Observatório Alviverde

08/10/2018

O CLÁSSICO CONTRA O GRÊMIO SERÁ DECISIVO PARA O VERDÃO!


Quase a uma semana do jogo contra o Grêmio, a diretoria do Palmeiras informa que já foram vendidos quase 20 mil ingressos, atestado claro e inequívoco do imenso amor da torcida pelo Verdão.

De minha parte quero adiantar os meus conceitos sobre esse jogaço, sem medo de afirmar que seu resultado constituir-se-á, entre muitas outras, em uma importante chave para a conquista do título brasileiro desta temporada pelo Verdão.

É óbvio que sei, perfeitamente, que, além desse jogo, o Palmeiras, terá de enfrentar outros nove, importantíssimos, cada qual com suas peculiaridades, históricos, rivalidades, catimbas e, consequentemente, com seus riscos.

Em relação a esse clássico contra o Grêmio o termo que o define melhor é "jogo de seis pontos" pois se é impróprio falar assim, é verdade verdadeira em termos práticos... 

Reafirmo e avalizo que é um jogo de seis pontos haja vista que, além dos três que o Palmeiras pode conquistar via regulamento, impede a chegada de um adversário muito forte na ponta da tabela.

Em resumo, são três pontos que vêm de dentro do campo de jogo, porém três pontos de ordem psicológica, decorrentes da distância prudente que pode tornar-se decisiva, em que se coloca o adversário.

Com a magnífica vitória sobre os Bambis em pleno Morumbi, neste preciso instante, o Palmeiras invadiu a ponta e tomou a dianteira do Brasileirão. Alguém terá força, energia, embalo e disposição para barrá-lo? Estou convicto que NÃO!

Com 56 pontos ganhos (dois a mais do que o vice-líder Inter, com 53), o time de Scolari já é o mais vencedor da competição deste ano (16 vezes até agora), divide com os Bambis a condição de time que menos perdeu (4 vezes), marcou mais gols do que todos (43), levou menos gols do que todos (18) e tem o maior saldo entre todos os participantes do maior campeonato do planeta (25). 

Trata-se, ao menos até aqui e agora, daquelas campanhas às quais chamamos de irrepreensíveis conquanto não sejam perfeitas, mas que, sem qualquer sombra de dúvida, conduzem aos títulos.

Fique bem claro e explícito que ao dizer tudo isto não estamos considerando o Palmeiras um time perfeito e tampouco estamos cantando vitórias e títulos antes da hora, como que acometidos por megalomanias ou comportamentos de grandeza doentios.

Muito pelo contrário, apenas me autorizo a dizer-lhes que apesar do roteiro perigoso da viagem, o Palmeiras tem todas as condições de chegar e até com sobra pelo que tem mostrado dentro de campo.

Ocorre, porém, que o futebol não é decidido exclusivamente dentro de campo, mas através de uma vasta gama de fatores dentre os quais avulta o parcialismo dos árbitros.

Por isto é que eu digo: "com arbitragens neutras e imparciais sou convicto de que o Palmeiras tem tudo para ser o grande campeão nacional de 2018 e chegar pela décima vez a essa conquista".

Confiram os jogos que o Verdão terá de cumprir após encarar o clássico contra o Grêmio que eu reputo, sem medo de errar, como o mais importante e o mais elegante do país na atual conjuntura futebolística brasileira:

Grêmios-fora, o Palmeiras terá de demolir entre as maiores e as menores, nove pedreiras, sendo três delas de enorme amplitude:

1) o Ceará, em casa  (jogo difícil)
2) o Fla, no Maraca  (pedreira número um)
3) o Santos, no Allianz (pedreira número dois)
4) o Galo, em BH (pedreira que exige quebra de tabu)
5) o Flu, no Allianz  (difícil)
6) o Paraná, no Dorival de Brito (teoricamente fácil, mas na prática...)
7) o América MG no Allianz (teoricamente fácil, mas na prática...)
8) o Vasco, em São Januário (pode virar guerra pela salvação vascaína)
9) o Vitória, no Allianz (pode virar guerra pela salvação baiana)

Amplie o que relatamos e fale mais sobre o clássico tecnicamente número um do atual futebol brasileiro, no qual o Palmeiras não terá Felipe Melo e Vitor Luís, suspensos pelo terceiro cartão amarelo e o colombiano Borja e o paraguaio Gustavo Gomez que estarão defendendo as seleções de seus países de origem.

COMENTE COMENTE COMENTE