Observatório Alviverde

27/06/2017

VOCÊ CONTRATARIA DIEGO SOUZA?



A estupidez crônica dos comandantes de determinada torcida uniformizada expeliu Diego Sousa do Palmeiras de forma vexatória, no melhor momento desse jogador, atualmente com 32 anos.

À época fiquei bem contrariado constatando mais uma vez que esses caras têm na cabeça o que Ruy Barbosa tinha no baixo ventre, ainda que eles se achem, se considerem e se proclamem os seres mais inteligente do planeta bola.

Diego acabou indo para o Sport Recife onde brilhou intensamente a ponto de ser chamado por Tite à Seleção Brasileira.

Para que se tenha uma ideia das importância e relevância da convocação de Diego, considere-se e fique claro que não é nada fácil e nem usual um jogador de clube nordestino chegar à Seleção! Diego, no entanto, chegou o que evidencia a sua imensa capacidade como jogador de futebol, quase um craque!

Num momento em que o Palmeiras, por absoluta necessidade, procura um centroavante, Diego Sousa surgiu como uma espécie de segunda alternativa ou, se quiserem, de "tábua de salvação" após o Verdãonão ter conseguido a contratação de Richarlison do Fluminense.

Diego, até agora, jogou apenas cinco jogos dos sete permitidos pelo regulamento do Brasileiro com a camisa do Sport, estando, portanto, em condições de atuar por qualquer time imediatamente.

O que me intriga nessa aquisição que, dizem, tem o aval de Cuca, é que Diego é um jogador desses que atua (muito mais) parado e sem um mínimo poder de marcação, até pela própria idade que começa a chegar também para ele.

Do ponto de vista técnico não há nada a nenhuma ressalva a ser feita a esse jogador a não ser uma certa lentidão etária perfeitamente compensada pela excelência de sua qualidade técnica e esplêndida visão de jogo.

De mais a mais é um jogador que quase não se contunde (ao menos tem sido assim) e que gosta muito do Palmeiras de onde só saiu em face da pressão dos mesmos idiotas que definitivamente não gostam de craques e nem de bom jogadores. 

Viram o que esses tolos (ou seriam interesseiros?) fizeram, também, com Valdívia? Eles gostam mesmo é de quem os corteje e faça churrasco com eles como o tal Gladiador tempos atrás! 

COM TUDO ISSO E POR TUDO ISSO, pergunto,VOCÊ CONTRATARIA DIEGO SOUZA!

Citarei argumentos favoráveis e desfavoráveis à anunciada contratação, a fim de que você que ainda não pensou nisso faça uma reflexão e assuma a sua posição.

Pelo atuaomesquema de jogo adotado por Cuca, se tivesse Diego, o Palmeiras passaria, na prática, a jogar com dez homens, porque ele, por característica pessoal não marca mesmo! Quando muito, apenas cerca os adversários! Ou Cuca, que pediu a contratação, conseguiria esse milagre?

Na verdade, Diego ultrapassou a barreira dos trinta anos e já não tem mais velocidade suficiente para ocupar um lugar no atual ataque palmeirense, a não ser que uma haja mudança radical no esquema ou na forma de atuar do ataque palmeirense.

Eu, particularmente, imagino que Cuca esteja pensando em ter em mãos uma segunda opção tática, jogando, não em contra-ataques, se impondo e tomando a iniciativa. 

As primeiras especulações dão conta de que o técnico palmeirense tenciona utilizá-lo não como armador, mas como comandante de ataque. 

De qualquer forma, por sua elevada estatura, ele seria, tanto e quanto um camisa nove avançado e sempre perigoso, como um centroavante que pode recuar, para armar ou até ocupar os flancos e jogar pelos lados do campo.

Diego é alto, forte, bom pelo alto e por baixo, com imensa capacidade de driblar e realizar jogadas individuais de envolvimento. Da mesma forma costuma prevalecer nos duelos corpo a corpo, tanto e quanto nas divididas.

Da mesma forma, tem uma diferenciada visão de jogo e consegue ser letal mesmo enfrentando defesas hermeticamente fechadas, sistema de jogo predominante e prevalecente hoje em dia em quase todos os times que disputam o Brasileirão. O Curica é o maior exemplo!

Diego provou que gosta muito do Palmeiras em face da alegria que demonstrou ao ser informado do interesse do Verdão, pela imensa alegria que manifestou ao tomar conhecimento do interesse palmeirense e da autorização que deu ao seu procurador visando à rápida concretização do negócio.

Um aspecto negativo que cerca a transação é o recrudescimento do ódio contra o Palmeiras por estar tentando contratar um jogador com contrato vigente com um clube, como ocorreu quando da investida por Richarlison. Em razão disto, o presidente do Sport garante que não vai liberar o jogador.

Mas, entre todos, o aspecto mais negativo, é a oposição daquela organizada que expulsou Diego do Verdão.  

Como esses desmiolados reagirão ao retorno do jogador? 

Darão sossego a Diego para que trabalhe? 

Ou continuarão fazendo o que mais gostam de fazer, isto é, ondas de maldade e interferir na vida dos atletas e do próprio Palmeiras?

COMENTE COMENTE COMENTE