Observatório Alviverde

11/03/2018

QUE VENHA AGORA O NOVORIZONTINO!

(escrito antes do jogo)

Com muitas novidades, decorrentes de necessidades do time SIM, mas sobretudo de suas políticas de conveniências e convivências, Róger Machado (cada qual sabe onde o sapato aperta), põe em campo um time totalmente diferente para enfrentar o Ituano. 

Não gosto disso, pois entendo que apesar do excelente elenco que tem e mãos,  agir assim é brincar com fogo!

Anotem o time que começa jogando. No papel é ótimo. Vejamos em campo:

Weverton, Tchê Tchê, Luan, Thiago Martins e Juninho; 
Bruno Henrique , Moisés, Guerra, Dudu e Gustavo Scarpa.
Papagaio.
 

Embora eu não goste da medida, não vou criticar Roger pela formação que coloca em campo logo mais...

Entendendo que tudo ocorre em vista da necessidade de preservar a maioria dos titulares para os jogos que realmente vão valer e decidir, os dois primeiros contra o Novorizontino já pelas quartas de final decisivas a partir da semana que vem, de caráter eliminatório.

============================== 
(escrito no intervalo do jogo)


ITUANO O X 1 PALMEIRAS

Quando o técnico erra, todos nós o criticamos. 

Por isto, hoje, quando ele acerta (foi assim neste 1º tempo), se não vamos elogiá-lo, é honesto que se reconheça, ao menos, que ele acertou. 
 
Como eu disse, antecipadamente, o Palmeiras tinha a necessidade de se preparar para a parte mais importante do Paulistão, a decisiva, a partir das quartas-de-final contra o Novorizontino.

Em razão disto, quaisquer mudanças de Róger Machado que objetivassem preservar os contundidos, suprir ausências de amarelados ou possíveis casos de "estresse" mental ( o físico não existe pois é início de temporada) seriam compreensíveis e toleráveis.

O mistão do Palmeiras se impôs (completamente) sobre o Ituano, mandou no jogo, chegou muitas vezes ao gol, arrematou bastante e o placar de 1 x 0 ao final deste 1º tempo é pouco para que defina a superioridade flagrante, completa e total do time palmeirense.

Foi um jogo em que o time atuou magnificamente bem e no qual ninguém, exceto Moisés, ainda fora de forma, jogou mal individualmente nesta etapa, tirante uma ou outra falha deste ou daquele jogador em lances esparsos.

Scarpa foi (é) o melhor entre todos em campo e o belíssimo gol que marcou premia o brilhante primeiro tempo que realizou.

Aliás, os jogadores improvisados em funções diferentes como Tchê, Juninho e Guerra cumpriram bem seus respectivos papéis, o goleiro estreante Weverton não decepcionou!

O garoto Papagaio escalado de prima, começa a dar mostras de que está adquirindo confiança e em pouco tempo será um jogador de grande valia para o elenco alviverde. 

2º TEMPO

Domínio amplo e esmagador do time palmeirense que marcou dois gols e esteve a pique de marcar mais uns quatro.

Dou o braço a torcer e enalteço o bom futebol do mistão palmeirense selecionado e preparado por Róger que teve só três titulares em ação (Thiago Martins, Dudu).

As laterais contaram com dois jogadores improvisados, pela direita (Tchê) e pela esquerda (Juninho).

Por extensão pode-se dizer que o Verdão teve, também, uma estréia (Weverton), que não comprometeu em momento algum...

Da mesma forma -gostei muitíssimo- Róger lançou dois jogadores jovens e futurosos (Papagaio e Fernando) e colocou em campo um zagueiro diferente dos usuais (Luan).

Seu maior mérito foi ter criado um esquema de jogo que favorecesse o ídolo (Dudu) e o candidato a ídolo, Scarpa. Coincidentemente Dudu foi um dos melhores e Gustavo Scarpa acabou sendo o melhor jogador em campo. 

Da mesma forma insistiu com Guerra, Moisés, Keno e Thiago Santos a fim de que não apenas ajudassem o time em , mas para que (como opções ao time titular) mantivessem o ritmo visando aos próximos compromissos do Verdão.

Fique claro outra vez, mais uma vez, só apoiei a utilização do mistão radical em decorrência dos problemas de cartões e contusões e da perspectiva de o Palmeiras já ter garantida a sua condição de mandar em casa o jogo decisivo das quartas de final do Paulistão
 

Que venha agora o Novorizontino!

FICHA TÉCNICA 
ITUANO 0 x 3 PALMEIRAS,
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)
 
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araujo (SP)  Excelente, Nota 9.
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Evandro de Melo Lima, Nota 9.
Público: 7.604 pessoas Renda: R$ 367.030,00
Cartões amarelos: Marcos Serrato (ITUANO); Fernando (PALMEIRAS)
GOLS
Scarpa (dois)  aos 43 minutos do 1º tempo, aos 17 do 2º e Fernando, aos 34;
ITUANO: Wagner; Igor Vinícius, Léo, Alison e Raul; Baralhas (Giba), Marcos Serrato (Tony) e Guilherme (Bassani); Marcelinho, Júnior Santos e Claudinho
Técnico: Vinicius Bergantin

PALMEIRAS:
Weverton - Teve categoria quando empenhado, embora pouco empenhado. Vou fazer um prognóstico mas é apenas um prognóstico, não uma opinião. Em breve será o goleiro principal  Nota 8.

Tchê Tchê - Jogador de elenco, versátil e de várias posições, esteve muito bem como lateral onde já jogou tantas vezes. Primeiro gol surgiu de um lançamento dele. Nota 8.

Luan - Há jogadores tímidos que precisam de mais tempo para se firmar. Luan pode ser um deles. Com um ou outro pequeno vacilo, no cômputo geral esteve bem. Nota 7,5.

Thiago Martins - Não entendo como certos torcedores conseguem encontrar tantos defeitos nesse jogador cria da casa, lutador, eficiente e dotado do espírito do guerreiro. - Nota 8.

Juninho - Lutando por um espaço que ele mesmo não sabe se vai conquistar, não decepcionou. Pelo que rendeu no 2º tempo e pela assistência no gol de Fernando. Nota 7,5.

Bruno Henrique - Continua em ascensão que coincide com a hora mais importante da competição. Não é fácil colocar um Tchê-Tchê no banco. Nota 7,5.

Moisés - Após o 1º tempo fraco reabilitou-se em parte no 2º tempo por sua contribuição na marcação e destruição e pela liderança que impôs no setor. Nota 7.

(Thiago Santos) - Entrou, como sempre, com disposição, mantendo a pegada e a liderança de Moisés e contribuiu muito, do ponto de vista coletivo. Nota 7.

Guerra - Finalmente realizou um bom jogo, com muita mobilidade e ousadia ofensiva. Além de arrematar ao gol algumas vezes, prestou assistência em dois lances de gol. Nota 8.

(Keno) - Entrou disposto ajudando na defesa, partindo pra cima e dando profundidade e criatividade ao setor ofensivo palmeirense. Foi sempre solidário nas jogadas de finalização. Nota 7,5.

Papagaio - Teve a sua chance de ouro (começou como titular) mas só a vivência, a convivência com o elenco e outras chances podem transformá-lo em um grande jogador. Tem potencial! Nota 7.

(Fernando) - Entrou pilhado -é assim que deve ser- e embora jogando por pouco tempo foi capaz de mostrar o seu enorme potencial de atacante. A exemplo de Papagaio precisa de mais chances. Nota 7.


A PERSONAGEM DO JOGO:  Dudu
Conforme previ, voltaria à velha forma após a renovação de contrato. Voltou e desequilibrou! Fez um segundo tempo primoroso e seguro e ajudou -muito- a levar o time à vitória. Nota 8,5.

O CRAQUE DO JOGO: Gustavo Scarpa. 
Além da atuação tecnicamente e fisicamente além da média, foi o palmeirense que mais arriscou e que mais chutou ao gol. Em resumo, Scarpa dez dois gols, perdeu outros dois praticamente feitos mas definiu o jogo. Só pode perder gols busca, quem tenta, quem joga e quem se apresenta. Ele teve tudo isso em sua estupenda atuação. Se eu pudesse dar um conselho a Scarpa, lhe diria, apenas, que há situações em que é mais compensador servir alguém mais bem colocado do que tentar fazer o gol estando atrapalhado. Nota 9.

Técnico: Roger Machado Nota 8
Desta vez não o censurei ou o censuro pela opção por um time misto, mais de reservas (atitude extremamente arriscada e perigosa), em face dos múltiplos problemas que o time titular estava enfrentando nesta fase final do  Paulistão e em francos preparativos para a Copa do Brasil e a Libertadores.

De qualquer forma, viram o que ocorreu com o Santos ontem ao recorrer a esse estratagema? Entrou com o time misto e se deu mal, assim como ocorreu com o Verdão contra o São Caetano!

A diferença é que, ontem, o Palmeiras, já tinha garantida a decisão das quartas de final em casa, nos dois jogos que cumprirá contra o Novorizontino, ainda que perdesse para o Ituano .

Agora o Verdão  precisa fazer o máximo de pontos possível  contra o time de Novo Horizonte para manter-se à frente do Curica caso ambos se encontrem na final, tendência normal deste Paulistão.

O Palmeiras tem apenas 3 pontos de vantagem sobre o maior rival, 26 a 23, perfeitamente diluíveis e reversíveis dentro dos 12 que serão disputados antes dos dois jogos finais. Claro que o Curica também terá de jogar, mas como o sistema tradicionalmente o favorece, nessa e em outras circunstâncias, o Palmeiras que se cuide!

Digo isto pois pela diferença de pontos que mantém sobre o Santos (8 pontos) sobre os Bambis (9 pontos), sobre o Botafogo (10 pontos), sobre o Bragantino (9 pontos) sobre o São Caetano (11 pontos), o Palmeiras, com qualquer desses adversários que passe para a semifinal,  fará o segundo jogo em casa.

COMENTE COMENTE COMENTE

NA TV
Pela primeira vez em muito tempo, a tchurma global respeita o Palmeiras em uma transmissão televisiva. Parabéns, ao menos até o final do 1º tempo, ao narrador Jorge Vinicius e, surpreendentemente, ao comentarista Ceretto, torcedor do Curica.  Que continuem assim na etapa complementar! 
...
Fim de jogo e os dois foram magnificamente bem até o fim da transmissão.

Parabéns ao Jorge Vinícius e ao corintiano Ceretto. Nota 10 a ambos! 

Espero poder dar 10 ao trabalho de vocês também em outras oportunidades quando vocês transmitirem o Palmeiras em confrontos contra o Santos, o São Paulo e, principalmente contra o Corinthians!  (AD)


A IMPERIOSA NECESSIDADE DO PALMEIRAS VENCER O ITUANO ESTA A TARDE EM ITU!


Independentemente do resultado de hoje em Itu contra o Ituano, o Palmeiras já sabe que enfrentará o Novorizontino nas quartas-de-final do Paulistão/18.

O primeiro confronto será em Novo Horizonte mas a decisão será no Allianz! Vantagem para o Verdão!

Com 23 pontos ganhos, o Palmeiras, ainda que perca para o Ituano esta tarde,  não será alcançado pelo Novorizontino, com 17 pontos, mesmo que o auri-negro derrote o desesperado Santo André, lá no ABC.

Reflitam, todos, agora, como estão fazendo falta aqueles três pontos que Róger Machado desconsiderou e desprezou ao escalar um mistão desentrosado e desinteressado diante do São Caetano, que não deixou nenhuma saudade!

Se computados esses pontos, o Palmeiras estaria hoje com 26, isto é, 6 a mais que o Curica, o 2º colocado, com 20.

Estabelecida essa vantagem e o Verdão não seria, definitivamente, alcançado pelo maior adversário, na eventualidade de os dois decidirem o Campeonato. 

Muito menos seria pelo Santos que tem 18, por exemplo, na semifinal passível e possível de ocorrer. 

Em razão disso a partida final do Paulistão, contra um ou contra outro e, por extensão tanto e quanto contra qualquer outro adversário menos pontuado, seria, indubitavelmente, no Allianz!

Por outro lado, se pudesse contar com os 3 pontos perdidos para o São Caetano, o Palmeiras jogaria esta tarde numa boa, relaxado e aliviado contra o Ituano...

E jogaria sem o peso da necessidade premente e insubstituível de vencer, com a possibilidade de poder (aí, sim!) descansar alguns de seus jogadores mais importantes, caso fosse necessário. E, no entanto, não é!

Lamentavelmente aquela inoportuna derrota para o São Caetano, obriga o Palmeiras, logo mais, a lutar muito, a correr muito e a se expor muito, para, no mínimo, empatar com um time que não consegue derrotar já há seis anos.

De qualquer forma, mesmo na eventualidade de empatar o jogo de hoje, o Palmeiras, com 24 pontos manter-se-á, ainda, na liderança geral do Paulistão já que mesmo que  o Curica derrote o Botafogo em Ribeirão chegará a insuficientes 23 pontos.

O problema é que, nesse caso, a diferença existente será reduzida a um mísero ponto tornando vulnerável a liderança palmeirense na sequência da competição. 

Como se sabe, findas as quartas de final, os times que somarem mais pontos, isto é, os quatro melhores, irão para as semifinais.

Jogarão, então, 4º x 1º e 3º x 2º em ida e volta, para as finais, primeiro na casa de quem tiver menos pontos e, depois, na casa de quem tiver mais pontos. 

Tudo isto para que se defina e para que se conceda aos times de melhores campanhas o privilégio de fazer o jogo que define a passagem para a final e a própria final sempre em suas próprias casas.

Deu pra que todos sintam o porquê de nossa crítica tão forte, contundente, mas sempre pertinente, publicada antes do jogo em que Róger perpetrou a inominável bobagem de entrar com um time misto?

De qualquer forma parece que ele aprendeu a lição pois, apesar dos desfalques compulsórios, manterá a maior base possível de titulares.

PALMEIRAS: 
Jailson; Marcos Rocha, Antônio Carlos (Luan), Thiago Martins e Michel Bastos; Thiago Santos, Bruno Henrique (Tchê Tchê) e Lucas Lima (Gustavo Scarpa); 
Dudu, William e Borja (Guerra)
 

CLASSIFICAÇÃO GERAL:

(Clubes que podem se igualar ou passar o Verdão para efeito de mando de jogo decisivo)

Em 1º Palmeiras, 23 pontos.
Em 2º Curica, 20 pontos.
Em 3º Santos, 18 pontos.

Vejam como é importante esta parte do regulamento! Gagliotte, Mattos e Róger sabiam disto?

Se sabiam e ainda assim colocaram em campo um time misto, bobearam!

"Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as quartas de final. Todos os estágios do mata-mata contarão com duas partidas, repetindo a edição anterior. A pontuação segue sendo contabilizada mesmo após o fim da fase de grupos, ou seja, uma equipe poderá ultrapassar a outra em número de pontos, o que garantiria a ela decidir a classificação em casa nos jogos eliminatórios". 

Notaram o exagero de cartões aplicados aos jogadores do Palmeiras?

Quinta-Feira contra os bambis o árbitro carregou os jogadores do Verdão de cartões, sabem por que?

Leiam o que diz esta outra parte do regulamento:

Critérios de desempate

Caso haja empate de pontos entre dois clubes, os critérios de desempates são aplicados na seguinte ordem:
1. Número de vitórias
2. Saldo de gols
3. Gols marcados
4. Número de cartões vermelhos
5. Número de cartões amarelos
6. Sorteio


VAMOS TORCER, HOJE, PARA QUE O PALMEIRAS VENÇA E POR UMA DERROTA DO CURICA.

NESSA HIPÓTESE A FINAL DO PAULISTÃO, CONTRA QUALQUER ADVERSÁRIO,  SERÁ NO ALLIANZ...

SEM CHORO, SEM VELA E SEM FITA AMARELA!!!

COMENTE COMENTE COMENTE