Observatório Alviverde

12/08/2017

CUCA PODE ESTAR ACERTANDO COM O ATLÉTICO MINEIRO!


Na última 6ª feira, Cuca concedeu longa entrevista coletiva no Centro de Treinamento do Palmeiras.

Questionado se estava querendo deixar o Palmeiras e se, de fato, houvera procurado Matos e o presidente várias vezes para entregar o cargo, ele declarou que somente uma vez houvera colocado o cargo à disposição da diretoria, justamente quando do episódio da desinteligência dele com Felipe Melo.

Não sei se propositalmente ou não, Cuca se esqueceu de dizer que tão logo terminou o Palmeiras x Barça de Guayaquil, 4ª feira passada, ele também colocou o cargo à disposição após a desclassificação do Verdão para o time equatoriano.

Nessa vez -pior- ele o fez ao vivo e em cores, via TV para São Paulo, para o Brasil e para o mundo.

Eu também vi e ouvi com estes meus ouvidos que não são como os de tuberculoso, mas ainda não necessitam de aparelho. Mas, se mal pergunto me perdoem, quem não ouviu? 

Foi intrigante o fato de nenhum repórter presente à coletiva questionar-lhe as declarações do após jogo contra o Barça e tudo, então, terminou como se, de fato, ele tivesse posto o cargo à disposição apenas uma vez.

Ao terminar a coletiva estive atento ao semblante de Cuca e ainda que ele houvesse feito um discurso conciliador garantido que continuaria, percebi claramente que ele parecia distante, focado, talvez, em outro objetivo, sem motivação e sem tesão. Nunca o vi tão sério e sem esboçar nenhum sorriso!

Ontem, sábado, aqui em Belo Horizonte, de onde provém este blog, tive uma surpresa!

Ao ver e ouvir as emissoras de TV e Rádio locais, tanto e quanto folheando o jornal "O Estado de Minas" percebi que, mesmo sem querer, juntei as peças de um quebra-cabeças que eu sequer supunha que existisse... E, no entanto, existe!

Quando Cuca ameaçou sair e reiteradamente (ao contrário do que ele afirmou) colocou o cargo à disposição da diretoria palmeirense várias vezes, sou capaz de apostar que o fez porque mantinha (mantém) negociações com o Atlético Mineiro.

A verdade é que o Galo quer Cuca para dirigir o time no ano que vem (1918) e para os dirigentes e para a torcida atleticana esse desejo se tornou obsessão.

Ao tomar conhecimento do fato, liguei, imediatamente, para um repórter amigo (muito bem informado) que garante já existir diálogo entre as partes.

Liguei, também, para uma pessoa de muita influência e  prestígio no Atlético, que também deixou transparecer que "as negociações estão em pleno curso"! 

No jornal "O Estado de Minas", edição de sábado, 12/08, o repórter Róger Dias publica o seguinte na matéria sobre o Atlético intitulada 4 meses na pressão:

SIC

..."o treinador (deles, Rogério Micale) trabalhará nos próximos meses convivendo com as especulações dos bastidores. Desde a eliminação na Libertadores, já se fala no nome de CUCA, Campeão Sul-Americano em 2.013 para comandar o Galo no ano que vem. A diretoria atual já teria sondado a situação do atual treinador do Palmeiras, que vive situação parecida -mesmo com o alto investimento na temporada, o alviverde foi eliminado na Copa do Brasil e na Libertadores, há 3 dias".

Na mesma edição, o colunista Fred Melo Paiva, aquele que tem programa no Canal History e é muito bem informado a respeito do Atlético também falou sobre Cuca. Assim disse Fred:

SIC

... "é hora de fazer mea culpa, corrigir o rumo e, sim, lutar para não cair. Menos blá-blá-blá e mais sinceridade. Hora de começar a planejar 2018, com o imperativo de que há muita coisa a mudar. Com todo o respeito a Micale, que não tem culpa de nada, é hora de pensar em Cuca, o técnico brasileiro que melhor sabe remontar um elenco e prepará-lo para grandes conquistas"...

====================

Você acredita que CUCA trocaria o Palmeiras pelo Atlético Mineiro?

COMENTE COMENTE COMENTE
=============================
Palmeiras x Vasco
Verdão começa hoje a sua campanha do 2º turno deste Brasileirão.

Joga em Volta Redonda logo mais, às 16 H., no Estádio da Cidadania. 

O mais provável time do Verdão :

Prass, Jean, Dracena, Luan e Egídio.
Thiago Santos, Bruno Henrique, Guerra, Guedes e Keno.
Deyverson.

Sem Mayke, Juninho, Willian, as ausências anteriores...

Sem Jailson, embora tenhamos Prass...

Sem Dudu nosso raçudo e desequilibrante ponta-de-lança...

Sem Mina,  o melhor zagueiro em atividade no Brasil...

Sem Moisés o jogador mais voluntarioso e cerebral do Verdão...

Dá para encarar o mediano porém jovem, aguerrido e motivadíssimo time do Vasco?

==========================

Se quiser e se puder, fale também sobre o clássico, um dos mais antigos do futebol brasileiro.

COMENTE
  
PS: A Globo transmite para Sampa, SC, MG, PR, MT, MS e RN. 
 (AD)


Fernando Prass, Jean, Edu Dracena, Luan e Egídio; Thiago Santos, Bruno Henrique e Guerra; Keno, Róger Guedes e Deyverson.... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2017/08/12/cuca-tem-conversa-com-titulares-e-faz-ultimo-treino-antes-de-pegar-o-vasco.htm?cmpid=copiaec
Fernando Prass, Jean, Edu Dracena, Luan e Egídio; Thiago Santos, Bruno Henrique e Guerra; Keno, Róger Guedes e Deyverson.... - Veja mais em https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/lancepress/2017/08/12/cuca-tem-conversa-com-titulares-e-faz-ultimo-treino-antes-de-pegar-o-vasco.htm?cmpid=copi

VOCÊ ACHA QUE A PREPARAÇÃO FÍSICA É O MAIOR PROBLEMA DO PALMEIRAS?


Nosso companheiro Leandro Léo deixou uma interessante postagem ontem, na qual credita ao núcleo de Educação Física do Palmeiras as razões determinantes das seguidas derrotas que o time vem conhecendo ultimamente.

Gostaria que todos lessem com a atenção que o assunto merece, raciocinassem e que deixassem as suas opiniões sobre o tema.

Tomo a liberdade, então, de transcrever o recado de Léo para a análise de todos os grandes palmeirenses que frequentam este espaço cibernético.

SIC


"Alcides, o grande problema do verdão não é sistema tático, esse ou outro jogador que entra. 

Aí seria a gosto de cada um. 

O grande e único problema do verdão, é o setor de preparação física, repito: preparação física. 

Não vejo em outros clubes tantos jogadores lesionados como no verdão.
 

Pode analisar o ano de 2017. Muitos jogadores contundidos, peças principais. 

Não vejo, no Brasil, um time com tantos jogadores machucados ou poupados. Só no palmeiras acontece isso. 

A história de que o verdão contratou errado, que o jogador não rende, passa pela preparação física. 

Muitos jogadores lesionados com bom tempo de recuperação. 

Assim: não é esse o problema do desempenho do verdão? 

Faça um levantamento e faça matéria a respeito e verá a causa. 

Vamos cobrar a preparação física do verdão e verá que aí mora o problema".

===============================

Respondendo ao LL quero dizer que não tenho elementos para uma análise honesta a respeito do Depto de Educação Física do Verdão, mas posso, perfeitamente, falar sobre os resultados.

A julgar pela atividade do time em campo e pelas contusões musculares decorrentes eu creio que o Palmeiras muito mais tem tido azar do que, propriamente, os fisicultores sejam culpados.

Veja que no Curica eles também já começaram a ter problemas de ordem muscular com jogadores de primeira linha do elenco deles.

O futebol de hoje exige demais dos jogadores e Cuca, por seu estilo de jogo, quer o time correndo o tempo todo, pressionando o adversário e lutando pela posse de bola. 

Observe que ele contratou o Deyverson só por isso, pois considera que o Borja não tem mobilidade e não consegue atuar nesse estilo.

O "cucabol", como dizem por aí desgasta demais os jogadores e os leva primeiro à exaustão e depois à distensão. É por isto que se tem de ter um elenco grande, balanceado e equilibrado. 

Ano passado tínhamos, este ano não! Os profissionais da Educação física este ano não são os mesmos do ano passado?

O Departamento Físico do Palmeiras, em meu entendimento, prepara os jogadores nos parâmetros exigidos por Cuca, isto é, ao gosto e exigência do "chefe".

Em relação à decisão pela Liberta, ficou provado, como eu antecipei lançando o repto antes do jogo, que sem um meia de ofício o Palmeiras não venceria o Barça, que tem, sejamos sinceros, um time muito mais organizado, equilibrado e até melhor do que o Verdão.

E tem mesmo, apesar da onda festiva que a mídia construiu acerca do atual elenco palmeirense (mediano) a fim de criticar o time e tripudiar sobre os gastos exagerados.

Em minha avaliação esse foi o maior problema do Palmeiras, cujo elenco, para mim, é limitado, muito mal formado, incoerente, incongruente, com excesso de jogadores em determinadas posições e escassez em outras.

Quando Moisés entrou em campo contra o Barça e enquanto teve fôlego e condições de jogo, o Palmeiras superou o adversário, pois, além de jogar muito melhor, fez um golaço através do próprio Moisés e chutou uma bola no travessão naquele que se pode afirmar tranquilamente que foi um gol perdido de Keno.

Em todo o caso, vamos ver o que pensam os nossos amigos bloguistas a respeito do assunto e entre hoje e amanhã, falaremos sobre um dos mais antigos clássicos do futebol brasileiro, Vasco x Verdão.

VOCÊ ACHA QUE A PREPARAÇÃO FÍSICA É O MAIOR PROBLEMA DO PALMEIRAS?

COMENTE COMENTE COMENTE