Observatório Alviverde

04/05/2022

CLASSIFICADO, O PALMEIRAS BUSCA AGORA A CAMPANHA PERFEITA PARA MANDAR OS JOGOS DECISIVOS NO ALLIANZ PARK!

 

Eu esperava que o Palmeiras derrotasse com folga o Deportivo Petrolero da Bolívia, mas não supunha que, dentro da própria casa adversária, voltasse a golear o adversário como goleou: 5x0.

Foi um resultado justíssimo que premiou tática e tecnicamente o time de melhor qualidade, de melhores jogadores e mais bem estruturado.

Fica evidente, que, a prevalecerem  esses aspectos da forma como vêm prevalecendo diante de tantos adversários, o Palmeiras é um forte candidato ao título da Liberta/22.

O Deportivo Petrolero 0 x 5 Palmeiras, jogado, ontem, na altitude de Sucre, Bolívia, foi um jogo daqueles a que definimos como se fosse jogado"em ritmo de treino", em razão da abissal diferença técnica entre os times.

Há de se ressaltar o discernimento de Abel Ferreira em utilizar o seu time titular, não apenas para que não perdesse o ritmo de jogo, como, principalmente, para que sustivesse a liderança da competição! 

A partir de agora em que já está classificado para a sequência da competição, o objetivo palmeirense na Liberta/22 passa a ser outro, muito outro.

O Palmeiras, agora, quer vencer os dois jogos finais da fase de classificação do Grupo A, contra o Emelec, dia 18 e o Tachira, dia 23, para alcançar os 18 pontos e terminar a fase classificatória da competição sem perder um ponto sequer.

Caso consiga êxito (não será tão difícil pois mandará esses dois jogos no Allianz), o Palmeiras vai para as oitavas de final beneficiado pelo fato de realizar os segundos jogos das oitavas, das quartas, das semifinais e das decisões em sua própria casa.

Qualquer análise da tabela, ainda que superficial, deixa bem claro que, entre os times brasileiros que também lutam pelo 1º lugar geral, antes do sorteio das oitavas, só o Flamengo, caso vença o Talleres esta noite em Córdoba, tem condições de continuar disputando a primazia com o Palmeiras.

Entre os estrangeiros, só o River da Argentina, incluso no Grupo F com 9 pontos ganhos, pode obter a totalidade de pontos  a ser disputados (18) na fase de classificação e se tornar o principal protagonista da fase final da Liberta/22.    

Mas essa primazia, sem qualquer clubismo, parece-me muito mais próxima do Palmeiras. 

Se Fla e River também conseguirem virar o final da tabela com a mesma pontuação do Verdão, (difícílimo mas não impossível), há que se dizer o seguinte:

"os números de desempate do Palmeiras são muito mais expressivos que os dos dois adversários, para o que muito contribuíram as duas goleadas sobre o Deportivo Petrolero!

Quem ainda não percebeu que a situação do Palmeiras é privilegiada, confira comigo: 

No Grupo B, o líder, Libertad, tem 7 pontos e pode chegar ao máximo de 16. 

No Grupo C, o líder, Estudiantes, tem 10 pontos e se vencer todos os jogos alcança 19 pontos.

No Grupo D, com 8 pontos, o Atlético Mineiro pode chegar, no máximo, aos 17. 

No Grupo E quem lidera é o Corinthians com 6 pontos mas só pode chegar ao máximo de 15 pontos.

No Grupo E, o Cerro Portenho, com  7, não pode chegar mais aos 18 pontos, só aos 16.  

Diante de tudo isso e da diferença brutal de categoria que o Palmeiras tem mostrado em relação a quase todos os adversários da Libertadores, sou convicto de que o Verdão tem tudo para disputar pela terceira vez o título continental deste ano de 2022.

COMENTE COMENTE COMENTE

PS - Quem quiser apenas analisar o time e os jogadores poderá fazê-lo!