Observatório Alviverde

29/07/2017

PALMEIRAS X AVAÍ


O blog fica aberto para quem quiser postar durante o jogo e ao final, até que fique pronta a postagem definitiva.

COMENTÁRIO PUBLICADO NO INTERVALO DO JOGO:

O time do Palmeiras entrou em campo com gana, atitude e vontade de vencer. 

Venceu o primeiro tempo por 2 x 0 mostrando um futebol semelhante ao de 2016.

Esta foi, entre todas,  a vez em que eu vi o time mais parecido com o do ano passado.

Marcação forte da saída de bola, meio de campo se aproximando, jogadas pelos flancos, (mais pela direita do que pela esquerda) e a tentativa de pegar o adversário desprevenido em viradas de jogo à grande distância.

O time, em meu entendimento, esteve diferente em relação aos jogos anteriores, e o maior de todos os motivos foi a presença de um centroavante parede chamado Deyverson.

Trata-se de um jogador de extrema versatilidade que trabalha muito bem na marcação da saída de bola do adversário, que sabe realizar o trabalho de pivô tanto habilitando os companheiros e como fazendo as jogadas individuais, que se desloca e procura o ponto futuro. 

O Palmeiras terminou este primeiro tempo com 2 x 0 no placar, mas poderia, perfeitamente ter sido por uma diferença mais elástica em face do domínio territorial amplo exercido pelo Palmeiras com cerca de 70 por cento de domínio das ações.

Por precaução Guerra, que sentiu um desconforto muscular está fora do jogo tendo sido substituído por Rafael Veiga, mas o time até quando contou com Guerra, era melhor. 

Reduzido a dez homens em face da expulsão de Juan, as chances do Avaí vencer o Verdão no segundo tempo são, exclusivamente, lotéricas.

Se o Palmeiras irá golear não sei e não garanto ainda que o Avaí jogue com dez homens porque, tradicionalmente, nunca foi um time de procurar fazer muitos gols. Sempre se acomoda! (AD)
============================
TOQUE FINAL 
Como previ, o Palmeiras não fez gols no 2º tempo e o jogo terminou, mesmo, em 2 x 0.

O Palmeiras, visível e vergonhosamente se acomodou e não conseguiu (ou não esforçou nesse sentido?) fazer gols em um time tecnicamente inferior e reduzido a 10 homens em campo.

Dizer mais o que acerca de um 2º tempo medíocre daqueles de dar calo nas vistas não só para quem estiver no estádio, mas para quem esteja em casa assistindo ao jogo pela TV.

DADOS DO JOGO E A NOTA DOS PALMEIRENSES 

PALMEIRAS 2 X 0 AVAÍ
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo
Data: 29 de julho, sábado
 
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA)
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Junior
Público: 33.633 torcedores Renda: R$ 2.139.243,95

GOLS:
Dudu, aos 10, e Deyverson aos 34 minutos do 1º tempo: Palmeiras 2 x 0 Avaí

Cartões amarelos: Deyverson (Palmeiras) e Joel (Avaí)
Cartão vermelho: 
Juan (Avaí) por ter recebido dois cartões amarelos.

AVAÍ: Douglas; Leandro Silva, Fagner Alemão, Betão e Capa; Judson, Simião (Diego Tavares), Pedro Castro e Juan; Junior Dutra (Maurinho) e Joel (Rômulo).
Técnico: Claudinei Oliveira
 
NOTAS DOS JOGADORES DO PALMEIRAS: 
Jailson: pouco exigido mas sempre eficiente. Nota 8.
Mayke: jogou com disposição mas ficou nos altos e baixos. Nota 6.
Yerry Mina: fez o suficiente para ser o melhor defensor. Nota 7.
(Edu Dracena): entrou ao final para poupar Mina. Esteve bem. Nota 6.
Luan: zagueiro em fase de ambientação jogou bem. Nota 7.
Egídio: pressionado r obrado pela torcidavançou pouco e ateve-se mais à defesa.Nota 7
Bruno Henrique: Sem gás, ainda está longe das exigências do Palmeiras. Nota 6
Jean: procura ritmo de jogo.Teve altos e baixos, Nota 6,5.
Róger Guedes: escondido, muito abaixo do que sabe e pode. Nota 6
(Keno): entrou apenas quando o time tocava com sofreguidão e esperava o apito final. Nota 6.
Guerra: Saiu por preservação quando era um dos melhores. Nota 7
(Raphael Veiga): precisa ter mais mobilidade e presença.Nota 6
Dudu: o melhor do time, pelo que fez no 1º tempo decidindo o jogo. Nota 8,5.
Deyverson: muito bom na marcação da saída de bola e em fazer o pivô. Nota 8.
Técnico: Cuca: nota 9 pelo 1º tempo, nota 4 pelo 2º. Media, 6,5.
 
COMENTE COMENTE COMENTE 

FELIPE MELO AFASTADO POR CUCA, PODE NÃO VOLTAR MAIS!



Pelo menos a mim não causou-me qualquer espécie ou surpresa a retirada de Felipe Melo da concentração e do time.

Além de Cuca preferir volantes mais rápidos e com maior poder de aproximação e conexão com o ataque, há que se registrar outro aspecto muito importante nessa questão, a personalidade do jogador. 

Não é necessário que sejamos novos Freud(s) para definir a maneira de ser e a forma de se comportar excessivamente falante, agressiva, extrovertida e dominante de Melo, que eu já imaginava e supunha, não agradava nem um pouco a  Cuca. 

Infeliz de quem tenha a desventura de comandar profissionais dessa têmpera, que a psicologia costuma chamar de "portadoras de personalidade psicopática".

Há longos capítulos nos livros de psicologia dedicados a esse tema que, mais modernamente, define o portador desses males como "anti-social". 

Não afirmo peremptoriamente que sim, isto é, que Melo seja um "anti-social" porque jamais convivi ou tive qualquer contato com o profissional em tela.

À distância, porém, eu que o observava e muitas vezes estranhava seu modo  de agir em campo ou no banco tanto e quanto da forma como se comportava  nas entrevistas, passei a ter essa impressão!

Comandante e dono de equipes esportivas de rádio, tv e jornal que fui durante a maior parte minha trajetória midiática, sei, perfeitamente, o que é ter de lidar com pessoas portadoras desse tipo de personalidade a quem ninguém consegue moldar, dominar ou, ao menos,administrar a serviço de um grupo, a não ser se aliando a ele. 

Cuca, coerente e corajoso, provou que não almeja qualquer aliança com Melo e a tendência -eu não tenho dúvidas- será a demissão desse jogador ou sua transferência e empréstimo a um clube menos avisado que queira adota-lo ou que se disponha a correr o risco de administrá-lo.

O lado tenebroso da história é que o Palmeiras vai amargar outro enorme  prejuízo, não tanto técnico haja vista que Melo, pelo que mostrou até agora, não passa, apenas, de um volante mediano, perfeita e facilmente, substituível.

O grande problema é  em função da extensão quilométrica do contrato de FM, até dezembro de 2019, isto é, daqui a exatos dois anos e meio e da fortuna mensal que ele ganha no Palmeiras.

A pergunta que fica é se Mattos tomou as informações acerca da conduta desse jogador antes de contratá-lo. Pelo visto, não!

Aliás, dizem que Mattos vai tentar fazer uma reaproximação entre Melo e Cuca a fim de tentar reintegrar FM ao elenco, o que não é nenhum favor mas uma obrigação dele que tem "culpa no cartório" pelo excessivo investimento em um volante mediano quando o elenco tinha necessidades muito maiores em outras posições. 

Para finalizar, vocês acreditam que caso não fique com Melo o Palmeiras irá lucrar com o negócio?

Sabe-se que ele jogou apenas cinco jogos do Brasileiro e que pode transferir-se para qualquer clube da série A que venha a se interessar por ele.

Mas quem haverá de querê-lo considerando-se a magnitude de seu salário, tanto e quanto Cuca o expôs desnudando-lhe o comportamento?

Tenho certeza de que Felipe será outro jogador pelo qual o Palmeiras terá de arcar com um bom percentual no salário caso venha a negociar com qualquer outro clube brasileiro...

Quem desconhece que, neste momento, tirante o Flamengo, clube nenhum paga do futebol brasileiro aos seus jogadores tanto e quanto o Verdão paga a jogadores da fama de Felipe Melo. (AD)

PALMEIRAS X AVAÍ
Quem quiser pode deixar de lado o tema publicado e falar apenas sobre o perigoso jogo desta noite em que o Palmeiras recebe o Avaí.

Apesar disso e de tudo, creio, firmemente, que o Palmeiras vai vencer até com certa facilidade e espero não estar enganado.

Time mais provável para o jogo desta noite, às 19 H na Allianz Arena:

Jailson, Mayke, Mina ou Dracena, Luan e Egídio. 
Bruno Henrique, Tchê ou Jean, Guedes, Guerra e Dudu.
Deyverson.

COMENTE COMENTE COMENTE