Observatório Alviverde

27/01/2020

VAMOS DAR TEMPO E TRANQUILIDADE PARA QUE LUXA POSSA TRABALHAR E MONTAR UM GRANDE TIME!!!



Fica fácil, muito fácil, do lugar cômodo em que estamos, afirmar que o Palmeiras não será campeão de nada, que o time é fraco que precisa de muitas peças para reforço e complemento de elenco e outras coisas assim...

Infelizmente palmeirenses existem que sentem um enorme prazer nisso e criticam tudo e todos de maneira vazia e indiscriminada.

Fazem isso para que, lá na frente possam dar  vazão as suas frustrações e dizer: 

Mas eu não disse que o Palmeiras, este ano não ganharia nada? 

Eu não disse que o jogador A ou B não serve?  

Eu não disse que o dirigente fulano não sabe nada?

Eles agem como se do outro lado não houvesse adversários capazes também de montar bons times e de brigar por títulos. Fica como se o Palmeiras estivesse obrigado a ganhar  todos os campeonatos e torneios que disputa, mas as coisas não são bem assim,

Só idiotas desconhecem e não percebem que essas figuras de fato existem e, doentes mentais que são,  não conseguem se conter querem colher os frutos do trabalho antes da hora e nunca estão satisfeitas com o técnico, com os jogadores, dirigentes, nem com nada ou com ninguém.

Este ano, o time entra em campo quatro vezes em início de temporada, apresenta um progresso fantástico dentro de campo, ganha a Copa Florida nos EUA, mas muitos não se contêm.

Depois disso,  goleia o Ituano e empata com os bambis que já se preparam há quase dois meses, atuando em Araraquara sob forte calor e jogando muitíssimo melhor.

Ainda assim não cessam as críticas -neste início de trabalho, absolutamente desnecessárias- contra a diretoria, contra a comissão técnica e contra a equipe e contra os jovens da base que estão sendo lançados.

Sou convicto de que alguns desses indivíduos até torceram pelo tropeço do time para que pudessem alegar coisas assim: 

Viram que eu disse que Melo não poderia ser escalado como zagueiro?

Eu não "falei antes" que os dois laterais não prestam, que os garotos não iam aguentar o repuxo?

 Que esse centroavante adquirido a "peso de ouro", só faz número em campo?

É assim que eles agem (grande parte da torcida é mesmo assim) com a agravante de perseguir a garotada da base com comentários duríssimos, extremamente críticos por qualquer erro de pequena monta, ao mesmo tempo em que protestam exigindo que o Palmeiras vá ao mercado e invista em  medalhões.

A esses eu faço questão de dizer que o Palmeiras com Galiotte ou sem Galiotte, que, reconheço, não tem sido o presidente ideal, agora está no caminho certo quer queiram tantos ou não!

Precisamos de goleiro?

Só vamos precisar porque o mineiro apedêuta que passou os pés pelas mãos durante o tempo em que comandou o futebol alviverde, nos deu de presente a demissão de Prass.

Precisamos de laterais?

Só pelo lado esquerdo, embora eu acredite que Luxa possa burilar Vitor Luís.

Precisamos de zagueiros de área?

Com a improvisação de Felipe Melo na posição, ganhamos um zagueiro muito categorizado, com por cima e por baixo e um expert em saída de bola.

Precisamos de meios-campistas?

Se Ramirez se recuperar, precisaríamos, sim, mas somente de um meia categorizado, preferentemente canhoto, embora possa haver soluções dentro do próprio elenco. 

De mais a mais é preciso saber se Lucas Lima irá continuar rendendo o que rendeu em seus últimos jogos, mormente ontem ou se será, como tem sido, apenas fogo de o palha!

O que não pode é Bruno Henrique continuar titular e por preguiça ou imprevidência, gerar o buraco pelo lado direito da defesa, à frente do zagueiro de área e do injustamente censurado Marcos Rocha. 

Foi nesse buraco  que o Palmeiras enterrou-se no ano passado, mas como BH fazia uns golzinhos e atacava razoavelmente bem, a torcida, com raras exceções, deixava de cobrar dele a cobertura nessessária no setor sob a responsabilidade dele.

Isso gerou a imagem negativa de um dos melhores laterais direitos do Brasil, (Marcos Rocha, sim) pela sobrecarga de trabalho e queimou todos os zagueiros de área que atuaram pela direita, Luan, inclusive.  

A verdade é que Bruno Henrique deixou de cumprir a sua função de cobertura defensiva levando ao sacrifício todas as alas direitas escaladas por sucessivos  treinadores.

Meus amigos, a hora de criticar forte, de bater forte já decorreu e este é o momento de elogiar a transformação de um time que, pode-se dizer, foi da água para o vinho.

O time, ao menos neste início de trabalho, esbanja vontade, motivação, empenho, garra, apego à camisa e tudo aquilo que não vinha apresentando antes da contratação de Luxa.

Do ponto de vista tático já se pode afirmar que é outro time, agressivo, ofensivo e que busca incessantemente  o objetivo maior do jogo, o gol.

Aliás, por falar nisso, já chega de "nhenhenhê" e parem de comparar o Palmeiras com o Flamengo.

Esta é uma fase -ainda- de ajustes de elenco e preparação para as competições muito mais importantes além dos estaduais que constam no calendário, e ninguém garante que com um elenco carregado e cheio de estrelas o Flamengo irá se dar bem na temporada. 

O Palmeiras é o maior exemplo de que elencos muito numerosos, ao contrário do que muitos pensam, não dão liga e o excesso de estrelas e de estrelismos os destrói.

É preciso colocar o time para treinar e para jogar e a partir de observações detalhadas, aí sim, contratar pontualmente os reforços que, eventualmente, o time possa precisar.

Tudo o que for diferente disso não passa de mera repetição dos erros do passado! 

COMENTE COMENTE COMENTE

PS- as opiniões dos participantes não refletem necessariamente o pensamento do blog e são da total responsabilidade de quem as escreve! (AD)