Observatório Alviverde

14/05/2015

EU SOU DO GUARANI DA CAPITAL E NÃO CONSIGO PARAR DE RIR!

Image result for guarani da capital  
Teria sido este o distintivo que os jogadores do Curica viram ontem em Itaquera? Só pode!

AMIGOS PALMEIRENSES

13 de maio, a partir de ontem não será mais, apenas, o dia que os católicos comemoram o aparecimento de Maria aos três pastores, na Cova da Iria, em Fátima, Portugal.

13 de maio, doravante, passará a ser o dia que os curicanos vão lembrar o aparecimento de um fantasmagórico índio Guaraní a 40 mil curintianus na Arena Itaquera, ou, agora, simplesmente, a Cova de Itaquera.   

El Club Guaraní Asuncion, quarta ou quinta força, se tanto, do futebol paraguaio, saiu, de repente, sem que ninguém esperasse ou desse conta, da indigência, do quase ostracismo e do próprio nada que o cerca no futebol paraguaio, para escalpar um time brasileiro, rico,  invicto, arrogante, prepotente e, vergonhosamente, protegido pela grande mídia brasileira.

Aliás, acompanhar o áudio das transmissões de tv no Curintia X Guaraní , ontem, ainda que com duas alternativas, Globo e Fox, foi, por demais, incômodo, difícil e penoso aos torcedores de outros clubes, a esmagadora maioria, que, atenta à telinha, secava a "curicada". 

Como assistir ao monótono, arrastado e desagradável cantochão do "comentador" (mais comentarista que narrador) Kléber Machado, fazendo de Casa Grande, apenas, o seu contraponto? 

Dose pra mamute! Ou, sejamos sinceros, p-r-a  i-d-i-o-t-a  me-s-m-o!

A rgt, por sinal, vive reclamando que a audiência caiu e que continua caindo. De fato! Mas existem razões para que seja, exatamente, assim!

Sucede que a rgt não renova ou recicla, há anos, o seu quadro de narradores (lá, salva-se, com muitas restrições, o sãopaulino-santista Luís Roberto), e nem muda a sua equivocada filosofia de realizar as transmissões visando a proteger Flamengo e Curíntia.  Quem não sabe que isto a leva a se ferrar cada vez e cada dia, mais!

Consequência: apenas as torcidas do Flamengo e Curintia, bem menores do que a soma das demais (que as odeiam), assistem aos jogos pela Globo!  A audiência da rgt, sou convicto disto, é ainda menor do que informa o Ibope!

Os descontentes, maioria absoluta, optam, por alternativas, tipo Band, Fox, Espn e até as filiais fechadas da própria rgt, cujos narradores, em muitos casos, são melhores e bem menos parciais do que os da matriz. 

A sorte da Globo é que os dirigentes concorrentes, não têm sido suficientemente inteligentes e nem atentaram para o fato de poder tirar proveito do erro logístico global, de só atribuir valor a Fla e Curica e, eventualmente, aos bambis ou a um ou outro clube de ocasião, menos cotado.

Fossem os canais alternativos concorrentes, geridos ou dirigidos por gente do ramo, entregariam aos telespectadores, transmissões neutras, estritamente profissionais e isentas de clubismo, deixando a Globo, exclusivamente, para curintianus e flamenguistas. 

Assim, proporcionariam alternativa e opção à esmagadora maioria de telespectadores brasileiros (desconsiderada e esquecida) que, além de  não ter ligações afetivas com os dois clubes de massa, os detestam por não suportar mais tanta média e tanto puxa-saquismo global em relação a ambos!

Profissionais (???) como o chatíssimo, provincianíssimo e tendenciosíssimo  curintiano, Gustavo Villani, (por devoção? por  interesse? ou, pelos dois?), abusam da retórica e da paciência do telespectador não curintiano!

De maneira amadora, imoral, insensata e descabida, insistem em realizar transmissões que visam a enaltecer e proteger seus clubes de coração! 

Quem quiser exercer jornalismo clubístico, (estou fazendo isto) saia da mídia, se empregue num clube, crie um site ou se aposente na profissão!

Assim, sem sofrer qualquer restrição de seus superiores hierárquicos, tais "profissionais"(com letras minúsculas, mesmo) optam, equivocadamente, desastradamente e lamentavelmente, pelas piores práticas do jornalismo clubístico.

Sem o menor pundonor, longe da ética, da isenção e dos bons costumes profissionais e sem se importar com as críticas, não conseguem levar ao ar transmissões de interesse público geral desprovidas de bairrismo e de clubismo, insistindo por promover, em 99% das vezes, os interesses dos chamados "clubes de massa"!

Ontem, segundo garantiu-me meu irmão, escorraçado do canal Fox pelo exacerbado curintianismo Vilão, digo, de Villani, ele obrigou-se, a contragosto, a assistir ao jogo pela rgt.

Optou -pior para ele- pelo monótono e monocórdico comentarista-relator Cléber Machado, um dos piores com que a TV aberta pode nos agraciar. 

Não sei, porém, como aguentou. Entre o fogo e a brasa, fiquei com Villani, que, ao menos, não é, pessoalmente, autossuficiente, mascarado ou antipático!

Entre Machado na Globo (assessorando ou assessorado por Casa Grande?) e
e o boquirroto puxa-sacos curintiano Villani, na Fox, tornou-se impossível ao telespectador que procura narrações isentas, imparciais e profissionais em TV, acompanhar o áudio de CurintiaXGuarany sem uma ponta de irritação! 

Isso, porém, não aconteceu no CruzeiroXBambi, narrado, antes, na Fox, por Nivaldo Prieto, palmeirense, profissionalíssimo, muito melhor, técnicamente, do que ambos.

Prieto, muito em breve, será, certamente, o preferido pelo público em relação aos limitadíssimos, parcialíssimos, fraquíssimos e antipaticíssimos Machado e Villani. Quem viver, verá!

Para encerrar, devo dizer que, houve, porém, ontem, para nós, os chamados telespectadores isentos, uma compensação, uma recompensa extraordinária, após outra "tortura chinesa", digo, "brasileira",  que nos impuseram a Fox e a rgt.

Antes de mencioná-la, porém, quero referir-me à teimosia, à insistência de ambas as redes em continuar empurrando, goela abaixo, à maior parte do telespectador brasileiro, aquilo que ele não quer, acerca de Fla e Curíntia, em detrimento dos demais clubes brasileiros. 

Esse é o doloroso castigo que a rgt impõe, impiedosamente, àqueles que têm a petulância ou a ousadia de contrariá-la, ao não torcer pelo Cu-rintias ou pelo Flamengo.

Por todas essas razões, ontem, a partir do momento em que não havia mais chances de o Cu-ríntia reagir, foi muito gostoso, m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o,   profundissimamente saboroso, e, não há dinheiro que pague, ter tido o prazer de acompanhar a agonia, o fim de festa e o anticlímax vivenciado pelos indigestos profissionais da televisão. É algo que jamais esquecerei!

Tão traumatizados estavam, em relação à derrota, que não criticaram Jadson ou Fábio, sequer levemente, pelas bobagens cometidas, refugiando-se na omissão. 

Ninguém da mídia televisiva, com a ênfase e com o destaque que os casos requeriam e mereciam, censuraram os dois atletas pelas irresponsabilidade, maldade, infantilidade e, principalmente, pela prática de jogo violento, inócuo, desleal e desnecessário. 

Da mesma forma, não houve quem os contestasse ou lhes cobrasse em relação aos prejuízos causados pelos atletas ao próprio Cu-rintia, aspectos esses sempre, duramente, cobrados dos jogadores do Palmeiras, em circunstâncias parecidas.

O resumo dessa ópera bufa, de cartas marcadas, em que o Palmeiras só consegue atuar como barítono, isto é, como vilão, é que, muito mais, criticou, a mídia, o Verdão por ter goleado o Sampaio por 5 x 1 e se classificado para a sequência da Copa do Brasil, do que ao Cu-ríntia, pelos dois desastres sequentes e imperdoáveis, diante do Guaraní, inexpressivo clube paraguaio, tão pouco conhecido e de paupérrima história!

Para encerrar: 

Os Curicanos, não é de hoje, chamam o Palmeiras de Guaraní da capital. 

Teriam, eles, ontem, contra o Guaraní, tremido nas base e nas entranhas, imaginando que enfrentavam o Palmeiras?

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

EU NÃO CONSIGO PARAR DE RIR!

HAHAHAHAHAHAHAHAHA

COMENTE COMENTE COMENTE