Observatório Alviverde

12/10/2016

APENAS UM PAPO ENTRE NÓS PALMEIRENSES!


Em busca de objetivos diferentes, enfrentam-se amanhã às 19,30H em Araraquara o líder Palmeiras e o desesperado Cruzeiro já na lente da lanterna.

O jogo -importantíssimo- vale pela 15ª rodada do Brasileirão e antes dele enquanto o Palmeiras faz cálculos para chegar ao título, o Cruzeiro os faz para fugir do descenso.

Detalhe: o local e o palco do jogo foram transferidos de Sampa para a Araraquara, na Fonte Luminosa, devido ao show do tenor italiano Andrea Bocelli no Allianz Parque.

Eu assistiria com prazer ao espetáculo desse extraordinário e talentoso tenor se seu horário não coincidisse com o do jogo do Verdão, a minha mais importante prioridade de lazer e a minha maior paixão. 

A respeito do jogo, apesar da suposta desvantagem de atuar longe do Allianz, o Palmeiras vai à Araraquara na qualidade de favorito, em conformidade com situação definida pelos números dos dois times neste Brasileirão.

Para o Verdão, apresentar-se-a em outra praça aliada, amiga, cúmplice e hospitaleira -a exemplo de Londrina- é profíquo e gratificante.

Araraquara de há muito tem de ser considerada outra segunda casa palmeirense, como de resto tem sido (sempre foram) todas as maiores praças do interior de São Paulo e do Brasil.

Seria assim -indubitavelmente- fosse o jogo em Limeira, Piracicaba, Rio Claro, São Carlos, Ribeirão Preto, Jaú, Bauru, São Carlos, Rio Preto, Araçatuba, Prudente ou qualquer outra cidade.

E o seria até em minha minúscula Pederneiras tamanha é a superioridade numérica da torcida alviverde em relação aos rivais na hinterlândia paulista e nos estados vizinhos.

Ainda que respeitando -muitíssimo- um adversário tradicionalmente difícil fique claro que o Palmeiras é o favorito natural do jogo deste Palzeiro (ad).

Para quem não sabe, o Palmeiras já derrotou o Cruzeiro em Araraquara. Ocorreu em 2012 e pelo placar de 2 x 0, gols de Barcos.

Quem quiser rever os gols entre aqui: 
https://www.youtube.com/watch?v=j6st3XsPA1I

Naquela ocasião o Verdão superou um adversário incômodo e certas vezes fatídico, que ainda lhe impõe pequena vantagem quando se trata de campeonato Brasileiro.

Considerando-se, apenas, o Brasileirão, o Cruzeiro tem quatro vitórias a mais que o Verdão, 22 x 18, com 17 empates.

Considerando-se todas as competições em que os times se encontraram os números finais do duelo estão assim, segundo o respeitável site "Palmeiras Todo Dia":

Adversário: Cruzeiro
Jogos: 75
Vitórias do Palmeiras: 28
Vitórias do Cruzeiro: 28
Empates: 19
Gols do Palmeiras: 115
Gols do Cruzeiro: 108


Se estivessem decidindo um título, o Palmeiras seria campeão pelo saldo de gols, sete, justamente o número de gols que anotou contra eles na memorável partida que estabeleceu a maior goleada do confronto, Palmeiras 7 x 3 Cruzeiro em 1999.

Quem quiser ver os gols desse jogo basta acessar: 
 https://www.youtube.com/watch?v=e_VBaBVbAxU  

En passant quero registrar um histórico jogo Ferroviária 2 x 2 Cruzeiro em 1967, quando o Cruzeiro começava a mostrar ao país um dos melhores times da história do futebol brasileiro com Piaza, Raul, Tostão, Dirceu Lopes e tantos outros cobras.

Tive o prazer de reportar ao vivo esse memorável confronto no tempo em que fui repórter na Rádio Independência de São José do Rio Preto com a presença de um dos maiores públicos da história da antiga Fonte Luminosa.

Depois das digressões, voltemos à realidade!

À realidade da carga de ingressos destinada ao Pal x Cru da ordem de 16.800 bilhetes, isto é, 20% menor do que a capacidade do estádio.

São seriíssimos os prejuízos causados ao Verdão por um tribunal esportivo imoral, faccioso, injusto e tão devastador aos interesses palmeirenses que, fosse eu um presidente do clube nos últimos 30 anos e já o teria acionado e questionado na justiça comum.

14 mil ingressos haviam sido vendidos de forma antecipada até terça-feira, com previsão de venda de mais 2.800, o que foi fechado facilmente ontem, quarta-feira.

Vocês não imaginam a minha satisfação pela lotação completa da Fonte Luminosa em Araraquara em venda antecipada, independentemente do resultado do jogo. 

Vivo um verdadeiro êxtase moral ao ver caindo por terra todos paradigmas falsos e inverídicos de tantos "profissionais" midiáticos, cujos objetivos sempre foram -continuam sendo- diminuir o Palmeiras que feito massa de bolo, quanto mais eles batem, mais o Palmeiras cresce! 

É bom demaaaais pois se trata de um corretivo, um forte puxão de orelhas, verdadeiro cala-boca na maior parte da mídia que a esta altura do Brasileiro nem dissimula mais as críticas da inveja e se descabela, furiosa, desesperada irada e inconformada com a situação .

Ainda ontem um reporterzinho fraco e inexpressivo da Fox Sports cujo nome não menciono para não lhe dar notoriedade ou cartaz teve a ousadia de "bostejar" em pleno ar que "segundo o Ibope e o Data Folha" os bambis são a terceira maior torcida do país. 

Ora, se ele tem tanta convicção de que a torcida Bambi tem todo esse tamanho e grandeza, por que o cuidado em citar (não um mas dois) desmoralizados institutos de pesquisa, um dos quais, o Data Folha, pertence à Folha de São Paulo, jornal que se identifica abertamente com a bambizada e secularmente cultiva perseguir o Palmeiras? 

Esperar que esses institutos de pesquisa reconhecessem e atribuíssem ao Palmeiras a condição de terceira torcida do país, seria o mesmo que esperar o mesmo da Rádio Jovem Pan, emissora fundada pelo Dr. Paulo Machado de Carvalho, coincidentemente também fundador do SPFC.

Aqui em Minas onde resido e para onde regressei ontem, saindo de Ribeirão Preto via Empresa Aérea Passaredo, cujo preço era o único compatível com a realidade do país (e com a minha, também) o Cruzeiro está convicto de que vai ganhar do Palmeiras.

Relacionado à minha viagem de volta -excelente, por sinal- quero dizer que o governo precisa intervir direta e  urgentemente na política de preços praticados pelas vorazes companhias aéreas.

Uma "perna" de passagem Campinas a BH por outras companhias aéreas chega a custar até R$ 800,00, um absurdo, verdadeiro assalto à população indefesa e que já não tem mais a quem recorrer.

Voltando agora ao Cruzeiro, Mano Menezes está trabalhando para garantir a terceira vitória consecutiva de seu time nas últimas rodadas, o que, particularmente, eu não creio que ocorra mesmo considerando a sorte que sempre tem o Cruzeiro quando enfrenta o Palmeiras. 

Apesar do 12ª lugar na tabela 36 pontos ao lado do Coritiba e dos Bambis, o Cruzeiro, se perder, pode ser ultrapassado pelos dois mediante simples empates dos adversários.  O Coritiba joga em casa contra o Figueira e os Bambis fazem o clássico contra o Santos.

O Vitória, que joga em Campinas contra a Ponte e tem 34 pontos também o ultrapassaria, tanto e quanto o Sport, com 34 pontos e que vai a Chapecó enfrentar a Chape. 

Há, ainda, uma remota possibilidade de o Cruzeiro, com 10 vitórias, na hipótese de derrota para o Palmeiras, ser alcançado pelo Inter, desde que o time gaúcho, com 9 vitórias, conseguisse vencer o Botafogo no Rio pela diferença de dois gols.

Para o Palmeiras, uma vitória sobre o Cruzeiro é muito importante na medida em que o time mineiro ainda vai pegar o Santos (que corre por fora mas com chances matemáticas de chegar ao título) na 36ª rodada e quanto mais desesperado estiver, mais lutará pela vitória, a fim de sobreviver na elite. 

Em suma, a grande motivação do Cruzeiro para o jogo de amanhã será a conquista dos três pontos que o levariam a 11 vitórias e o guindariam a 39 na colocação geral. Sabem por quê?

Segundo os matemáticos, depois disto o time mineiro, com apenas mais duas vitórias garantiria, então, a sua permanência na série A.

Por falar em matemáticos, eles prevêm, antes do jogo de amanhã, que o risco de rebaixamento atual do Cruzeiro é de 13%.

Ainda segundo eles, as chances de o Palmeiras ser campeão, antes do jogo de amanhã, são da ordem de 74%.
 
COMENTE COMENTE COMENTE