Observatório Alviverde

07/11/2024

ANALISTAS DE RESULTADO!

É lamentável o que se vê  na torcida do Palmeiras que critica ferozmente o time, ainda que o Palmeiras, mesmo sem reforços de peso, tenha chegado sempre entre os primeiros nos campeonatos que disputa. 

Há, nessa atitude, um exagero, um despropósito, uma injustiça e e acima de tudo, uma burrice.

Criticar, sim, visando a melhorar, mas criticar para destruir e arrasar é um despropósito.

O Palmeiras tem sido considerado por sua torcida o time em que ninguém pode errar, como se os jogadores e o técnico fossem infalíveis e como se não houvessem adversários capacitados, mas meros partícipes do Brasileiro. 

Quem pensa e raciocina com lógica, sabe, perfeitamente, que não é bem assim.. 

Sou, por exemplo, radicalmente contra as críticas insanas dirigidas a Marcos Rocha, conquanto concorde que ele já não esteja mais capacitado a ser o titular.

É uma loucura o que fazem com o Rôni um jogador que se doa em campo. Ninguém desconhece que ele tem limitações mas poucos ajudaram o Palmeiras em sua sequência de títulos quanto ele.

Estão arrebentando Everton e Mayke por falhas individuais recentes e pedindo até a cabeça desses jogadores, como se eles não tivessem tido até ontem, um passado glorioso e vencedor.  

Criticam forte o Gabriel Menino, ainda que ele não tenha tido espaço pra figurar como titular no time principal e só entre nos jogos quando o time está perdendo e precisa reverter resultados.

Tem sobrado críticas até para Rafael Veiga, Gomes, Anibal Moreno e Richard Rios (espinha dorsal do time, mais o uruguaio Pequerez, contundido), críticas essas que ultrapassam as raias da tolerância e da normalidade, posto que o palmeirense quando critica, ele, via de regra, não visa a propor soluções, mas, exclusivamente, a fazer prevalecer os seus pontos de vista.

Esses jogadores, temos de criticá-los pontualmente, de acordo com a qualidade de suas performances, o mesmo ocorrendo com Mayke, Vitor Reis e Lázaro outros acostumados a jogar no time principal.

Sei que existem jogadores como Flaco Lopez, sem condições de titularidade em um clube da importância do Palmeiras, Dudu e Bruno Rodrigues, ainda se recuperando de cirurgias e outros mais novos ainda em formação como Michel, Giai, Vanderlan, Naves e Fabinho,

A esta altura do ano e do campeonato, é preciso um pouco de paciência com esses jogadores.

A maldade maior que a torcida tem feito é com o técnico Abel Ferreira cujo currículo é muito maior que as críticas e por si mesmo se expressa temos de criticá-lo, sim, mas nunca da forma exagerada que a torcida o faz, como se os palmeirenses fossem sãopaulinos, corinthianos, santistas ou flamenguistas.

Ele tem errado muito, concordo, sobretudo em errar e demorar a substituir, em insistir demais com determinados jogadores e na adoção de sistemas táticos nem sempre adequados aos adversários.

Vamos criticá-lo, sim, mas de forma construtiva, levando a cobrança maior para a presidente que não reforça o time de acordo com as necessidades.

Ademais, esperemos o passar do tempo daqui até as férias dos jogadores e aí, a tempo e hora, expressemos nossos aplausos a quem merece e as nossas críticas a quem não merece.

COMENTE COMENTE COMENTE