAGA!


Image result for POUPAR











Oswaldo não queria poupar ninguém!
E no entanto, poupou! Errou!
Para que perder mais tempo?
O Palmeiras precisa de entrosamento!

Não aprecio, nem um pouco, a ideia de o Palmeiras poupar jogadores, num momento em que o time começa bem o Paulistão sendo que o campeonato mal começou.

Quem adora essa bobagem de poupar jogadores é a mídia, que, ultimamente, vive sugerindo -a título nem sei de que-, aos técnicos de todos os clubes que poupem os atletas.

Creio que seja por modismo ou imitação, em face desse procedimento ocorrer com frequência  nos principais clubes do futebol europeu, praticado em clima diferente, em circunstâncias diferentes, com jogadores diferentes, em clubes, todos, de elencos numerosos.

Assim, honramos o epíteto de "macaquitos" com que os europeus desprezivelmente nos brindaram, há tantas décadas!

Poupar jogadores é um tema de luxo, algo semelhante a outro tema que a imprensa adora abordar e discutir: lista de dispensas!

Ainda bem que Alexandre Mattos, profissional e do ramo, não permitiu que o Palmeiras, sequer insinuasse, este ano, qualquer lista de jogadores dispensáveis.

Mattos sabe, perfeitamente, o quanto que o clube e os jogadores envolvidos perdem, com a desvalorização decorrente da inútil divulgação do nome daqueles atletas que não servem mais para o time.

E, no entanto, alguns sites palestrinos de fama e prestígio, insistiam em abordar o tema, tripudiando sobre os dispensados ao fazer uso de outra expressão degradante que a mídia adora pronunciar, "b-a-r-c-a".

Só se via e ouvia no início do ano a mídia repetir "vai passar uma barca no Palmeiras e levar a reborréia", nomeando, em seguida, possíveis dispensados.

No que concerne a poupar jogadores, Oswaldo está, neste momento, dando uma de político e tentando agradar a todo mundo, certamente se esquecendo que "quem quer agradar a todos, acabar por não agradar ninguém, nem a si próprio"!

Definitivamente, não posso concordar com a medida de poupar os titulares, (ainda nem começou a temporada) embora tenha tomado conhecimento de que o técnico palmeirense, a princípio, não queria poupar ninguém. Mas, se, de fato, ele não queria, por que, ora bolas, teria cedido às pressões?

Num primeiro momento, Oswaldo faz média com a mídia, que, insisto, adora essa bobagem e cultiva esse "blablabla" que nem sempre representa uma boa medida.

Embora não admita publicamente, Oswaldo está atendendo o pedido da imprensa que, durante toda a semana abordou o tema, absolutamente contra-indicado  no atual momento do Palmeiras.

Numa instância importante do Paulistão e do time, em que o Palmeiras busca a harmonização do elenco e a descoberta do time ideal, o alviverde não poderia dar-se ao luxo de poupar ninguém, a não ser os punidos e os contundidos.

Aliás, poupar por quê e para que, se, além de não existir qualquer sintoma de estafa, (é início de temporada) o Verdão não está disputando nenhum campeonato desgastante ou qualquer torneio paralelo que implique em exigência técnica ou física além dos limites tidos como normais?

A Copa do Brasil só atinge um estágio de mais exigência, daqui a duas ou três demoradíssimas rodadas, justamente quando a competição será disputada, paralelamente, ao Campeonato Brasileiro.

Em segundo lugar, Oswaldo parece incomodado e disposto a atender milhares de torcedores palmeirenses que se manifestam via Web, diariamente, inconformados com o não aproveitamento de jogadores de sua simpatia.

Em terceiro lugar, Oswaldo proporciona a vários jogadores, descontentes com a reserva, a possibilidade de entrarem no time, de sentirem-se prestigiados e de alimentarem a esperança de uma breve titularidade.

Ou, você, que me lê, acredita que todos os jogadores, isto é, a unanimidade do elenco, estão satisfeitos e resignados pelo fato de não estarem jogando? 

É difícil "demaaaaiss" administrar um elenco tão numeroso quanto esse que o Palmeiras montou em 2015, de tantas cobras criadas. Oswaldo, bem antes do que eu imaginava, sinaliza que já começa a se sentir pressionado.

Paralelamente quero dizer que não fui e nem sou contra Vitor Hugo e Robinho, principalmente este, o melhor jogador do Palmeiras na atualidade, terem forçado o terceiro cartão amarelo.

Ambos precisam estar livres das pressões decorrentes do segundo cartão no clássico da semana que vem contra o Santos. 

Ademais, com a tradicional perseguição que o Palmeiras sofre, por parte das arbitragens, não seria nenhuma surpresa se os dois fossem agraciados com o cartão canalha, digo, cartão canário no jogo desta noite contra o Braga!

Lucas, Tobio, Gabriel, Arouca, Allione, Dudu e Cristaldo ficarão de fora do jogo de hoje contra o Braga, por opção do treinador; Vitor Hugo e Robinho por estarem suspensos, e Alan Patrick por estar lesionado.

A RELAÇÃO DOS 18 CONCENTRADOS:
Goleiros: Fernando Prass e Aranha
Laterais: João Paulo, Victor Luis e João Pedro
Zagueiros: Nathan, Victor Ramos e Jackson
Volantes: Amaral, Renato e Arouca
Meias: Ryder e Zé Roberto
Atacantes: Maikon Leite, Rafael Marques, Leandro Pereira, Dudu e Gabriel Jesus

O TIME MAIS PROVÁVEL
Fernando Prass; João Pedro, Victor Ramos, Jackson e João Paulo; Amaral e Renato; Maikon Leite, Zé Roberto e Rafael Marques; Leandro Pereira.

O POSSÍVEL BANCO
Aranha, Victor Luís, Nathan, Arouca, Ryder, Dudu e Gabriel Jesus.

ASPECTOS:
1) Já que Oswaldo decidiu por não colocar em campo o time principal, eu preferia que os titulares sentassem no banco e que os reservas fizessem o jogo.

2) Em se tratando de um time misto, eu não prescindiria do concurso de Arouca, ainda sem ritmo de jogo.

3) Se for para por em atividade todo o elenco e testar alguns jogadores, eu escalaria, não um time misto, mas o time reserva

Aranha, João Pedro, Victor Ramos, Jackson e João Paulo. Amaral, Ryder, Rafael Marques e Victor Luis. Gabriel de Jesus e Leandro.

E VOCÊ, ENTRARIA COM OS RESERVAS OU MANTERIA O TIME MISTO?

COMENTE COMENTE COMENTE