Observatório Alviverde

25/05/2014

PEQUENO COMENTÁRIO DE INTERVALO ATÉ QUE FIQUE PRONTA A POSTAGEM FINAL!



A chuva, quando cai em quantidade, prejudica o time de maior categoria e privilegia aquele de maior força física.

Não que o Palmeiras não tenha força física, tem, mas ela se torna menor em relação ao adversário, na medida em que se tem em campo um jogador de pouca condição física, o antiatleta Mendieta.

Sem querer culpabilizá-lo e nada e por nada, ele, Mendieta, por sua pequena mobilidade e falta de sentido de marcação, é o diferencial negativo deste primeiro tempo.

Não se discute que ele bate bem na bola, tem boa visão de jogo, mas, afinal, quem conhece um pouco de futebol sabe que ele não tem físico para marcar ou participar mais do jogo, na mesma medida em que não é um jogador da qualidade de que o time necessita para a armação das jogadas. Não passa de um meia-boca!

Ademais, teve a sua atuação prejudicada por uma pancada recebida por volta de oito minutos de jogo, o que, evidentemente, piorou ainda mais a sua participação no jogo.

O Palmeiras criou e desfrutou de algumas situações para marcar, das quais, infelizmente, Henrique não participou pois além de estar severamente marcado, ninguém encosta nele ou o aciona com perfeição.

A Chapecoense merece a vitória por 1 x 0, em face de ter dominado territorialmente o jogo em mais de 60%, da mesma forma em que fez do goleiro Fábio, com seis ou sete defesas decisivas, o melhor homem em campo.

Apresentamos vulnerabilidades de marcação, sobretudo (é inexplicável) pelo setor de Wendel, embora o gol tenha saído pelo outro lado, o lado de William Matheus.

A jogada aconteceu a partir de uma presepada de Marquinhos Gabriel que perdeu a bola no meio de campo, pela meia direita, e o time de Chapecó virou pela direita e encontrou a defesa alviverde desguarnecida. O lateral deles Fabiano, avançou livre e cruzou para a conclusão de Tiago Luiz em bola que nem o milagroso Fábio teria condições de defender.

Pena que o Palmeiras vá continuar com Mendieta e vai continuar sem  a predominância no meio campo! Isso não me cheira nada bem!

Valentim acertou no homem a sair, Mendieta, mas errou ao escalar Felipe Menezes. Precisamos de força ofensiva, de agressividade. Tinha de entrar com Bernardo!

Chiii. Tomamos o segundo gol. Falha individual feia de Marcelo Oliveira.

Com o Felipe Menezes (armandinho) vai ser difícil fazer gols. Tomara que eu esteja errado!

COMENTE COMENTE COMENTE


CHAPECOENSE X PALMEIRAS! APESAR DOS NÚMEROS FAVORÁVEIS NÃO CONSIDERO, SIMPLESMENTE, UM JOGO (+3)!


O jogo é hoje é em Chapecó, às 18,30 H, onde qualquer equipe do mundo tem dificuldades para vencer o aguerrido time da verde da Chapecoense e o Palmeiras não será a exceção. 

 

Contabilizado por tantos palmeirenses -estou fora disto- como um jogo "+3", isto é com a garantia da conquista dos três pontos, o Palmeiras enfrenta o lanterna do Brasileiro até agora, cuja campanha, com pouco mais de 10% de aproveitamento, tem de ser avaliada como pífia.

O alviverde catarinense, em seis jogos disputados, é um invicto às avessas, já que não obteve nenhuma vitória em seis rodadas, mas, exclusivamente, dois empates, coincidentemente contra equipes paranaenses: Coritiba em casa (0x0) e AtléticoPR fora, em Maringá (1x1).

Perdeu duas vezes, longe de Chapecó, para o Sport (1x2) em Recife e para o Criciúma no Heriberto Hulse (0x1)! No Arena Condá, perdeu, respectivamente, para o Cu-rintia (0x1) e Grêmio (1x2).

Foram 7 gols sofridos e, apenas, três gols marcados, que revelam o desequilíbrio e a deficiência ofensiva do verdinho catarinense. São números que castigam e colocam o time na lanterna do Brasileiro! 

Apesar disso, o Palmeiras que se cuide, pois é nessa campanha ordinária do time do oeste catarinense que reside o perigo! 

Por que? Simplesmente em razão de que há um verdadeiro esforço de guerra dos catarinenses pela reabilitação!

Com toda a ênfase possível eu antecipo que, ao que tudo indica, a lógica, inclusive, será uma partida extremamente difícultosa para o Palmeiras!

A não ser que -às vezes acontece- o alviverde se imponha desde o início, faça logo um ou dois gols e altere a expectativa normal de um jogo pegado, taticamente embaraçoso, transformando-o, de complicado em fácil!

Se é verdade que essa nuance pode ocorrer, é verdade, também, que a Chapecoense, atuando em casa,  pode ser ela, de repente, a protagonista do jogo e se impor ao Palmeiras!

Essa hipótese, porém, será difícil de se concretizar, em razão da diferença técnica dos times, da motivação, do bom momento do alviverde paulista e das circunstâncias que cercam a trajetória dos duas clubes neste Brasileiro.

Os números do "Verdão maior" são muito mais relevantes do que aqueles do "Verdão menor! 

Mesmo com os dois resultados de ontem, Bambis 1x0 Grêmio e Bahia 0 x 1 Fluminense, o Palmeiras continuou, inamovível, em sua condição de 4º colocado na tabela,  6 jogos, 4 vitórias, 2 derrotas, 8 gols pró e 6 contra, com um aproveitamento apreciável  de 66,7%. 

A numerologia (todos deveriam usar essa palavra na definição dos números dos campeonatos, haja vista que os mesmos são, na maioria das vezes absolutamente esotéricos e imprevisíveis) mostra que o Palmeiras em face dos números é o favorito do jogo, ainda que o jogo seja em Chapecó, pois, além da matemática, tem a seu favor o peso da tradição!

Entretanto, com tudo e por tudo, ninguém tem condições de garantir -como outrora acontecia- que, na qualidade de detentor desses fatores, o Palmeiras tem a vitória garantida. 

Uma coisa é o favoritismo, (o Palmeiras é favorito) outra é o protagonismo, pois este -segundo- fator do jogo só é resolvido dentro de campo, mediante a imposição de técnica e de atitude em busca do resultado. Detalhe importante, a Chapecoense atua dentro de seu retângulo!

Muito válida a permanência de Alberto Valentim no comando do Palmeiras cuja química de trabalho e a dos jogadores provocaram essa interação positiva, que tem levado o Palmeiras a tantos triunfos sequentes. 

Entendo que a continuidade do interino se trata de uma medida calculista, lógica, corretíssima e de muito bom-senso!

Digo isso não, apenas, pelos resultados obtidos até agora, mas, principalmente, porque Garêca (vamos pronunciar o nome do homem corretamente) será poupado de um inútil desgaste que poderia advir de três resultados negativos, em jogos nos quais tudo pode ocorrer.

A partir de hoje, em Chapecó, à quarta-feira  que vem, em Presidente Prudente quando o Palmeiras enfrenta o desesperado Botafogo, e, principalmente, de domingo que vem, primeiro de junho, quando o Verdão enfrentara o Grêmio, em Caxias do Sul!

Garêca, que mostrou desprendimento e maturidade ao preferir permanecer -por enquanto- como mero observador do elenco, afim de poder conhecer bem cada jogador e as características de cada um, apenas olha e observa...

Na realidade ele já iniciou a sua atividade, limitada, por enquanto, à observação e à supervisão. O seu trabalho propriamente dito vai ser detonado na média temporada que o Palmeiras vai cumprir durante a paralização do Brasileirão, em função da realização a Copa!

Os jogadores que viajaram a Chapecó e que estão à disposição de Valentim para o jogo, estão listados abaixo, ressaltando-se como boa novidade a presença de Patrick Vieira, cujo contrato foi reformado e, que, entre toda a safra que teve chances (nos últimos tempos),  time principal, eu avalio como o melhor e de mais futuro. 

Fique claro, porém, jogando, não como o parvo Kleina exigia que ele jogasse, isto é, como jogador -exclusivamente- de marcação, mas, como um meia de chegada e ofensividade, ainda que, na medida do possível, também ajudando no trabalho de marcação e desarme!

Uma pergunta importante: a volta de Patrick ao time principal, ainda que como bancário, teria ocorrido, simplesmente, por que ele renovou? 

Ou teria sido uma exigência, ou, vá lá, uma sugestão, uma indicação de Garêca pelo que viu e concluiu dos treinamentos da semana?

Àqueles que não dão o menor valor a Patrick, lamento contrariá-los para dizer que esse garoto está um pouco acima da média de nossa base e tem tudo para prosperar sob a batuta de um técnico exigente, de personalidade e que prestigie a base!


Goleiros: Fábio e Vinicius
Laterais: Wendel, William Matheus e Victor Luis
Zagueiros: Lúcio, Marcelo Oliveira e Wellington
Volantes: Wesley, Renato e Josimar
Meias: Mendieta, Marquinhos Gabriel, Bernardo, Felipe Menezes e Patrick Vieira
Atacantes: Henrique, Diogo, Rodolfo e Chico.
  

Observem que Chico tem companhia no banco palmeirense porque Rodolfo voltou. Terá sido mera coincidência?

QUAL O MELHOR TIME PARA ENFRENTAR A CHAPECOENSE?

Escalo o meu:

Fábio, Wendel, Lúcio, Marcelo Oliveira (até chegar um bom 4° zagueiro para Marcelo voltar a lutar por um espaço no meio de campo) e William Matheus. Renatinho, Wesley, Marquinhos Gabriel e Bernardo. Diogo e Henrique.

Não estranhem a minha opção por Bernardo, anos luz à frente do limitadíssimo antiatleta Mendieta, que só bom com a bola no pé! 

COMENTE COMENTE COMENTE