Observatório Alviverde

28/07/2013

ATÉ NA SEGUNDA DIVISÃO OS ÁRBITROS PREJUDICAM O PALMEIRAS!



Meus amigos

Prefiro, desta vez, que vocês comentem o jogo.

De minha parte, quero advertir a todos para que reflitam bastante antes de criticar a equipe e pensem no que vou dizer.,

Não existe time 100% em competições longas, por pontos corridos, ou, coloquemos melhor, aproveitamento dessa ordem.

O Palmeiras de Kleina não seria, não é e, jamais, será diferente.

Pensem que nem o Palmeiras de Luxa, aquele dos 106 gols, o melhor time formado no Brasil ao final do século passado, conseguiu tal proeza.

Naquele Paulistão que venceu passeando em campo e humilhando os adversários, perdeu a invencibilidade para o fraquíssimo Guarani de Campinas.

Por isso, não compactuo com o pessimismo que tomou conta de grande parte da torcida palmeirense, a partir do empate de ontem em Guaratinguetá. 

Explico!

É óbvio que o Palmeiras foi melhor, jogou melhor, mostrou mais bola, teve mais posse de bola e tudo mais. 

Só não ganhou do Guaratinguetá porque Alan Kardec desperdiçou duas chances de ouro e, outra vez,  o Palmeiras foi operado, sem anestesia pela arbitragem paulista comandada pelo Coronel Marinho.

Será que até na segunda divisão o Palmeiras continuará sendo roubado? Até quando?

O pênalti não anotado sobre Valdívia foi um escândalo, conforme comprova a foto abaixo. 

O soprador de apitos Vinicius Furlan, além de não marcar a penalidade, encontrou um jeito de punir Valdívia com o cartão amarelo e o Palmeiras com a perspectiva de afastamento de seu melhor e mais eficiente jogador, o craque do time.

Furlan apita pela Federação Paulista e o fato, para mim, não pode mais ser caracterizado por mera coincidência, tantos são os prejuízos impostos, principalmente pela arbitragem paulista, ao Verdão.

Os árbitros paulistas se acostumaram a ignorar as faltas sobre Valdívia, até as mais visíveis e a prejudicar o Palmeiras! 

Permitam-me ir um pouco além e dizer que, embora o fenômeno seja de amplitude e domínio nacionais, os árbitros paulistas, com "rarissíssimas" exceções estão viciados em apitar contra o Palmeiras.

A diretoria deveria contestar a escalação de árbitros paulistas para os jogos de âmbito estadual, vetando-os, se necessário for. 

@@@@@@@@@@@@@@@

QUANTO AOS PREJUÍZOS DO PALMEIRAS, ESTE OAV PROVA, COMPROVA E RATIFICA O QUE DIZ: 

Pós Jogo Guaratinguetá 1×1 Palmeiras: empate e segue o jogo

UMA IMAGEM CLARA VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS!

SE NÃO VEEM E NÃO MARCAM UM PÊNALTI DESTES, QUAL PÊNALTI IRÃO MARCAR?

FALTA VERGONHA NA CARA A MUITOS ÁRBITROS DO FUTEBOL DE SÃO PAULO!

@@@@@@@@@@@@@@@

Ainda é cedo para críticas fortes ou campanhas pela saída de Kleina.

Quem faz isto, a esta altura, está, ainda que sem querer ou perceber, prejudicando o Palmeiras.

Temos de dar mais tempo ao jovem treinador.

O que, então, vocês me perguntam, podemos e devemos cobrar dele? 

Mudanças inconsequentes a cada jogo como fazia o seu irriquieto e inseguro antecessor?

Ou a definição de um time base, como reza a boa cartilha do futebol ?

Ora, certamente uma coisa ou outra, pois se cobrarmos a definição de uma base, como podemos exigir substituições e mudanças estruturais e pessoais a toda hora?

Temos de ter coerência nas cobranças!

O mesmo racionalismo que cobramos do treinador, temos de exercer também, no momento de nossas cobranças.

Pensemos, então, um pouco!

O time que  vem jogando é o melhor tecnicamente ?

Não!

E, no entanto, vinha vencendo e jogando de forma convincente, embora, é mister que se realce, esteja bem distante do ideal e o time ideal não se consegue formar da noite para o dia.

É óbvio que o empate de ontem no Vale do Paraíba não foi um grande resultado, mas não me venham com essa piada de que é uma tragédia.

Meus amigos, em quaisquer circunstâncias jogar em Guaratinguetá é, sempre, muito difícil, até para times mais antigos, já consolidados e mais bem entrosados. 

Lembrem-se, todos, de que o Palmeiras é ainda um time que planeja seu voo com o avião em pleno ar, o que, em outra palavra, significa improvisando.

Vamos ter paciência e proporcionar a Kleina ao menos um pouco mais de tempo, proporcionando-lhe clima, tranquilidade e condições favoráveis   para armar a equipe.

Um empate, sobretudo nas circunstâncias de ontem, em que o time atuou sobre um péssimo gramado, em que criou bastante e desperdiçou várias chances de marcar e em que o árbitro interferiu diretamente no resultado, tem de ser avaliado como um resultado normal, que não merece tantos reparos ou críticas.

As maiores críticas que faço a Kleina são pontuais e a maior parte delas diz respeito as suas escolhas, nem sempre as melhores.

Há uma demora exagerada em lançar os novos contratados, os que voltam de contusão e na escolha dos melhores em cada posição.

Em vez de tentar encontrar rapidamente o melhor time e ajustá-lo nos treinos, quer fazê-lo dentro de campo, jogando o campeonato.

Kleina, que pratica a corretíssima política de manter, na medida do possível, os mesmos jogadores no time principal, a fim de entrosar o grupo e formar um time base, deveria aproveitar-se da circunstância do empate contra o Guaratinguetá e promover as alterações necessárias para montar o time titular competitivo e definitivo. 

A partir daí, com Vilson no miolo de zaga em dupla com Henrique, com qualquer um no lugar de Juninho, com Ananias e Kardec na melhor definição para o ataque, começar a trabalhar o verdadeiro time base que não terá a conveniente força ofensiva, mantidos Vinicius e Leandro.

Respaldado pelos melhores em cada posição, que, a partir de então, Kleina procure mexer o menos possível no time que começa os jogos, a fim de proporcionar confiança plena aos titulares escolhidos e definidos, só alterando o time em caso de necessidade ou visando a mudar as expectativas e o resultado de um jogo menos favorável.

As vitórias sequentes sobre o ABC e o Figueira, destacaram deficiências e vulnerabilidades na equipe, mas isso não é motivo suficiente para que se diga que está tudo perdido e que o trabalho de Kleina é fraco.

Fique claro que, em meu entendimento, Kleina está anos luz longe de ser o técnico com o qual sonham os palmeirenses. 

Certamente que ele não será o técnico palmeirense no ano de nosso centenário e, em meu entendimento, apenas, guarda o lugar para Luxa.

Fique claro, também, que,  por mais fraco e inexperiente que seja, Kleina realiza trabalho muito superior ao de Felipão.

Em razão disso, merece o nosso respeito!

Principalmente, o nosso apoio!


COMENTE COMENTE COMENTE


Taquaritinga, 28/07/2013