Observatório Alviverde

12/02/2013

O QUE EXISTE DE VERDADE NA NEGOCIAÇÃO DE BARCOS COM O GRÊMIO!

 

 

Nestes tempos de Internet as notícias não correm, voam!

A notícia da transferência de Barcos, do Palmeiras para o Grêmio, transcendeu a velocidade hipersônica, e esteve perto da instantaneidade.

Jamais, em 40 anos de futebol, vi uma negociação tão rápida, a despeito de sua complexidade.,

Da mesma forma, poucas vezes constatei semelhante agilidade na legalização e inscrição de um jogador, considerando-se a data e hora em que os clubes anunciaram o fechamento do negócio.

@@@@@@@@@@@@@@@

Assim que desembarcou em Porto Alegre, Barcos já sabia que estava legalizado, com o nome publicado no BID, apto a estrear na Libertadores.

Foi uma inscrição relâmpago, tão veloz e sorrateira quanto aquelas que somente os clubes cariocas têm o poder de conseguir.

Burlou os rotineiros finais de expediente e driblou a interrupção dos trabalhos burocráticos da CBF aos sábados e domingos.

Uma proeza capaz de entrar no livro dos recordes ou das causas impossíveis,

Como o Grêmio não possui as prerrogativas e regalias reservadas, exclusivamente, aos grandes cariocas, conclui-se que a negociação do atleta, ocorreu muito antes do anúncio da diretoria palmeirense no site oficial.

Ao que tudo indica, remonta às vésperas do dia em que Brunoro convocou uma coletiva e disse, convicto e enfático que o Palmeiras, definitivamente, não perderia o vínculo do atleta para a LDU do Equador.

@@@@@@@@@@@@@@@

Brunoro, não mentiu, apenas omitiu!

De fato, o Palmeiras não perdeu seu jogador de maior status, evidência e prestígio para a LDU.

Entretanto, já o havia negociado com o clube gaúcho, em transação triangular, até o momento misteriosa e obscura, entre Palmeiras-Grêmio-LDU.

“Los Albos” entraram de gaiatos na transação, alegando que havia  uma cláusula no contrato entre ele e o Palmeiras, concedendo-lhes prioridade de compra na hipótese de o jogador ser negociado.

O clube equatoriano, que enviou um advogado a Porto Alegre no dia da apresentação de Barcos, está disposto a denunciar o Palmeiras à Fifa por suposto desrespeito ao contrato, afirmando que teria suporte financeiro para arcar com a contratação.

@@@@@@@@@@

Do Equador, a LDU manifestou a sua contrariedade com a transferência de Barcos para o Grêmio.

Esteban Paz, presidente de “Los Albos”, via mídia, afirmou que a LDU sente-se lesada pelo Palmeiras porque não foi informada, anfecipadamente da negociação a fim de fazer valer a sua prioridade de compra sobre Barcos.

No Twitter, o dirigente equatoriano, afirmou que acionaria a Fifa para anular a transferência.

Apesar da última parcela a ser paga pelos direitos econômicos de Barcos aos equatorianos ser agora da responsabilidade do clube gaúcho, a responsabilidade perante a Fifa será toda do Palmeiras.

@@@@@@@@@@@@@@@

Além da parcela referente à compra do argentino, o Grêmio comprometeu-se a saldar a dívida decorrente dos direitos de imagem que o Palmeiras, há três meses, devia ao argentino, orçada em R$ 1.200.00.

E mais…

Haveria um complemento compensatório ao Verdão, em espécie e através da cessão de cinco jogadores fora  dos planos de Luxa para a campanha de 2013, a saber:

Vilson, zagueiro já contratado, em definitivo;

Léo Gago (Volante)   e    Rondinelli (Volante)

 

E Marcelo Moreno, aqui ao lado do pai, Mauro Martins.

Em razão de algumas entrevistas de Mauro e da recusa de Moreno em jogar no Verdão, eles estão sendo vistos dessa forma pela torcida palmeirense da Internet.

Há um exagero, principalmente em relação ao jogador que foi elegante em sua recusa de defender o Palmeiras.

Além dos antecedentes de ameaças e violência a muitos atletas que passaram pelo Palmeiras pelos truculentos manchados, cada um tem o direito de trabalhar onde quiser!

Ontem, Moreno disse ter recebido uma proposta do Santos e admitiu em entrevistas que “ — qualquer jogador queria jogar pelo Santos, jogar com Neymar balança qualquer um. É um time grande, de muita tradição, que está interessado no meu trabalho. Mas no momento estou focado no Grêmio e é esperar para ver o que acontece”

No que respeita ao Palmeiras MM declarou:” — Eu fico muito grato pela intenção do Palmeiras de querer me contratar, mas eu não vou sair do Grêmio até cumprir meu objetivo, que é ganhar títulos. Depois, posso pensar. Quero continuar e o melhor está por vir. Trabalhamos tão pesado pra chegar na Libertadores e agora não quero sair mesmo.

Duas visões completamente diferentes e a conclusão a que se chega é a de que Marelo Moreno não quer jogar na segunda divisão.

Vilson, Léo Gago, Rondinelly e Moreno, viriam em definitivo

Leandro, garoto oriundo da base gremista (foto),  meia-avançado, viria por empréstimo até o final do ano.

@@@@@@@@@@@@@@@

Analisando detalhadamente a lista inicialmente proposta pela diretoria tricolor, creio que a hipótese da cessão de Marcelo Moreno foi um blefe.

Entendo como um ardil dos gaúchos no calor da negociação, no afã de não perder o concurso de Barcos.

Quando o Palmeiras pediu o envolvimento de um centro-avante entre os cinco contrapesos, os negociadores gaúchos “admitiram” (entre aspas) a teórica transferência de MM, embora sem consultar o jogador.

A exigência de Brunoro tinha o objetivo de aplacar a ira da torcida palmeirense, que iria se revoltar – como de fato ocorreu - pela negociação inesperada e intempestiva de seu maior ídolo.

Reparem que Moreno continua na relação dos atletas que o Grêmio vai utilizar na Libertadores e Luxa tem reiterado a sua confiança no futebol do boliviano não como jogador decisivo mas de composição de grupo.

O próprio jogador sente-se inserido no contexto do elenco e sustenta que não quer deixar o clube, mas lutar pela titularidade e cumprir seu contrato de quatro anos até o final.

@@@@@@@@@@@@@@@

Vejam se eu não estou certo em minha análise, lendo a declaração do diretor de futebol do Grêmio a respeito da inclusão de Marcelo Moreno nas negociações da compra de Barcos:

Rui Costa mandou assim:

— Desconheço qualquer negociação do Palmeiras com o Marcelo (Moreno). Hoje (domingo), falei com o Brunoro e ele não falou nada sobre isso. O Marcelo é jogador do Grêmio e nunca foi nossa intenção negociá-lo. Contamos com o Marcelo — 

De passagem: Moreno está treinando normalmente com os titulares.

O erro grosseiro dos negociadores palmeirenses foi aquele de ter contado com o ovo na cloaca da galinha.

Além de ter ouvido desagradáveis e repetidos NÃOS, do jogador e de seu empresário, o Palmeiras foi menosprezado pelos discursos estúpidos e  desequilibrados do pai do jogador.

Porém, contradizendo-se em certa hora, Mauro Martins se esqueceu de tudo o que dissera e  declarou que se o Palmeiras pagar o que ele considera que vale o futebol do filho, autorizaria a transferência, o que, no mínimo é um contrasenso..

Pelo que se nota, os $ifrõe$ são tudo o que importa e o resto é pura pirotecnia de um pai perturbado pela perda de status do filho no elenco gremista.

Preocupado com o futuro de um jogador que da condição de estrela, de uma hora para outra está rebaixado e desprestigiado no elenco gremista Mauro atira para todos os lados.

Agora, cá entre nós, se fosse para pagar salário de craque a MM, uma incógnita, melhor seria continuar com Barcos, uma realidade. É simples questão de lógica!

Tudo o que é novo pode ter probabilidades, mas tem muito mais dúvidas.

O pai de Marcelo Moreno precisa cair na real e admitir que seu filho não é craque, apenas um bom jogador, levemente acima da média.

@@@@@@@@@@@@@@@

BOMBEIRO OU ENROLÃO?

Inexplicavelmente, Brunoro ainda fala da possibilidade de o Palmeiras ter Marcelo Moreno.

Vejam o que Brunoro declarou:.

“ — Centroavante é uma posição que todo clube precisa, não só o Palmeiras. As negociações com o Grêmio são mais demoradas, vamos seguir com outras coisas mais para frente. Possibilidade (de Marcelo Moreno ser contratado) tem. Pode ser agora, depois, daqui um ano. A gente sempre está pensando no melhor para o Palmeiras. Não desistimos. Nunca houve radicalização de nada para a gente. É um belo jogador, tem pegada. Ainda tem muito chão pela frente —

Em meu entendimento, declaração política, vazia e evasiva de quem sabe que não vai contratar o jogador, mas não quer ficar mal com a comunidade alviverde e nem perder o apoio da torcida.

Vilson já chegou, assinou e foi inscrito para a Lbertadores.

Brunoro garantiu que Léo Gago, Rondinelly e Leandro estarão chegando entre hoje e amanhã.

Comprovando a veracidade das declarações do manager palmeirense, os três atletas foram sacados, sábado passado, da concentração gremista e não foram escalados contra o Juventude pelo Gauchão..

Só que a imprensa sul-riograndense garante que os três não virão em definitivo, mas emprestados até o final do ano.

Isto vai de encontro, isto é, contraria e entra em choque com o que divulgou o Palmeiras que só Leandro seria emprestado.

Léo Gago e Rondinelly, segundo o Palmeiras, viriam em definitivo.

Afinal, onde e com quem está a verdade?

@@@@@@@@@@@@@@

Vai faltar um jogador na relação aos cinco previamente anunciados.

Quem será ele?

Anda não se sabe!

O Palmeiras tentou incluir na permuta o meia de 28 anos,

Marco Antonio, sem sucesso.

Marco Antonio não entra na lista dos que foram colocados à disposição para a troca por Barcos por determinação expressa de Luxemburgo.

O Palmeiras receberá em espécie se não acertar com ninguém, possibilidade distante porém real?

Quais seriam os valores correspondentes a cada jogador que recuse a transferência?

Os jornais porto-alegrenses informam que se o negócio com Moreno não vingar, o Verdão pode ser recompensado com outro jogador ou mediante pagamento em dinheiro.

Será que procede?

E a soma de R$ 5,2 milhões, a chamada parte do Leão, será, efetivamente, paga?

Será à vista ou em suaves prestações?

O Palmeiras tem garantias?

Ou terá de receber outro LéoBonde  em troca de uma possível dívida?

Existe contrato?

@@@@@@@@@@@@@@@

Apesar de tudo, Brunoro garante que o Palmeiras está respaldado.

Afirma que o clube pode até receber parte dos direitos econômicos de Marcelo Moreno, atualmente divididos em 80% do Grêmio e 20% do Shaktar Donetski da Ucrânia.

Mas como o Palmeiras poderá reivindicar quaisquer avos sobre os direitos do jogador se o diretor de futebol gremista veio a público e garantiu que MM não está e, mais além, nunca esteve em negociações com o Palmeiras?

@@@@@@@@@@@@@@@

NÃO HÁ CONCLUSÕES NESTE NEGÓCIO.

MUITO LONGE DISSO!

O que existe de concreto até agora na nebulosa negociação é o seguinte:

a) BARCOS ASSINOU COM O GRÊMIO E ESTÁ INSCRITO PARA A LIBERTADORES.

b) WILSON ASSINOU COM O PALMEIRAS  E TAMBÉM ESTÁ INSCRITO PARA A LIBERTADORES;

c) O GRÊMIO ASSUMIU A DÍVIDA DA ÚLTIMA PARCELA POR BARCOS  DE R$ l,5 MILHÃO E JÁ SE ACERTOU COM OS EQUATORIANOS.

d) O GRÊMIO PAGA A PENDÊNCIA DOS DIREITOS DE IMAGEM  ATRASADOS QUE O PALMEIRAS DEVE A BARCOS, DE l,2 MILHÃO.

e) LEO GAGO, LEANDRO E RONDINELLY ENTRARÃO EM CONTATO IMEDIATO COM OS DIRIGENTES DO PALMEIRAS PARA T-E-N-T-A-R UM ACERTO. POR ENQUANTO NÃO HÁ NADA RESOLVIDO!

f) O PRESIDENTE DA LDU AFIRMA QUE O PALMEIRAS NÃO HONROU O CONTRATO ESTABELECIDO ENTRE OS CLUBES, QUE PREVIA A PREFERÊNCIA DO CLUBE EQUATORIANO PARA RECOMPRAR  BARCOS E VAI ACIONAR O PALMEIRAS JUNTO À FIFA.

@@@@@@@@@@@@@@@

SE ALGUÉM TIVER NOTÍCIAS MAIS NOVAS, MAIS ATUALIZADAS QUE POSSAM ESCLARECER AS DÚVIDAS DA TORCIDA DO PALMEIRAS, PEÇO O FAVOR DE POSTAR.

COMENTE COMENTE COMENTE