Observatório Alviverde

06/11/2010

O PALMEIRAS ENFRENTA O GUARANI COM UM TIME MISTO. FELIPÃO GARANTE QUE DAQUI EM DIANTE, SERÁ ASSIM! ESTARIA O PALMEIRAS SE PREPARANDO PARA FACILITAR AS VIDAS DO CRUZEIRO E DO FLUMINENSE? VOCÊ CONCORDA QUE PARA TIRAR O TÍTULO DOS GAMBÁS E A LIBERTADORES DOS BAMBIS VALE TUDO?

1- Se o campeonato nomeado "pontos corridos" tem vulnerabilidades, e as tem,sim, senhor, a maior delas está entranhada em suas rodadas finais, na hora H, no ápice da competição, em seu  momento decisivo. O defeito é real, palpável, gravíssimo, inevitável, incontornável...

2- Culpa das irreconciliáveis rivalidades regionais só deixadas de lado se os clubes envolvidos estiverem disputando algo importante, como uma vaga na Libertadores. Tirante isso, se for necessário entregar um jogo para que o adversário de seu estado não conquiste o título, entregam mesmo!                                 
                                                                                                                                                                                                                                                                                   3- Já sinto um cheiro acre de maracutáia  nesta reta final do brasileiro. Só que desta vez o Palmeiras poderá ser protagonista do que tantos outros clubes já fizeram, impunemente, em temporadas anteriores e foram impiedosamente criticados por todos nós.

4- Já a partir deste domingo, contra o Guarani, Luís Felipe Scolari não vai colocar o time principal para jogar, sob a a alegação de que o nosso foco é a Sul-Americana. Ninguém poderia contestá-lo ou questioná-lo por isso, e, no entanto, o farão.

5- Teremos, depois, dois jogos neutros no Brasileirão. Enfrentaremos o Atlético Goianiense e o Atlético Mineiro, adversários que necessitam desesperadamente da vitória pois estão ameaçados pela degola. Esses jogos o Palmeiras, com certeza, jogará para vencer!

6- Mas, nas duas últimas rodadas, o Palmeiras pode ser o fiel da balança da decisão deste ano. Enfrentará o Fluminense na penúltima rodada e o Cruzeiro na rodada final, dois possíveis candidatos ao título e quase donos de duas das quatro vagas da Libertadores.

7- Considerando-se que, certamente,  os gambás e, até, remotamente, os Bambis poderão estar lutando pelo título, quem acredita, em sã consciência que o Palmeiras vai ter interesse em vencer o Flu e o Cruzeiro, sem a motivação da vaga da Libertadores via Brasileirão?

8- Por formação, princípios e convicções sou, e serei, sempre, radicalmente, contra esse tipo de atitude. Mas como cobrar lisura e "fair-play" do Palmeiras, se nenhum entre os outros clube,  hesita em fazer uso de tais expedientes de conduta?  Quem não os fizer será, certamente,  tachado de bobo ou de inocente.

9- Sei que sofreremos, em razão disso, um patrulhamento ainda mais radical e ostensivo do que o que já sofremos e, certamente, retaliações severíssimas da imprensa.

10- Que ninguém se esqueça, porém, que essa mesma imprensa, com raríssimas exceções,  primeiro se locupletou e, posteriormente, calou-se, para sempre, com relação ao Sweitão corintiano. O assunto virou letra morta "per sécula seculorum, amen"!  Ah se fosse o Palmeiras!  Vira e mexe a mídia  bosteja sobre um quimérico esquema Parmalat!

11- Também não se esqueçam que essa mesma imprensa jamais posicionou-se contra os escandalosos  favorecimentos das arbitragens e dos tribunais, nos três títulos consecutivos do SPFW, omitindo-se, descaradamente, de relatar a veracidade dos fatos! Ficou calada, esquecendo-se de que "quem cala, consente"!

12- Que essa tal imprensa, para que não se vá buscar fatos em passado mais remoto, jamais disse um "A" sobre a inominável entrega do jogo pelo Grêmio ao Flamengo na rodada final do último Brasileirão, com o fito de impedir que o Inter se consagrasse como o campeão nacional.

13- Sobre a garfada de Simon, anulando o gol legítimo de Obina, que nos tirou, minimamente da Libertadores naquele Palmeiras e Fluminense jamais voltaram ao assunto.

14- Quando Belluzzo se rebelou contra o esbulho e chamou para a briga o finório árbitro gaúcho, o presidente foi execrado e crucificado pelos cronistas que, ao invés de condenarem o erro, uniram-se em uníssono contra o presidente do Palmeiras tentando desmoralizá-lo e diminuí-lo junto à opinião pública.

15- Repetiam, sem pejo, descaradamente, mentirosamente, fantasiosamente, exaustivamente, que o gaúcho era o melhor árbitro do Brasil. Que imprensa!

10- Essa mesma imprensa nada disse a respeito do jogo de compadres na Vila Belmiro, Santos 2 x 2 Cruzeiro, quando Luxa completou o primeiro episódio de sua vingança a Belluzzo por sua demissão no Palmeiras.

11- Em resumo, sou convicto de que a maioria da imprensa só abordará o tema ou comentará esse tipo de evento, se estiverem excluídos da questão o Flamengo, o Corinthians e o São Paulo ou se esses mesmos clubes forem os beneficiários de possíveis tramóias..

12- Os assuntos que beneficiam essas três equipes, de há muito viraram tabu para a imprensa interesseira, facciosa e covarde, (com raras exceções) que jamais toca nesses assuntos em jornais, revistas, sites, blogs, rádios ou em mesas redondas na TV.

13- Por quê, repito, ninguém mais fala no esbulho imposto ao Inter no campeonato denominado Sweitão, conquistado impropriamente pelos gambás quando o árbitro Marcio Rezende de Freitas, além de não marcar pênalti de Fábio Costa em Tinga, expulsou o jogador do Inter?

14- Vejam como no Brasil o erro, para que não se diga o crime, sim, compensa.

16- A Rede Globo tem sob contrato esse ex- soprador de apito em sua emissora de Belo Horizonte. A Globo adora recolher espécimes que tanto mal causaram ao futebol brasileiro.

17- Por isso essa rede, a cada dia, vai perdendo audiência,  importância e credibilidade junto ao povo brasileiro. Não será nenhuma surpresa se perderem, brevemente, a própria concessão de transmissões do Campeonato Nacional.  Não irá fazer falta porque o povo brasileiro, de há muito, já enjoou da Rede Globo!

18- Na última rodada do brasileiro, o árbitro pernambucano Nelson Nogueira Dias assinalou um pênalti escabroso, absolutamente  inexistente contra o  Cruzeiro, beneficiando, de uma só vez, os bambis e os gambás.

19- A CBF puniu o árbitro, mas o assunto,oportunisticamente, caiu no vazio e a imprensa gambambi, já o esqueceu.

20- No caso aludido, certamente, o árbitro e os auxiliares foram gratos aos mimos que o São Paulo, rotineiramente, lhes entrega, nos vestiários, antes do início de cada jogo, há vários anos.

21- A imprensa sabe disso mas não divulga, não censura e nem faz qualquer crítica ou reparo. Simplesmente, é leniente com a maquiavélica prática. Ah se fosse o Palmeiras…

22- Coincidência ou não, lembro-me de outro pernambucano, Wilson Mendonça que tirou o Palmeiras da Libertadores na mão grande, levando a cabo uma arbitragens das mais facciosas da história da competição. Quem não se lembra?

22- Marcou um pênalti inexistente de Cristian e não só deixou de expulsar Rogério Ceni por cera e  indisciplina, como acrescentou três minutos a um jogo que deveria ter 12 minutos de acréscimo, no mínimo, quando os bambis jogavam com um atleta a menos.

23- Depois de tudo o que foi dito, quero deixar a decisão dessa questão de ordem moral para todos os palmeirenses que comentam neste humilíssimo espaço cibernético:

24- Você acha que, se for para evitar que os gambás ganhem o Brasileiro ou para que os bambis não se classifiquem para a Libertadores, o Palmeiras deveria fazer corpo mole e escalar um mistão para os dois jogos finais contra Fluminense e Cruzeiro? 

25- Você acha que vale tudo para desbancar a concorrência?  Ou que o Palmeiras deveria ser coerente com a sua tradição de clube sério que respeita os co-irmãos?

DEIXE O SEU COMENTÁRIO!