Observatório Alviverde

19/03/2009

TV GLOBO, PREMIERE, SPORTV SEM AUTORIDADE MORAL PARA PEDIR INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO NO FUTEBOL

Após o jogo contra o Norusca, Luxemburgo participava da coletiva. De pronto notei que algo estava errado, pois a cabeça do técnico palmeirense ocupava toda a tela, de forma exagerada, desproporcional e desproposital.
Os nomes dos patrocinadores ao fundo, não apareciam, completamente embaçados, desfocados, ininteligíveis.
Proposital, mesmo, só o esforço da TV GlOBO/SPORTV/PREMIERE para evitar que os patrocinadores da SE Palmeiras tivessem visibilidade na tela da tv.
O câmera mantinha a câmera acima dos limites do microfone de Luxemburgo, sempre focada em escancarado close e interminável zoom, a fim de que o nome do patrocinador, inserido no microfone não aparecesse.
A maior rede de televisão do país mostra a sua mesquinhez e a sua faceta marcantemente anti-profissional, em postura deselegante e indigna de sua importância na comunicação brasileira.
Os profissionais que fazem a programação global irradiada, televisiva e, principalmente, escrita, vivem a cobrar o investimento publicitário e a ajuda aos atletas e aos clubes de futebol.
Quando o investidor, tocado pelos apelos jornalísticos, se sensibiliza e aplica generosas verbas publicitárias nos clubes e atletas, percebe que está investindo em algo sem retorno, pois a própria mídia que fez os apelos, nega-lhe o veículo, ainda que seja para a divulgação efêmera de um nome ou logomarca.
Aposto que se houvesse uma forma de a TV Globo, suas filiadas, afilhadas e associadas, de esconder a marca da camisa dos clubes elas o fariam, certamente, sem pestanejar.
É, simplesmente, ridícula a atitude global.
O Clube dos 13 precisa bater de frente com essa gente e exigir que os direitos dos clubes sejam respeitados.
O Palmeiras, de sua parte, também necessita tomar certas providências, aumentando a visibilidade dos cartazes e procurando uma posição para o microfone em que seja inevitável a focalização através das câmeras.
PERGUNTA FINAL: A GLOBO E OS SEUS PROFISSIONAIS TÊM MORAL PARA PEDIR INVESTIMENTO PUBLICITÁRIO NO ESPORTE ?

OPINE

PS -A diretoria do Palmeiras tem de fazer um investimento no som da sala de imprensa. Sei que se trata de mais uma herança do turco legada à atual diretoria, mas já é hora de trocar o material ruim e barato, arcaico e superado que proporciona péssima qualidade de som e que tanto nos envergonha.
É o pior som entre todas as salas dos clubes paulistas e, às vezes, nem funciona. O Palmeiras precisa de profissionalizar-se em todos os sentidos.