Observatório Alviverde

10/01/2019

PALMEIRAS PERDE PARA O CAPIVARIANO MAS, CLASSIFICADO, ENFRENTA O VITÓRIA SEXTA-FEIRA AINDA EM CAPIVARI!



Não creio que a derrota inesperada do Palmeiras, 0 x 1 para o Capivariano, houvesse sido planejada visando a enfrentar o adversário teoricamente mais fraco e classificado em 2º lugar do Grupo 14, o Vitória da Bahia. 

Às vezes, estrategicamente, isso acontece em torneios eliminatórios, mas, definitivamente, não foi o caso de ontem!

O outro possível adversário, a Desportiva Ferroviária do Espírito Santo, já houvera derrotado o Novo Horizontino à tarde e mostrava a sua força (já é tradicional) com cem por cento de aproveitamento.

A impensada vitória do Galvez do Acre sobre o XV de Piracicaba no confronto preliminar permitia ao Palmeiras ocupar a ponta da tabela ainda que derrotado pelo Capivariano pelo chamado placar mínimo. 

O fato é que o "Verdinho", além de ter ido a campo sem o necessário "elan", como dizem os franceses, teve alguns desfalques calculados (já era esperado) e não jogou bem!

Como se tudo não bastasse, teve um gol legítimo anulado, tão claro quanto aquele com que fora beneficiado contra o XV de Piracicaba.

Da mesma forma, teve duas ou três jogadas ofensivas agudas interrompidas indevidamente por marcações equivocadas de impedimentos em lances iminentes de gols quase feitos.

O bandeirinha que acompanhou o ataque palmeirense no primeiro tempo, tem de ser identificado e o Palmeiras já tem de ficar de olho nele. Pode ser mais um inimigo no futuro!

Infelizmente os narradores de TV dificilmente identificam os bandeirinhas, mesmo quando cometem tantas asneiras quanto aquele, que, pela forma como trabalhou pareceu-me sempre disposto a impedir que o ataque do Palmeiras viesse a fazer gols.

A julgarmos sempre pelas circunstâncias como ocorreu a deslustrada conquista do primeiro lugar, mesmo com a derrota o Palmeiras continua em Capivari onde vai enfrentar o Vitória em jogo previsto, inicialmente, para às 21,30H da próxima sexta-feira.

Diante das circunstâncias, a única vantagem efetiva que vislumbro em relação ao Verdinho é de ordem psicológica!  

A derrota para o Capivariano e as circunstâncias mórbidas da classificação alvi-verde tiram, em parte, o Palmeiras do foco da mídia e, sobretudo, dos adversários que podem entrar em campo imaginando que estarão enfrentando um time comum. 

Apesar dos oito desfalques de titulares absolutos (servindo as seleções do Brasil e do Paraguai),  o time é bom e, motivado, tem chances, sim, em meu entendimento, de chegar entre aqueles que estarão decidindo a competição.

Você acredita que esse segundo time palmeirense possa brigar pelo título?

COMENTE COMENTE COMENTE
Obs - Esteja à vontade quem quiser abordar temas do futebol profissional!