Observatório Alviverde

08/10/2014

ESTA NOITE, CONTRA O BOTAFOGO, OU VAI, OU RACHA!



BRASILEIRÃO - 2.014.


BOTAFOGO X VERDÃO!
É hoje, 08 de outubro, no Maracanã, Rio de Janeiro,.
Encontro de desesperados, um jogo de ameaçados.
Quem perder terá de rebolar para sair da rabeira.
O medo é o tempero do jogo!

COMPARANDO
O Bota tem 26 pontos em 26 jogos.
O Palmeiras, 28.

O Botafogo venceu 7 vezes, empatou 5 e perdeu 14.
O Palmeiras venceu 8 vezes, empatou 4 e perdeu 14.

São campanhas equitativas, equivalentes, quase iguais.

O Botafogo, tem 2 pontos a menos que o Palmeiras mas leva vantagem nos outros números.

Marcou 26 gols, sofreu 28 e tem um saldo negativo (baixo) de três gols (-3).

O Palmeiras fez 25 gols e sofreu 41. Tem um saldo negativo (altíssimo) de dezesseis gols (-16), mas leva vantagem no número de vitórias, que é o principal critério de desempate.

Os números mostram que, apesar da grave crise financeira pela qual está passando, o Botafogo tem um time bem mais equilibrado do que o Palmeiras.

O Verdão, este ano, foi arrasado por um incompetente chamado Gareca, que grande parte da torcida, malgrado os péssimos resultados em campo, não sei porquê, insistia em sua permanência.

Este blog foi o primeiro, em toda a mídia brasileira, da palestrina à convencional, a quebrar o estado de perplexidade e indecisão que tomava conta de nossas torcida e diretoria, em face de tantos resultados negativos e este editor, hoje, está muito feliz por isso.

Infelizmente, as medidas corretas de substituição do argentino não ocorreram de forma satisfatória, não só em decorrência do estado de miséria com que vem sendo administrado o futebol do clube, mas, principalmente, da burrice e da completa falta de visão de nossos dirigentes, remunerados ou não.

Este não era o momento mais adequado para a contratação de um treinador do perfil de Dorival, tradicionalista e conservador. 

A situação impunha a necessidade  da vinda de um motivador, um treinador extrovertido, com capacidade e liderança suficientes para incendiar o grupo e partir para a imediata reação.

Aí o brochante Nobre contratou Dorival...Como Nobre sabe pouco, quase nada, em matéria de futebol... Pior que ele, só Brunoro!

Dorival, na ânsia de ser simpático e bonzinho, chegou ao ponto de esgueirar-se e escafeder-se de elaborar uma necessária lista de dispensas, importantíssima.

A lista teria a propriedade de aliviar as tensões existentes em um elenco numeroso, heterogêneo, e abrir ensanchas para a contratação de reforços visando ao reequilíbrio do grupo em todas as posições.

Da mesma forma forçoso é reconhecer que Dorival acertou em cheio (ele é vivido, experiente e, decerto, acertará em muitas coisas) em algumas ações, como o aproveitamento de alguns garotos da base, que, em outras circunstâncias, jamais seriam lembrados.

Uma de suas principais ações foi a de promover Valdívia, o craque do time,  à condição de capitão. O chileno reagiu muito bem à promoção e adorou a nova responsabilidade no grupo.

Que Dorival não jogue pela janela tudo o que fez de bom, e que mantenha o "mago" no posto de capitão esta noite contra o Bota, ainda que com o retorno anunciado de Prass.

Prass é uma liderança natural no elenco, importantíssima referência para os jogadores mais novos, e, ao menos por enquanto, espero que ele não reivindique a antiga condição de capitão, haja vista que o novo (en)cargo parece ter motivado o chileno que já conseguiu atuar três vezes seguidas e, hoje, vai para a quarta.

Outro acerto de Dorival foi aquele de restabelecer contato com Wesley, embora ninguém garanta que esse jogador vai continuar no Palmeiras em 2015. Ele pode ter acertado e, até, já ter assinado um pré contrato com os bambis, ninguém pode garantir que não!

Mas se entrar em campo e jogar o que jogou contra a Chapecoense estará de bom tamanho, pois o futuro, a Deus pertence e na hora mais própria se fala sobre o assunto.

Wesley garantiu a Dorival Júnior que não assinou pré-contrato com ninguém. Melhor, assim! Trata-se de um jogador que sabe tudo de bola e pode ajudar-nos a sair do atoleiro em que nos encontramos neste instante.

A propósito de Dorival, o que não deu para engolir foram as indicações de jogadores por ele consumadas em que lhe faltaram visão,conhecimento e profissionalismo.

Não tanto pelos jogadores em si (Washington e que podem chegar e estourar, mas em razão das posições para as quais ele reivindicou e indicou as contratações.

Por que indicou um goleiro, sabendo que Prass já estava, praticamente, pronto, no ponto para voltar?

Será que só ele não enxergou que as prioridades maiores do Palmeiras eram e ainda são um meio-campista criativo para revesar com Valdívia e um segundo centroavante?

Com o fechamento do ciclo das contratações, daqui ao final do Brasileiro, não teremos ninguém capacitado a substituir Valdívia à altura.

Da mesma forma, só teremos Henrique para o comando do ataque. Se Henrique se contundir teremos de partir para a improvisação em uma função de vital importância. Faltaram visão e sensibilidade a Dorival. Muito!

Da mesma forma, se fez chover no molhado e indicou um novo goleiro para um elenco em que havia quatro disponíveis, fora os juniores emergentes, por que não colocou Jailson na relação dos que viajaram ao Rio? 

Se ele confia tanto em Deola, por que, então, pediu a contratação de um quarto goleiro?

Aqui está a relação dos que viajaram ao Rio, da qual sairá a escalação oficial da onzena titular:
  
Goleiros: Fernando Prass e Deola
Laterais: João Pedro, Juninho, Victor Luis e Wendel
Zagueiros: Lúcio, Tobio e Gabriel Dias
Volantes: Marcelo Oliveira, Wesley, Bruninho e Washington
Meias: Valdivia, Patrick Vieira, Bruno César, Allione, Felipe Menezes e Bernardo
Atacantes: Cristaldo, Henrique, Mouche e Leandro


Pinço, agora, aquela formação, que, em meu entendimento, é a melhor de que dispomos no momento:

Prass, João Pedro, Lúcio, Tóbio e Juninho. Washington, Wesley, Valdívia e Marcelo Oliveira. Cristaldo e Henrique.

Escalo Washington de cara, porque, fosse eu o técnico, estaríamos jogando com uma dupla de zaga experiente, boa no corpo a corpo, porém lenta, que, para render mais, tem de atuar mais na espera, mormente Lúcio. 

Ademais, acho que já chega de contratar e não por pra jogar! Só o Palmeiras, entre todos os clubes brasileiros, tem, há anos, essa estúpida política!

Caso Dorival queira esperar mais para lançar Washington, pode colocar em campo Bruninho ou Allione, embora pesem sobre Bruninho a inexperiência e a falta de rodagem. 

Jogador da base, sim, é que precisa ser lançado aos poucos, de acordo com o que produz de um jogo para outro (AD)

ARBITRAGEM

 
 Fabrício Neves Correa, gaúcho, apita Botafogo x Palmeiras. 

Será assessorado pelo goiano da Fifa, Fabrício Vilarinho da Silva e pelo seu coestaduano José Antonio Franco Chaves Filho, nas bandeiras.

Os auxiliares de fundo serão o goiano Eduardo Tomás de Aquino Valadão e Fabrício Nery Trindade, ambos de Goiás.

O árbitro reserva: Wagner dos Santos Rosa, carioca.

Fabrício esteve presente, este ano, em 2 (dois) jogos do Palmeiras, porém como árbitro assistente número 1 (um):

Dia 07 de setembro, em Curitiba, Atlético x Palmeiras.
Dia 17 de setembro, no Pacaembu, Flamengo x Palmeiras.

Esta será a primeira vez que ele apita como árbitro principal, um jogo do Verdão!

Atuou, 2 (duas) vezes, em jogos do Botafogo, sendo, uma, como quarto árbitro e, outra, como árbitro principal, dia 20 de agosto em Floripa, quando os Bota perdeu para o Criciúma por 1 x 0.

Anima-me o fato desse árbitro estar em processo de ascensão na profissão e de ter nas mãos, hoje,  uma ótima oportunidade para mostrar que é uma grande revelação do apito no Brasil!

COMENTE COMENTE COMENTE