Observatório Alviverde

15/12/2017

ESTOU TORCENDO PELA CONTRATAÇÃO DE RICARDO GOULART, O BRASILEIRO QUE MAIS SE DESTACA NO FUTEBOL CHINÊS!


Quando o Cruzeiro foi legítimo bi-campeão brasileiro na sequência 2013 e 2014, dois jogadores constituíram-se na alma do time: Everton Ribeiro e Ricardo Goulart.

Everton, paulista de Arujá desprezado e desperdiçado pela base do Curica, onde começou, o Cruzeiro tinha ido buscar no Coritiba, após temporada memorável desse jogador com a camisa do Coxa em 2011.  

Viram como não é apenas o Palmeiras que desperdiça joias da base?

Goulart, paulista, joseense, o Cruzeiro o foi descobrir no Goiás, onde ele houvera feito uma brilhante temporada em 2012 e assinalado 25 gols.

Foram duas apostas que deram certo em jogadores promissores que conduziram o time mineiro ao "real bi-campeonato brasileiro", isto uma sequencia de dois títulos em dois anos subsequentes.

En passant... 

essa bobagem que a Seleção Brasileira é penta mundial e que busca o hexacampeonato é uma baita mentira jornalística.

Quem inventou isto, ou se não inventou, força para que o erro prevaleça. é o exagerado Galvão, ele e seus miquinhos amestrados...

É uma expressão, hoje, impropriamente adotada pela mídia, posto que o Brasil nunca, jamais e em tempo algum foi sequer tri mundial, mas, apenas bi, em 58 e 64. 

A Seleção Canarinha voltou a ser campeã pela terceira vez em 70 no México, mas não houve tri porque perdera melancolicamente a copa anterior, em 66 na Inglaterra. 

Depois disso, só obteve duas conquistas isoladas, em 94 nos Estados Unidos e em 2002 na Copa da Coréia e do Japão, que não podem, definitivamente ser interpretadas  como tetra ou penta.

Em resumo, a Seleção Brasileira para quem gosta de usar a moderação, a sensatez e a devida correção de linguagem, a terminologia correta é "cinco vezes campeã do mundo" e só.

Jamais foi tri, tetra ou penta campeã como insiste em desinformar a população o piegas Galvão, subalternos, seguidores e imitadores. 

Não é porque o Palmeiras ganhou nove vezes o título brasileiro que eu vou dizer que o Verdão, mesmo na qualidade de o maior vencedor de Campeonatos Nacionais, seja um eneacampeão, mas, simplesmente, nove vezes campeão nacional.

De qualquer forma o bi-cruzeirense (poucos clubes conseguiram esse laurel) foi importantíssimo e, repito, Éverton Robeiro e Ricardo Goulart fizeram uma dobradinha espetacular fazendo fluir o ataque cruzeirense que marcou 77 gols em 2013, (10 de Goulart) e 67 gols em 2014, (15 de Ricardo Goulart) e prestou muitas assistências.

A participação de Goulart em 2014 foi tão marcante,diferenciada e decisiva que ele conquistou a bola de prata como o melhor de sua posição e a bola de ouro como o melhor  jogador do Campeonato Brasileiro. 

Há alguns dias Goulart declarou que deseja retornar o mais rapidamente possível ao futebol brasileiro e deixou-se fotografar ao lado de torcedores do Palmeiras, segurando uma camisa do Verdão.

Mesmo sabendo que a tarefa não é nada fácil por "culpa" dele mesmo, tido, havido e considerado como o melhor jogador estrangeiro do futebol chino defendendo o Guangzhou Evergrand (que deve exigir muito dinheiro para liberá-lo), RG tem mantido contatos diretos e constantes com Matos .

Segundo tomei conhecimento, Matos estaria empenhado de corpo e alma no fechamento desse negócio que, se concretizado, será, em meu entendimento, a melhor e mais importante transação do Palmeiras desta virada do ano e, por extensão, até em termos de futebol brasileiro.

Sei, perfeitamente, que o investimento é altíssimo, tanto e quanto os salários que Goulart deve pedir.

Entretanto, convém que se diga, trata-se de um jogador que merece ser muito bem remuerado,  não apenas por suas virtudes técnicas, mas porque é um profissional correto, centrado, disciplinado, voltado à família e um líder muito positivo em campo. 

Basta dizer que ele foi líder e ídolo tanto no Goiás, como no Cruzeiro e é um dos poucos brasileiros que se agigantou e conseguiu deixar , entre tantos que migraram para lá, a sua marca positiva no futebol chinês.

Fique claro, nem eu e nem ninguém pode garantir que ele chegue, se consagre e vire, num átimo, o maior, o melhor jogador e um novo ídolo do Palmeiras. 

Seu companheiro e parceiro de memoráveis jornadas, o excelente Éverton Ribeiro mostrou, este ano, no Flamengo que as coisas não funcionam dessa maneira.

De qualquer forma, pelos antecedentes de Goulart, dentro e fora de campo, pela personalidade, pela responsabilidade, pela forma como encara os desafios da profissão de jogador de futebol, esta é, em meu entendimento, o tipo da contratação a que se pode chamar, sem medo de errar, de "investimento de lei"!

ALCIDES DRUMMOND