Observatório Alviverde

16/03/2015

O ASSUNTO AINDA É VALDÍVIA, MAS A PALAVRA, AGORA, É DE UM LEITOR DO OAV!



Por sugestão do grande palmeirense Dinho Maniasi, habitué deste blog, transformo em post, para a leitura de Paulo Nobre, Mattos e demais dirigentes palmeirenses, os comentários do Marco, que, como todo o palmeirense provido de bom-senso e que ama o clube, continua trabalhando, desinteressadamente, pela renovação do contrato de Valdívia, o único craque de que dispõe o Palmeiras em seu elenco atual!

Image result for COM A PALAVRA O LEITOR
Assim disse Marco, "ipsis litteris" e sem "copydesk":

------
"A continuidade de um jogador como o Valdívia jamais poderia ser avaliada por questões emocionais ou pessoais, por parte de quem possui o poder de decisão.
 
A análise fria da situação deveria e precisaria considerar determinados aspectos
 
1 – Trata-se de um jogador diferenciado, que atua em uma posição carente de opções. Não existe mais no futebol brasileiro jogadores de qualidade para a função e até na seleção brasileira essa ausência é sentida. Passou o tempo onde a seleção tinha todo seu meio e ataque composto por jogadores camisa 10 em seus clubes. Jairzinho, Gerson, Tostão, Pelé, Rivelino e o reserva Paulo César Caju eram todos camisas 10. Faltava ainda nessa lista, o divino Ademir que só não foi para a seleção em 70 pela bronca pessoal do “Seo Zagalo” com o pai dele, Domingos Da Guia.
 
2 – No futebol brasileiro, quem tem esse tipo de jogador, segura e, se puder, jamais o entrega aos rivais. A escassez de talentos para o meio de campo de criação fez os times brasileiros buscarem na América do Sul jogadores para a função. D’Alessandro, Montillo, Conca e Valdívia vieram do futebol sul americano e o Botafogo recorreu ao aposentado Seerdorf, que após encerrar a carreira na Europa veio ao futebol brasileiro fazer a diferença 
 
3 – A parte clínica e física do jogador é um fator fundamental para o Palmeiras fazer a opção de mantê-lo ou não. Para isso, o clube deve contar com a avaliação técnica dos profissionais da área e não ficar dando a atenção para curiosos desinformados que se julgam no direito de formar opinião sem conhecimento de causa. Caberá aos Departamentos Médico, de Fisioterapia e Físico do Palmeiras dizer se o jogador é apto ou não para seguir sua carreira.
 
4 – Em relação à parte disciplinar, item onde somente quem conhece o dia a dia e o ambiente do clube poderia opinar, cabe ao gerente de futebol, ao treinador e ao diretor remunerado, todos muito bem pagos, saber administrar situações envolvendo jogadores, quando elas existirem. O que não pode acontecer é diretor de futebol virar estrela, começar a “se achar a última bolacha do pacote”.
 
5 – No aspecto esportivo, constituiria enorme amadorismo colaborar para o reforço de um forte concorrente na competição nacional mais importante. O prejuízo técnico e esportivo seria enorme com esse rival vencendo a competição tendo sido reforçado pelo Palmeiras.
 
6 – Existe também o aspecto financeiro, especialmente para um clube que tornou seu programa de Sócio Torcedor o seu carro chefe. O abalo que o programa sofreria com a perda de um título para um rival reforçado pela sua diretoria. Não só o abalo financeiro, mas o político. O caso Kardec é memória recente e os estragos que ele causou ao time, aos cofres do clube e politicamente para a diretoria foram enormes, quase nos levando à segunda divisão. O caso Kardec deveria ter sido lição suficiente.
 
7 – O Palmeiras como instituição, deveria pesar muito todos os aspectos, deveria levar em conta o que pensa a maioria esmagadora de sua torcida e não uma ala localizada que por questões pessoais não gosta do jogador. Deveria perceber que há algo estranho quando jornalistas notadamente anti palmeirenses, inimigos históricos do clube se empenham com um entusiasmo fora do normal para que não ocorra a renovação de contrato com esse jogador. Deveria também desconfiar porque tanta gente que é torcedora de outros times se envolve tanto na situação desse jogador, ajudando na campanha para que ele saia do clube. Será que tudo isso não é motivo suficiente para pelo menos desconfiar dos interesses dessas pessoas tão preocupadas com o melhor para o nosso clube?
 
8 – Outro ponto que levaria a desconfiança para uma direção mais “antenada” ao mundo do futebol é que sem que clube e jogador tivessem se manifestado publicamente até a última segunda feira, até o Sr. Matos fazer uma declaração inoportuna e o jogador responder, também de maneiras inoportuna, a polêmica já estava criada de fora para dentro. Enquanto isso, clube vizinho estava com direitos de imagem atrasados e nada se falava pela mídia esportiva. Seria coincidência?
 
9 – O jogador mais de uma vez manifestou o interesse em renovar com o Palmeiras e o Palmeiras precisa do futebol dele. Então, que façam logo essa negociação, terminem essa novela e que o Sr. Matos pare de frescura e tire seu salto e justifique o ótimo salário que recebe para montar o time do Palmeiras. Deveria se lembrar de que não é mais diretor do Cruzeiro, é diretor do Palmeiras. Caso não tenha nenhum impedimento clínico, a não renovação do contrata seria a oficialização da condição amadora do nosso clube. Lembrando ao Presidente Paulo Nobre que já são mais de cem mil sócios torcedores. Não faça besteiras e não jogue tudo fora!
 
10 – O Palmeiras vive sem Valdívia, jogadores de enorme qualidade já passaram por aqui, saíram e o clube continuou. Porém, se for possível contar com o futebol dele, se for possível não reforçar um concorrente direto, muito melhor.
 
OBS: Curiosidade, o flamenguista fanático, disfarçado de jornalista, Renato Maurício Prado detona o Valdívia em seus comentários, colocando o jogador com um entrave para o Palmeiras. 
 
Porém, quando se fala da possibilidade do Flamengo o contratar, o cara muda até de fisionomia e o discurso muda radicalmente. Mais uma para se pensar!
 ----------
 
COMENTE COMENTE COMENTE  

EXTRA: JORNAL CHILENO, EL MERCURIO, CONFIRMA QUE VALDÍVIA ESTÁ EM NEGOCIAÇÕES COM O CRUZEIRO!



 Image result for valdivia vai renovar
Valdívia: Só aumentam as barreiras entre ele e o Verdão!

DEU NO IMPORTANTE JORNAL "O MERCÚRIO" DE SANTIAGO!

BRASIL: 
Valdivia negocia con Cruzeiro

La negociación de Jorge Valdivia para extender su contrato con Palmeiras se ve cada día más complicada. 

Ayer, medios brasileños aseguraron que el jugador estaría conversando con el equipo Mineiro, donde ya juegan sus compatriotas Eugenio Mena y Felipe Seymour. 

Según las publicaciones, el chileno se habría juntado con el gerente del club de Belo Horizonte, Valdir Barbosa, el miércoles pasado, en la capital paulista.

Para confirmar a notícia, clique:

http://impresa.elmercurio.com/Pages/SearchResults.aspx?ST=jorge+valdivia&SF=&SD=10%2f03%2f2015&ED=12%2f03%2f2015&NewsID=302420&IsExternalSite=False

TRADUÇÃO: A negociação de Jorge Valdívia para estender o seu contrato com o Palmeiras está cada dia mais complicada. Ontem meios de comunicação brasileiros garantiram que o jogador estaria conversando com a equipe mineira onde jogam os seus compatriotas Eugenio Mena e Felipe Seymour. Segundo as publicações, o chileno teria se reunido com o gerente do clube de Belo Horizonte, Valdir Barbosa, quarta-feira passada na capital paulista.

BRASIL:
Jorge Valdivia se baja de la Roja

Jorge Valdivia vive un complicado panorama en Palmeiras.
Aún lejos de extender su contrato, el chileno estaría negociando con Cruzeiro y no juega desde diciembre del año pasado, por una lesión muscular. 

Sin embargo, el "Mago" quiere retribuir la "paciencia" de su club y gestiona su no inclusión en los amistosos ante Irán y Brasil, el 26 y 29 próximos, ambos en Europa.

"Valdivia pidió al club interceder para que él no se vaya a la convocatoria de Chile, porque admitió que no está teniendo minutos aquí en el club. Me pareció un gesto amable de su parte tras la lesión grave que sufrió. Creo que vamos a necesitar 15 días más, aunque esta semana estaría listo para jugar", aclaró ayer el DT de Palmeiras, Oswaldo de Oliveira.

TRADUÇÃO: Jorge Valdívia vive uma situação complicada no Palmeiras.
Ainda longe de (um acordo para) estender seu contrato, o chileno estaria negociando com o Cruzeiro, ele que não joga desde dezembro do ano passado por causa de uma lesão muscular.
Sem dúvida, o Mago quer retribuir a paciência de seu clube e reivindica a sua não inclusão nos amistosos contra o Iran e o Brasil, dias 26 e 29 próximos, ambos (a serem realizados) na Europa.

"Valdívia pediu ao clube (Palmeiras) para que intercedesse (junto à Confederação Chilena) para que ele não atendesse a convocação do (selecionado) Chile, porque admitiu que não está tendo tempo para se dedicar ao clube (o Palmeiras). Pareceu-me um gesto amável da parte dele, considerando-se a grave lesão que sofreu. Acredito que vamos precisar de mais 15 dias (para vê-lo em forma), ainda que esta semana ele estivesse pronto para jogar, esclareceu, ontem, o diretor técnico do Palmeiras, Oswaldo de Oliveira"
PS: Espanhol é facílimo, mas, ainda assim muitos que postam aqui não conseguem traduzir com correção. Só por isso que faço!
 
 
Para efeito de confirmação, clique: 

http://impresa.elmercurio.com/Pages/SearchResults.aspx?ST=jorge%20valdivia&SF=&SD=10/03/2015&ED=12/03/2015&NewsID=302420&IsExternalSite=False

A VERDADE É QUE NOBRE E A SUA VEDETE PREFERIDA, ALEXANDRE MATTOS, PRESSIONADOS PELA MÍDIA, NÃO ESTÃO PROPENSOS A RENOVAR COM O ÚNICO CRAQUE ENTRE QUARENTA JOGADORES QUE O PALMEIRAS DISPÕE EM SEU ELENCO!

MAS EXISTE UM DETALHE SIGNIFICATIVO NESSE EMBRULHO QUE EU NÃO POSSO DEIXAR DE CITAR:

SE A FEDERAÇÃO CHILENA, COMO NOTICIOU A FOX,  "NÃO CONCORDAR" (ISSO NÃO EXISTE) EM CONCEDER A DISPENSA A VALDÍVIA, CONSIDERANDO-SE QUE O JOGADOR ALEGA ESTAR EM RECUPERAÇÃO E FORA DE FORMA FÍSICA, ENTENDO QUE TERÁ SIDO UMA ENGENHOSA ARMAÇÃO DO JOGADOR E DE SEU ESTAFE PARA QUE ELE POSSA FAZER MÉDIA COM O PALMEIRAS E FICAR BEM COM A TORCIDA!

FIQUEMOS, ATENTOS, POIS!

COMENTE COMENTE COMENTE

É PRECISO VERIFICAR SE NOBRE E MATTOS ESTÃO OU NÃO POR TRÁS DO REPENTINO INTERESSE DO CRUZEIRO EM TER VALDÍVIA!


Image result for falta de vergonha

Quando Valdívia, por livre, espontânea e própria iniciativa, solicita dispensa da Seleção Chilena...

Quando afirma que, ao voltar a jogar bola, após tão larga ausência, quer estar vestindo a camisa do Palmeiras...

Quando manda os dirigentes do Cruzeiro que o procuraram,  procurar primeiro, a diretoria do Palmeiras, sem abrir nenhuma perspectiva de negociação...

Quando age assim, tão profissionalmente, mais do que um tapa, desfere um direto mortal e moral no queixo de muitos boquirrotos enredeiros da mídia e de tantos desafetos inúteis da torcida palmeirense que o acusam, irresponsável e imerecidamente de mercenário.

Desta vez o Mago surpreendeu -a tudo e a todos-, pegando de jeito e com a guarda baixa, completamente distraídos, os seus inimigos e detratores. 

A pancada moral foi desferida com tal violência que levou-os ao nocaute moral, submetendo-os à execração diante da parcela inteligente da população, aquela que "pensa, logo existe" e, "Descartesmente", os descarta do rol dos homens sérios!

Os caídos da mídia, e os palmeirenses que, desavisada e irresponsavelmente, promovem o fogo amigo contra o jogador, o acusam de desinteresse, de fazer corpo mole, e, de só jogar quando quer.

Porém, e, se mal pergunto, me contestem, fizeram, eles, os caídos e os maus torcedores, porventura, em qualquer tempo, uma avaliação séria e correta da gravidade da contusão do chileno? 

Procuraram, ao menos, saber o que é fibrose? Sabem, por acaso, tudo de seus sintomas e, principalmente, de suas consequências?

Ou, fibrose, contusão para a qual só existe jeito através de uma cirurgia imprecisa e lotérica, isto é, para a qual é sempre duvidosa a possibilidade de uma cura total e que pode ter como consequência tirar o atleta, definitivamente, da atividade, só é uma contusão gravíssima, se vier a acometer jogadores dos gambás, dos bambis e das sereias?

Mas não fiquem abismados se, quando essa parte da mídia despertar do nocaute impiedoso imposto por Valdívia, alegar que todo o jogador em tempos de renovação de contrato, fica bonzinho, que quer jogar, que age assim e coisa e loisa...

Para quem não sabe, Valdívia já tem, legalmente, o direito líquido e certo de assinar um pré contrato com qualquer time que lhe aprouver. 

Pelo que de depreende do noticiário, camisas fortes não lhe faltam, haja vista os explícitos interesses do Flamengo, do Cruzeiro e, até, do time que o revelou, o Colo-Colo! 

Mas, isso, se não surgirem outras camisas, ainda, as mesmas, as sorrateiras e traiçoeiras, que concorrem, direta e aeticamente, com o Verdão!

Que, também, não cause nenhuma espécie a quem quer que seja, se desavergonhados homens de mídia realçarem que a iniciativa do Mago não passa de demagogia e de pensada pirotecnia e que a sua ação objetiva  colocar o presidente mal diante da torcida, para que ele, Valdívia, possa, altaneiro, deixar o clube pela porta da frente.

Detalhe: quem revelou a disposição de Valdívia em declinar da convocação à Seleção Andina, não foi o próprio jogador, e, sim, Oswaldo de Oliveira que, parece, já sentiu a necessidade e reconheceu a importância de ter Valdívia no elenco. Antes tarde, do que nunca!

Dois aspectos finais desta postagem, vão envolver o cronista Vagner Vilaron, a quem, pessoalmente, não acuso de nada, mas o coloco, não sem justa razão,  como um daqueles que,  pelo que se conclui de suas afirmativas na TV, está entre os que mais desejam e propugnam pela saída de Valdívia.

Ontem, na transmissão do PFC de Palmeiras 1 X 0 XV de Piracicaba, Bachin Júnior, bom locutor que, a exemplo de Linhares Jr., tem a simpatia da torcida palmeirense, perguntou a Vilaron a respeito da renovação de Valdívia.
En passant: (como vc trocou o nome dos jogadores, hein Bachin? Não tenha orgulho, amigo, consulte, urgentemente, um "oftal"! Sem ofensa e sem gozação, sério mesmo, você está precisando!)

Voltando a Vilaron, ele, após reconhecer (HAHAHAHAHAHA) , a condição de "bom jogador" do palmeirense -como é econômico esse argumentador nos elogios aos jogadores do Palmeiras-, disse outra coisa muito importante:

"Apesar das qualidades de Valdívia, "na relação custo-benefício" é um jogador que custa demasiado ao Palmeiras, pois vive machucado e joga muito pouco! (Você já viu Vilaron cobrar custo benefício de Pato, Ganso, de Robinho, de Elano ou de qualquer jogador do Curintia?)

Imediatamente após proferir essa opinião, como se por um passe de mágica Valdívia já não tivesse mais nenhum problema, ele sugeriu, com a maior clareza, enfaticamente,  em alto e bom tom (não é de seu feitio e de nenhum comentarista do canal pois todos são evasivos, de meias palavras, nem um pouco assertivos) que seria uma boa que ele se transferisse para o Cruzeiro!

Essa colocação franca e afirmativa de Vilaron (repito, não é de seu perfil), leva-me ao seguinte silogismo: "Ora, se Valdívia não serve para o Palmeiras, como irá servir para o Cruzeiro?"

Vilaron estaria falando seriamente ao propor essa transferência? 

Um comentarista que fala para todo o Brasil não pode, jamais, afirmar, sob o risco de desmoralização, que se Valdívia não tem condições de jogar pelo Palmeiras, teria, condições de jogar pelo Cruzeiro! 

É o cúmulo, o suprassumo da incoerência. Ou (por que não dizer?), total  desrespeito ao time mineiro, atual bi-campeão do Brasil. Não há justificativa para semelhante equívoco, no limiar do delito!

Meus amigos, falando francamente, sinceramente, como é de meu feitio, eu temo que Vilaron esteja sendo, ainda que ele próprio não se dê conta, induzido pelo que pode ter ouvido do presidente Paulo Nobre quando da gravação do programa"Camarote", por questão de osmose e influência.  Explico:

O dito programa, exibido ontem, antes do início de Palmeiras x XV, que teve como personagem central o presidente Paulo Nobre, foi gravado há poucos dias.

Antes desses programas (e depois, também), existe o tradicional "papo de coxia", importantíssimo, que, muitas vezes até pauta o programa. (Já participei de "trocentos" programas desse gênero, antes mesmo que Vilaron se tornasse jornalista.

Como conheço bem a forma como funcionam esses programas, para mim não terá sido nenhuma surpresa Nobre ter confidenciado "em off", aos "amigos" do Camarote, o seu recôndito pensamento sobre Valdívia, que ele não ousa expor publica e francamente, pela mídia, para o conhecimento da torcida, porque também não é de sua têmpera!

Enxergo, então,  a possibilidade de Vilaron ter repetido o que pode ter ouvido do próprio presidente Paulo Nobre nos bastidores do PFC, cujo comportamento em face da renovação de Valdívia tem sido ambíguo. 

Na mídia Nobre fala uma coisa, mas,  nos bastidores, age de forma diferente.

Ao contratar Cleyton Xavier...

Ao não se avistar, diretamente, com o pai de Valdívia para tratar da renovação, como requeria o protocolo, em razão do prestígio, do status e da influência, queira ou não, ele, de Valdívia, junto à torcida...

Ao permitir que Mattos vá a público e declare, ostensivamente, que o Palmeiras não depende, individualmente, de nenhum jogador e de ninguém. 
( A título de que uma declaração desse teor? Para desafiar o jogador?)...

Ao deixar claro que só renova contratos mediante a produtividade... (Não estou entrando no mérito dessa discussão, apenas registrando)

Ao deixar transparecer, primeiro nas entrelinhas e, depois, de uma forma bem clara, que está pouco interessado na renovação com o craque...

Por tudo isso, no mínimo, abriu ensanchas para que Vilaron, supusesse que Valdívia já é carta jogada, corrida e morta na mesa de baralho do Palmeiras.

Se estiver equivocado no que digo, que o presidente venha a público e se manifeste com ênfase e clareza (não o fez até hoje, como seria sua obrigação) e que, de vez, iluda ou desiluda, imediatamente, definitivamente, aqueles que desejam a renovação de contrato e a continuidade do único craque de que o Palmeiras dispõe no elenco atual!

Ouvi, aqui em Belo Horizonte, em uma emissora de rádio a seguinte informação:

"O Cruzeiro está contratando Valdívia. Valdir Barbosa encontrou-se em São Paulo com o empresário André Cury e ambos contataram Alexandre Mattos no Palmeiras, verificando a possibilidade da  transferência de Valdívia para o Cruzeiro."

Enquanto isso, o portal Super, o maior de Minas, publicou a seguinte matéria sobre o assunto: Leiam o que disse o portal:

 http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2015/03/15/noticia_cruzeiro,305820/dirigente-do-cruzeiro-se-reune-com-empresario-em-sao-paulo-em-busca-de-armador-para-o-clube.shtml 

O noticiário do portal colide, em parte, com as informações da rádio, mas, conhecendo os dirigentes mineiros como conheço, verdadeiras raposas, para mim não será nenhuma surpresa se o próprio Mattos estiver incentivando a negociação.

Também não o acuso disso ou de nada, haja vista que não tenho provas, mas tenho razões, de sobejo, por todos os indícios que observo, para desconfiar que Nobre e Mattos, pelo cheiro forte do café com pão de queixo que exala da sala de reuniões da diretoria palmeirense, estão loucos para presentear Valdívia com uma passagem a Minas Gerais. Só de ida!

Se estou errado, que eles venham a público, declinem e divulguem, oficialmente, a real situação do único craque de que dispomos num vasto grupo de quase quarenta profissionais.

Mas, se Valdívia representa uma solução para Flamengo, Cruzeiro e Colo-Colo, por que haverá de ser, como manda a Mídia, eternamente, um problema para o Palmeiras? Tem caroço demais nesse angu!

Agora que Valdívia, após longa ausência, chega ao final de seu trabalho de recuperação, por que haveremos de entregá-lo, de mãos beijadas, aos clubes concorrentes?

COMENTE COMENTE COMENTE