Observatório Alviverde

14/03/2022

MESMO COM UM MISTÃO O PALMEIRAS GANHA DO SANTOS COM FOLGA!


Continuando a chamada "campanha perfeita" nos clássicos do Paulistão/22, o Palmeiras derrotou o Santos por 1 x 0, mas se o resultado fosse ampliado para 2, 3 ou mais gols de diferença, não teria sido injusto. 

Jogando outra vez com atenção, aplicação e afinco, o time alviverde se impôs a um adversário tecnicamente mais fraco que, no espaço de 100 (cem) minutos de boa rolando, conseguiu criar, se muito, duas oportunidades efetivas de gol,acompanhadas de, no máximo mais duas ou tres chances relativas e alguns chutes inúteis de média e larga distância. 

 O Palmeiras, por sua vez, criou inumeráveis situações de ataque que poderiam ter redundado em gols, mas esbarrou na qualidade do goleiro santista que, não obstante as quatro ou cinco intervenções fantásticas que teve em campo, esteve sempre revestido de uma aura de extrema segurança. 

Tanto é verdade que o gol palmeirense foi consignado em cobrança perfeita e muito forte de um pênalti, através de Raphael Veiga, ao final da primeira fase. 

Aliás, o pênalti, cometido pelo santista Velasquez, veio depois que ele chutou o rosto de Rôni, levou cartão amarelo e em seguida e da mesma maneira, logo no início do 2º tempo, chutou o rosto do zagueiro palmeirense Kuscevic ganhando o segundo amarelo que, na soma regulamentar, transformou-se em vermelho. 

DETALHE: o Palmeiras não soube tirar vantagem do jogador a mais que teve durante toda a etapa complementar. Eu diria, até, que o time teve um decréscimo de produção.

Em relação à formação que usou para derrotar os Bambis na semana passada, o Palmeiras que iniciou o jogo neste domingo contra o Santos não tinha Piquerez, Marcos Rocha, Danilo, Murilo, Danilo e Wesley, sendo que, dessa relação apenas Danilo não podia entrar em campo por estar suspenso. 

Foram trocados, de cara, seis jogadores, da lista dos que não iniciaram o jogo, embora pudessem ter entrado se assim quizesse Abel Ferreira, mas ele preferiu preservar os titulares para o derby desta semana contra o Curica. 

Apesar do pensamento e cuidados de preservação de  elenco da parte do treinador, entendo que não havia necessidade de preservar ninguém para o jogo contra o Curica, considerando-se a campanha irrepreensível que o Verdão realiza até agora, precisando de apenas um ponto nos seis que vai disputar, para ser o time número um da fase de classificação. 

 NOTAS DO TIME PALMEIRENSE: 
Weverton: 7,0 
Foi muito pouco acionado. Apenas uma boa defesa, já nos acréscimos do 2º tempo. 

Mayke: 7,5 
Vinha muito bem no jogo até sofrer uma lesão no tornozelo. Será avaliado hoje, 2ªFeira. 

Marcos Rocha: 6,0
Atuação sem o brilho das anteriores, mas não comprometeu. 

Kuscevic: 7,0 
Seu maior mérito: O pênalti que sofreu e que levou o time à vitória. 

Gómez: 7,0 
Pouco exigido, não comprometeu.  

Jorge: 7,5 
Começa a melhorar e me enche de esperança. Por pouco nao fez um golaço. 

Jailson: 6,5 
Outro que não rendeu o que sabe e pode. Cedeu alguns espaços aos meias do Santos, principalmente na reta final do segundo tempo. 

 Zé Rafael: 7,0 
Começou mal, mas se encontrou ao longo do jogo, até sair. 

Wesley: 6,0
Entrou mal, sem objetividade. 

Deyverson: 6,0 
Disputou tudo em campo, Corre atrás da renovação e melhorou a produção do time. 

Rony: 6,5 
Muita Luta. Deu trabalho à defesa santista, mas, na prática, ficou apenas no espírito de luta. 

Rafael Navarro: 6,0 
Ainda é um atleta em adaptação. 

O CRAQUE DO JOGO: 
João Paulo, goleiro do Santos F.C. Nota 9, esplêndida atuação. Um paredão quase inexpugnável.

A PERSONAGEM DO CLÁSSICO: 
Dudu: 8,0, o melhor atacante palmeirense. Criou algumas situações e jogadas de gol, mas o goleiro João Paulo, do Santos esteve muito inspirado e as impediu. 

O CRAQUE DO PALMEIRAS 
Raphael Veiga: 8,0 Não vive sua melhor fase técnica, mas voltou a jogar bem novamente e foi importante ao cobrar com perfeição o pênalti. 

TÉCNICO 
Abel Ferreira: 7,0 Abdicou da força máxima e poupou alguns titulares. O Mistão do Palmeiras escalado por ele não decepcionou e bateu o Santos até com alguma facilidade: o jogo todo o Verdão foi superior, criou muitas chances mas esbarrou na atuação excepcional do goleiro santista João Paulo, o craque do jogo. Que venha, agora, neste meio de semana, o Curica, certamente um jogo muito mais complicado. 

 COMENTE COMENTE COMENTE