Observatório Alviverde

20/02/2020

O GUARANI, ENTRE OS PEQUENOS, CONTINUA SENDO O TIME MAIS CHATO QUE O PALMEIRAS ENFRENTA!


O Palmeiras e Guarani de ontem não teve diferença  nenhuma de outros que vimos no passado, de "priscas e longínquas eras" aos dias de hoje! (royalties para o poeta paraibano Augusto dos Anjos, expoente da literatura brasileira.

Já antevíamos as dificuldades de vitória, ainda que soubéssemos que o time do Palmeiras era, fosse, seja, é, e será, por muito tempo ainda, bem melhor do que o simpático time campineiro.

O 1 x 0 em campo refletiu fielmente o nosso pensamento sobre o jogo em si e pode, perfeitamente, ser resumido em poucas palavras.

Apesar da diferença técnica brutal e do domínio amplo, completo, total, jogando sempre melhor, mandando completamente no jogo e perdendo até pênalti, o Palmeiras criou N oportunidades para golear mas só venceu por 1 x 0.

Menos mal que ganhou depois de uma jogada exuberante de William que serviu o jogador que mais serviu o Palmeiras nos últimos anos, Dudu, que completava seu jogo de número 300 com a camisa do Verdão e foi premiado com a assistência para um gol especial que, coincidentemente definiu o confronto. 

Mas não é (quase) sempre assim quando o Palmeiras enfrenta esse time campineiro?  Para quem não sabe já houve uma fase semelhante em relação ao outro time campineiro, a Ponte, quando se dizia no melhor jargão futebolístico que a Ponte era "uma asa negra na vida do Palmeiras"! Mas o Bugre é pior, convenhamos!

Menos mal -ainda bem- que o Palmeiras conseguiu vencer ontem à noite,  garantir os três pontos e agora pode e vai esperar o desfecho da rodada, de olho na liderança e da definição da classificação. Neste momento o Palestra é o líder isolado do Paulistinha.

Deixarei para quem quiser apresentar os números! Que o faça livremente!

De minha parte, enjoei deles porque quando se trata de futebol os números estão longe de decidir os jogos, pois, fosse assim, e o futebol seria uma ciência exata como tenta há anos provar o palpiteiro, digo, o comentarista PVC, que agora "bosteja" na Globo. Haja saco! Ele não muda e nem troca o disco!

Menos (muito menos) pelos números e mais (muito mais) pelo desenho tático, postura, empenho do grupo dentro de campo e empolgação fora dele, sobretudo com Luxa presente, motivado, rejuvenescido e com espírito de debutante, entendo que o Palmeiras ao menos pinta no cenário como um time forte.

Apesar das improvisações e da (ainda) ausência de um jogador chave, criativo e "classudo" que comande o time a partir do meio de campo eu já enxergo o Palmeiras como um clube expoente e favorito para todos os torneios e campeonatos que disputará em 2020.

A chegada de Rony, do Athlético Pr, aumenta bastante o potencial ofensivo alviverde, mas, repito, sem um armador de categoria, embora aumentando forças, tudo será muito  mais difícil.

Não creio que com os dois armadores atuais, Lucas Lima e Raphael Veiga, o Palmeiras acerte, definitivamente, o time, pois ambos, ao menos pra mim, me parecem abaixo do nível do elenco que se pretende acertar para esta temporada.

De qualquer forma, como treinamentos, oportunidades e manifestações de confiança da parte do treinador e do clube podem motivar jogadores e levá-los, às vezes, a uma subida acentuada de rendimento, quem sabe Luxa, que já lidou com tantos casos iguais possa recuperar os dois atletas,

Considerando que Raphael Veiga, ainda muito jovem, tem melhorado muito de rendimento e atuado bem em todas as posições para as quais é escalado, e que Lucas Lima chegou a passar alguma esperança de recuperação técnica eu vou dar mais um tempo e esperar que ambos possam chegar a um patamar de recuperação que em vez de ser problemas, transformem-se em solução.

E por falar em solução, Zé Rafael jogou muita bola ontem contra o Guarani e, em minha opinião, constituiu-se no craque do jogo!

Será que ele ten bola para ser aquele número 10 que tanto procuramos e que tanto desejamos?

COMENTE COMENTE COMENTE 

A última vez que o Palmeiras enfrentou o Guarani foi de doer. O Verdão perdeu não apenas o jogo, mas a invencibilidade, o Brasileiro, a Libertadores e a vergonha. 

Perdeu, também, Scolari e, lamentavelmente, perdeu o ano todo, enfim! Uma lástima!

O fator desencadeante de tudo isso? 

Não só a paralização do Brasileiro, mas o efeito bugre, isto é, aquela tendência costumeira que o Palmeiras cultiva em perder para o Bugre campineiro!

Registre-se como um detalhe interessante que não só a história, mas o próprio dia-a-dia nos ensinam com frequencia:

"os clubes mais chegados, mais amigos, mais amenos e mais amistosos nos bastidores, justamente aqueles aos quais chamamos de "amigos" agigantam-se de maneira descomunal dentro de campo toda a vez que enfrentam o Palmeiras.

Reconheço que é obrigação deles ou de qualquer clube atuar sempre assim contra qualquer adversário mas o detalhe é que eles só fazem isso mesmo de uma forma contundente quando enfrentam o Palmeiras.

Definitivamente, não costumam fazer quando enfrentam os demais.


O Guarani é um deles.

Mas, para mim, antes de ser motivo de bronca ou de revolta é algo que não se deve chamar de problema e sim de um processo natural de reconhecimento da grandeza "do alviverde do Allianz". Todo mundo quer vencer os maiorais!

Deixe seu comentário para antes do clássico verde desta noite que será travado em Sampa às 21,30H.

Para quem não leu ou não tem tempo para ler, informo a campanha dos dois times.

O Palmeiras é o segundo colocado do Grupo B com 13 pontos. 

O Guarani é o primeiro do Grupo D, com 9 pontos.

Na classificação geral o Palmeiras tem apenas o Santo André a sua frente:

Em 1º Santo André com 15 pontos,
em 2º Palmeiras 13, 
em 3º Santos com 11,  
Em 4º Novorizontino (do grupo B, o grupo do Palmeiras) com 10,
Em 5º Inter de Limeira com 9 pontos e 3 vitórias.
Em 6º Mirassol, com 9 pontos, 2 vitórias e saldo de 6 gols.
Em 7º Guarani, com 9 pontos, 2 vitórias e saldo de 4 gols.
Em  8º Bambis, com 9 pontos, 2 vitórias e saldo de 2 gols.
Só para constar:
Em 9º Curica, com 8 pontos.

DETALHE:
O artilheiro da competição até agora é William, do Palmeiras, com 5 gols.

Em relação ao jogo está confirmada a ausência de Patrick de Paula, que irá se juntar a Marcos Rocha, Mayke e Ramires na lista dos que não jogam.

Em compensação, haverá o retorno de Dudu, o mais importante jogador do elenco atual e de tantos outros, anteriores.


Trata-se de reforço considerável e que, ao menos para mim, tem tudo para fazer a diferença pró Verdão.

ESCALAÇÃO MAIS PROVÁVEL:
Weverton; 
Gabriel Menino, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Viña; 
Zé Rafael, Bruno Henrique e Lucas Lima; 
Willian, Dudu e Luiz Adriano. 

Veron, a grande esperança palmeirense deve retornar ao banco de reservas.

O que você espera do Palmeiras contra o perigoso Bugre esta noite no Allianz?

COMENTE COMENTE COMENTE
 PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)