Observatório Alviverde

19/08/2015

ACOMPANHANDO PALMEIRAS X CRUZEIRO PELA COPA DO BRASIL! ACOMPANHE COMIGO!



Image result for PALMEIRAS X CRUZEIRO

Sintonizo o Sportv 2. Vejo o Odiney Ribeiro (apesar de anti, palatável e deglutível) e o intragável curintianíssimo Vilaron. O repórter acaba de aparecer, aquele que gosta de fazer perguntas capciosas. Como é mesmo o nome dele? Esqueci! Lembrei, André Hernan!

Pedro Augusto Correia é o outro repórter e cobre o Cruzeiro.(Nunca o vi mais gordo ou mais magro). Ele fala que Fabrício começa pelo Cruzeiro para melhorar a saída de bola.

Palestra lotado. É lindo! Muito movimento nos portões. A equipe do Sportv fala sobre a vitória do Grêmio (1x0)  sobre o Coritiba e do empate Galo 1x1 Figueira em BH e mostra os gols.

São 21,40 H. Agora vem uma retrospectiva sobre o último Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras.

Vilaron fala em oscilação das equipes. Sobre os prejuízos do Palmeiras nas arbitragens, nada.

Acabam de passar as derrotas do Palmeiras para o Atlético Pr, para o Coritiba e para o Cruzeiro, seguidas de uma entrevista com Egidio. 

Será que se o Palmeiras houvesse vencido passariam os jogos em bloco? Duvido. Ainda bem que passaram os maus momentos do Cruzeiro, também.

Enquanto Vilaron bosteja, as imagens da torcida palmeirense continuam imponentes.

Olha o André Hernan falando que com MO o Palmeiras melhorou na jogada aérea e elogia o Egídio. É isso mesmo.

Correia fala na ausência de Leo ex Palmeiras por um inchaço de tornozelo. Diz também que desde a chegada de Luxa o Cruzeiro nunca sofreu mais de um gol por jogo mas que o ataque não consegue melhorar. Falei sobre isso, ontem!

Jogadores reservas estão entrando em campo. Daqui a pouco (cerimonial da Fifa) os times entram em campo.

Odiney (analfabeto em história do futebol) fala sobre a Copa do Brasil só do ponto de vista que interessa aos cronistas de hoje, sem incluir os primórdios da competição, vencida por Palmeiras e Cruzeiro, várias vezes.

Marcelo, entrevistado por Hernan afirma que quer vencer mas que não quer sofrer gol.

Luxa minimiza as repercussões do péssimo empate de domingo para o Inter e fala o óbvio, que a Copa do Brasil é diferente coisa e tal... e só joga conversa fora.

Hino Nacional ao som de "meu Palmeiras". Do ponto de vista do clube, motivador! Do ponto de vista da cidadania, um lixo. 

Escalações:

Prass, Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Egíidio. Arouca, Girotto, Cleyton, Zé Roberto e Dudu. Barrios

Fabio Mike, Paulo André Manoel, Mena, Charles, Henrique Fabrício, Alisson. Damião e Marquinhos

Marcelo de Lima Henrique, o árbitro. 25 mil ingressos vendidos informa Hernan e frisa que ainda tem gente entrando.

Um minuto de silêncio. Antonio Miguel Salerno ex conselheiro do Verdão o homenageado.

O Verdão joga de azul e nossa identidade fica comprometida. Não gosto!

Início de jogo motivado com os dois times correndo muito e os dois já chegaram à área do  adversário duas ou três vezes, mas as defesas predominaram sempre.

4 minutos Dudu recebeu um tranco e caiu em cima de Luxa na beira do campo. Verdadeiro strike.

6 minutos falta de Vitor Hugo em Leandro Damião lado esquerdo, batida rasteira, Fabrício isolou.

Egídio lançou longo para Barrios que, de prima, tocou no ponto futuro para CX que tocou entre as pernas do goleiro.

GOOOL Um gol para mudar a filosofia do jogo. Quem vai jogar na espera, agora, é o Palmeiras. O Cruzeiro vai ter dificuldade para impor o jogo de velocidade

12  Defesa difícil de Prass, mas já havia falta sobre o goleiro.

Só Barrios está à frente.

Palmeiras comete muitas faltas nas imediações da área. Tem de evitar porque o Cruzeiro, além de Damião tem Manoel e mais três jogadores muito altos.

Falta dura de Charles em ZR , por trás, no mínimo para CA.

20' - Palmeiras diminuiu o ritmo. Não gosto disso. Mais uma falta nas imediações da área. O time está atraindo o Cruzeiro. Falta cobrada bomba de Fabrício, Prass. Ainda bem que temos um grande goleiro.

Impressionante como o Palmeiras tirou o pé do acelerador. O Cruzeiro é melhor. É preciso desafogar tocando mais a bola e impedindo o adversário de jogar.

Bobeada tremenda no lado direito da defesa. Giroto não foi para a bola e Lucas não estava lá, Cruzeiro chegou tarde ao lance, para a sorte do Palmeiras.

Arouca está contundido.Está explicado porque o Cruzeiro teve tanta facilidade no lado esquerdo como nesse chute de Damião, com perigo.

Rafael Marques entra no lugar de Arouca. Deus escreve certo por linhas tortas. Vai melhorar a posse de bola e o Palmeiras vai atacar mais. A defesa não sei e vai melhorar com o recuo de CX.

De novo, pelo lado esquerdo, dois cortes em cima de Lucas, mau marcador, cruzamento para Damião, Prass defendeu mas sofreu falta.

30' ZR perdei um gol incrível pelo preciosismo na hora do chute. Estava livre. 
Como previ, melhorou o toque de bola e o Palmeiras já tem mais posse de bola e chegada ao ataque.

Paulo André parou Barrios por trás, no contrataque. Cadê o cartão?

Melhorou também a marcação pelo lado direito da defesa. CX e RM melhoraram o setor e Lucas já não passa mais do meio de campo.

Marquinhos ao ser tocado pelo braço de Egídio, simulou pênalti. Cadê o cartão?

Bobeada da defesa, lance nas costas de Egídio, Mike cruzou Vitor Hugo cortou Marquinhos fuzilou, a bola desviou em Leandro Damião e com perigo saiu pela linha de fundo.

38' Girotto está tendo dificuldades na saída de bola. Palmeiras ainda não acertou nenhum contra-ataque. Barrios está isolado à frente e ninguém encosta para trabalhar.

40"  O Palmeiras é uma grande e inofensiva retranca a esta altura do jogo e claramente só defende o 1 x 0. Não critico porque acho que a esta altura MO já joga com o regulamento à vista. Só que isso é muito perigoso.

Lembram-se que eu disse ontem que ZR tinha de estar no banco? Ele é lento e não marca com força. O time fica defasado no setor.

O Palmeiras, agora está sendo pressionado. Prass salva de novo um chute fortíssimo de Charles que tinha endereço certo.

TERMINA O PRIMEIRO TEMPO 
(RESUMO)

O Palmeiras venceu e só jogou razoavelmente até marcar o gol. Daí em diante foi completamente dominado pelo Cruzeiro. Prass é o grande nome do jogo.

MO não deveria ter começado com Zé Roberto que, apesar do esforço e da categoria com a bola no pé, tira o poder de domínio do meio de campo do Palmeiras.

A saída de Arouca (contundido) melhorou a marcação pelo lado esquerdo do campo onde o Cruzeiro deitava e rolava, mas, ao contrário do que eu supunha, não melhorou o toque de bola no meio de campo. 

As causas: Os laterais estão apenas defendendo, Girotto tem dificuldade para sair jogando, Barrios está muito à frente e Rafael Marques joga, muito mais, de zagueiro.

Se o Palmeiras não acertar um contra-ataque e fizer um gol para folgar no placar este jogo vai complicar.

Barrios baixou o tronco e pôs a mão sobre a coxa. Será que se machucou?

O SEGUNDO TEMPO

Boa notícia. Barrios continua, aparentemente sem problemas.  Por que tantas contusões musculares? Começou o segundo tempo.

Olha o Lucas querendo enfeitar e quase comprometendo. Ele está baleado? Tem rendido muito pouco. 

Falta comum de ZR por trás é punida por um Cartão Amarelo. Indevidamente!

O time continua vulnerável pelo lado direito da defesa. Cruzeiro explora muito bem o setor.  Em lance anterior o Cruzeiro já havia chegado com perigo mas Prass salvou.

Lembram-se do que falei? Gooool do Cruzeiro sempre pelo lado esquerdo. Cadê o Jackson? Onde estava (novamente) o Lucas? Cadê a cobertura? 

E agora onde é que MO vai enfiar o regulamento?  O Cruzeiro continua mandando no jogo e ele vai manter o ZR até quando? 

Estamos sem força no meio de campo, para marcar e para armar. ZR, agora, do meio de campo, recuou a bola para Prass. É o fim da picada!

Eu disse na postagem de ontem: ZR tem de ficar no banco e entrar para dar um toque de refinamento ao time, mudar um esquema ou coisa assim. 

Falta força ao meio de campo palmeirense e se continuar assim o azulão paulista (é o fim de mundo, o Palmeiras vestido de Cruzeiro) vai perder o jogo.

MO tem de mexer no time. Não estou dizendo que ZR não sabe jogar, mas, apenas que ele não tem força para segurar os pepinos no meio de campo do Palmeiras. Não estou torcendo contra ele, só porque o critiquei. Quero que ele me desminta em campo.

A TV anuncia a entrada de Cristaldo. No lugar de quem? O problema do Palmeiras é a falta de qualidade no passe e falta de marcação no meio de campo, não de finalização. 

Saiu Barrios e entrou Cristaldo. Quem lançou Barrios? Os mesmos que vão lançar Cristaldo?   

Goooool do Palmeiras  passe óbvio de ZR a Dudu livre na direita que cruzou na medida para Rafael Marques que, penetrando na corrida por trás dos beques pela meia esquerda, de cabeça, fez 2 x 1.  

Quem sabe, a partir de agora, com a retomada da vantagem o time, incentivado pela torcida, passe a jogar melhor. Assim espero!

Dois a um, apesar da vantagem palmeirense, é um resultado pobre em se tratando da Copa do Brasil. É preciso ampliar essa vantagem.

23 Chute forte e rasteiro de Giroto. Boa defesa de Fábio.

25 minutos, o Palmeiras melhorou no quesito toque de bola e já equilibra as ações no setor. O jogo agora está igual no meio de campo.

Já faz tempo que Dudu e RM inverteram o lado de campo. O gol foi consequência disso, tanto e quanto o reforço na cobertura pelos dois lados do campo. O Palmeiras agora está mais bem fechado pela ala direita. 

ZR (faz tempo) atua mais centralizado, cambando, um pouco mais pela esquerda já sem tanta obrigatoriedade de marcação.

André Hernan anuncia que CX está esfalfado, esgotado em campo e MO faz entrar Amaral no luar de . O time vai melhorar a marcação, não sei se no toque de bola e pode melhorar ofensivamente.

34' Bom contra-ataque do Palmeiras, bom cruzamento de Dudu, Cristaldo chegou um pouco atrasado no carrinho com o goleiro batido e o gol aberto

24.889 pagantes o público do jogo, menor do que a diretoria esperava. 

36 Bola cruzada para Leandro Damião que cabeceou contra o braço de Lucas. Ainda bem que  o bandeirinha marcou impedimento anterior (contestado pelo anti Odinei Ribeiro e, como sempre, pelo Vilaron) 

André Hernan registra que MO grita da beira do gramado e pede mais posse de bola ao time.  

39 Cruzeiro perde boa chance aos 39 após Azrrazcaeta driblar Egídio e chutar no canto direito para outra defesa de Prass

40 Cruzeiro perde outro gol feito. 

Juiz indica três minutos de acréscimo.

41 Palmeiras está completamente dominado correndo riscos de sofrer o empate. O Palmeiras tem costume de levar gols em cima da hora. Que Deus o livre, hoje, desse Karma!

TERMINOU: PALMEIRAS 2 X 1 CRUZEIRO

O VERDÃO JOGARÁ PELO EMPATE EM BELO HORIZONTE, MAS NÃO TEM NADA GARANTIDO, APENAS ENCAMINHADO!

O GOL SOFRIDO EM CASA É UMA ESPADA SUSPENSA SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO PALMEIRAS.

O PALMEIRAS NÃO JOGOU BEM, JOGOU PELO REGULAMENTO E, COMO NO ÚLTIMO JOGO EM BH, LEVAMOS UM VAREIO DE BOLA.

COM ZÉ ROBERTO DO COMEÇO AO FIM DO JOGO, PERDEMOS A FORÇA NO MEIO DE CAMPO E A CRIATIVIDADE DA EQUIPE FOI MÍNIMA.

SE RAFAEL MARQUES NÃO HOUVESSE ENTRADO, O PALMEIRAS, OUSO DIZER, NÃO TERIA VENCIDO.

COMO É QUE MARCELO OLIVEIRA CONSEGUE OMITIR A ESCALAÇÃO DO PRINCIPAL JOGADOR DA EQUIPE, DO PONTO DE VISTA TÁTICO?

FALTA UM VOLANTE EFICIENTE, MAS, PRINCIPALMENTE UM ARMADOR CATEGORIZADO E QUE CORRA COM DESENVOLTURA O TEMPO TODO!

O que importa, mesmo, é a opinião de vocês...

COMENTE COMENTE COMENTE



DUELO DE GIGANTES DAQUI A POUCO NO ALLIANZ PARQUE



COPA DO BRASIL 2015 OITAVAS DE FINAL

1º JOGO


PALMEIRAS X CRUZEIRO
 Image result for duelo de gigantes 
O Cruzeiro, atual bi-campeão brasileiro, venceu o último confronto com o Palmeiras, por 2 x 1, no Mineirão em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Não significa, porém, que tenha um time melhor do que o Verdão ou que esteja mais bem cotado para seguir em frente na Copa do Brasil.

O Campeonato Brasileiro só entra no âmbito das discussões pois se trata do único parâmetro que se pode lançar mão para a análise dos dois times em relação ao duelo eliminatório a ser iniciado esta noite.

Completamente desfigurado em comparação ao time do ano passado, o Cruzeiro ostenta uma posição incômoda na tabela do Brasileirão, competição na qual encontra-se sob a ameaça de rebaixamento.

Em 14º lugar com 22 pontos, isto é, apenas 3 a mais do que o Goiás, o Cruzeiro tem 6 vitórias, 4 empates e 9 derrotas na competição.

Seu ataque, sofrível, marcou 15 gols e só supera os ataques do Coritiba, Joinvile e Vasco.

Sua defesa, muito boa, sofreu 17 gols e é a terceira melhor da competição, se igualando às do Grêmio e Chapecoense, sendo superada, apenas, pelas do Goiás 16 e do Curica, com 14 gols sofridos.

O Cruzeiro, que vem de um empate de 0 x 0 em pleno Mineirão contra o Inter, afirma através das entrevistas de Vanderley Luxemburgo, que não está privilegiando a Copa, mas se entrosando, se reagrupando e reunindo forças para fugir do rebaixamento.

Isso, porém, não é verdade porque os jogadores sabem que a Copa é o último título que o Cruzeiro pode alcançar em 2015, tendo em vista a sua péssima campanha no Brasileiro.

Com apenas três pontos a mais do que o Goiás, o primeiro do Z4, se o Cruzeiro tropeçar, domingo que vem contra o Curica em Itaquera (é possível) e o alviverde goiano derrotar o Vasco no Serra Dourada, (é muito possível) cairá no mata-burro e ao menos nos pontos será alcançado pelo time goiano.

O Palmeiras, com uma boa campanha (poderia ser ótima não fossem a falta de um armador eficiente e os erros de arbitragem) pode dar-se ao luxo de se dedicar, concomitantemente, ao Brasileiro e à Copa. 

Em 5º lugar no Brasileiro, com 31 pontos, 9 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, o Verdão tem o segundo melhor ataque do Brasileiro, 32 gols (o Galo, o primeiro, tem 33) e sua defesa sofreu 18 gols, justamente 1 gol a mais do que o seu adversário desta noite.

Como se depreende da análise dos números, o Palmeiras é um time que embora não tenha encontrado, ainda, o equilíbrio ideal, é muito mais equilibrado do que o perigoso adversário desta noite.

Prevejo, portanto, um jogo de muita disputa em que o time mineiro tentará impor a única característica em que supera o Palmeiras e que foi o fator determinante de sua vitória no último encontro: a velocidade.

O Palmeiras, na qualidade de mandante, tangido pela torcida, vai partir, inteiro, para cima do Cruzeiro e é aí que mora o perigo, pois o time mineiro, que tem jogadores muito velozes, vai explorar os contra-ataques.

Cabe, então, a Marcelo Oliveira organizar um sistema de jogo no qual seu time ataque e exerça a condição de mandante que vai tentar fazer o resultado em casa logo no primeiro jogo, ao mesmo tempo em que tome os necessários cuidados defensivos.

Ademais, não será nada interessante levar gol em casa, critério de desempate e muito difícil de se revertido, quanto mais, invertido.

Tenho visto e registrado um entusiasmo enorme e muito além da realidade em relação a Zé Roberto. 

Em verdade em verdade lhes digo que em face de sua grande atuação contra o Flamengo, todos se esquecem que esse jogador fracassou todas as vezes em que atuou como lateral esquerdo e em muitas outras vezes em que foi escalado como meia.

Entendo que Zé Roberto, por sua enorme experiência e indiscutível liderança deva participar do jogo, mas na qualidade de um jogador especial, que entre na hora certa, para mudar taticamente a equipe, alterar um esquema, o modo de jogar ou ajudar a administrar um resultado.

Considero prudente que MO não o escale de cara e que a sua entrada no time seja seletiva, na medida das necessidades.

Vitor Ramos e Robinho são as duas ausências do Palmeiras no jogo desta noite. É óbvio que na qualidade de titulares, teoricamente, vão fazer falta ao time. Particularmente, penso que nem tanto.

Vitor Ramos está fora do time há alguns jogos e Jackson vem se firmando e se entrosando com aquele que, em meu etendimento, é o melhor zagueiro do Palmeiras, Vitor Hugo.

A entrada de Cleyton Xavier, muito mais experiente e rodado do que Robinho pode dar mais firmeza ao meio campo palmeirense, tanto e quanto mais estabilidade, embora menos agressividade em face da capacidade maior de chegada ao ataque e aproximação do jogador que veio do Coritiba.

Lucas Barrios tem, esta noite, a grande chance de mostrar a sua real capacidade e justificar porque foi contratado a peso de ouro. 

Espero estar enganado (tomara que sim) mas pelo que vi na Copa América e pelos poucos antecedentes desse jogador no Palmeiras, até agora, lento, moleirão, sem liderança e com tão pouca presença de área, não estou sentindo firmeza. 

Torço, sinceramente, para que ele me desminta!  

DADOS TÉCNICOS:
Palmeiras x Cruzeiro
Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Allianz Parque
Horário: 22 Horas
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (PE)
Assistentes: Kléber Lúcio Gil (SC) e Rafael da Silva Alves (RS)

Transmissão: Sportv 2

Palmeiras
Fernando Prass; Lucas, Vitor Hugo, Jackson e Egídio; Andrey Girotto e Arouca; Rafael Marques, Cleiton Xavier e Dudu; Lucas Barrios
Técnico: Marcelo Oliveira

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Fabrício (Mena); Willians, Henrique e Charles (Fabrício); Marquinhos, Vinícius Araújo e Alisson (Willian)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo


COMENTE COMENTE COMENTE